LTC

LayoutLTCYoutube 1 facebook-logo-button

Laboratório de Transporte de Carga realiza o III Workshop Cenários Prospectivos Futuros para o Uso de Energia em Transportes no Brasil

Desta vez com uma visão sobre alternativas disruptivas

Banner

A busca por inovações para o transporte de carga e passageiros é um tema cada vez mais frequente entre pesquisadores, governo e a iniciativa privada que estão sempre em busca de alternativas que venham a suprir as demandas do transporte de forma eficiente, com baixo custo e mínimo de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Pensando nisso o Laboratório de Transportes de Carga (LTC), vinculado ao Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, com apoio do CNPq e da CAPES, realizou no dia 18 de dezembro de 2017 o III Workshop Cenários Prospectivos Futuros para o Uso de Energia em Transportes. O evento ocorreu no auditório da COPPE na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ.

Na ocasião quatro palestrantes trouxeram suas ideias disruptivas para mudança do cenário de transportes no Brasil para os próximos anos, Adalberto Maluf Diretor de Sustentabilidade e Marketing da empresa BYD, maior fabricante de veículo elétricos do mundo, Jurandi Arruda Fundador da empresa Ecco Motor, pioneira no uso de hidrogênio em veículos no Brasil, Paulo Oliveira Consultor de Transportes do Banco Mundial e Ricardo Kenzo Diretor de Relações Institucionais da gigante Siemens. Estes especialistas palestraram para uma plateia formada por representantes de grandes empresas e instituições como Ministério das Cidades, Petrobrás, Agência nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ipiranga, Scania, Greenpeace, GIZ, além de professores, pesquisadores e alunos da área de transporte.

Adalberto Maluf - BYDDiretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, Adalberto Maluf foi o primeiro a discursar. Defendeu a ideia da eletrificação dos veículos via baterias, modelo usado em vários países na Europa e Ásia e que tem crescido vertiginosamente em boa parte do mundo. Maluf afirmou que as baterias da BYD têm cerca de 40 anos de durabilidade, veículos elétricos como ônibus por exemplo são muito mais eficientes e possuem um menor custo de manutenção se comparados aos ônibus movido a motores de combustão interna, são indiscutivelmente mais sustentáveis pois não emitem GEE, e em entrevista à assessoria de comunicação do LTC afirmou que a BYD tem ampliando ainda mais seu alcance no setor e tem total interesse em atender a demanda por veículos elétricos no Brasil. Maluf também criticou as mortes causadas pelos poluentes que são gerados pelos veículos com motores de combustão interna e prevê que os veículos elétricos são o futuro da mobilidade sustentável.

jurandi-arrudaDeterminado e empreendedor, Jurandi Arruda foi o segundo a palestrar, o fundador da empresa Ecco Motor defende a injeção de hidrogênio nos motores de combustão interna e afirma estar desenvolvendo um equipamento capaz de realizar essa transição energética. Segundo ele o uso do hidrogênio nos motores pode reduzir em 50% as emissões de CO2 e 77,97% de material particulado, gerando assim ganhos ambientais e tornando o custo com combustível mais viável, sobre tudo no atual período de retração econômica. Arruda afirmou que foram feitos testes recentes em sistemas de alimentação para os modos aquático e rodoviário. No primeiro houve redução de 15,7% no consumo de óleo diesel em uma viagem de barco de 10 dias entre Manaus e Belém e no segundo modo houve redução de cerca de 30% no consumo de combustível. A Ecco Motor já conquistou atestado de responsabilidade técnica (ART) e trabalha para certificar o resultado das emissões, o objetivo é alcançar a energia 100% limpa vindo do hidrogênio.

paulo-oliveiraDando sequência ao evento, Paulo Oliveira, Consultor de transportes do Banco Mundial, falou sobre a logística e o transporte de carga em cidades, defendendo a ideia de juntar forças entre órgãos e empresas públicas e privadas, para tentar reduzir a energia empregada na logística, fazendo com que essa solução seja implementada na cidade. O especialista criticou as proibições que acabam atrapalhando a prática da logística, como horários e restrições de circulação por exemplo, defendeu o uso do compartilhamento de veículos, vagas, recursos e afins, e em entrevista após a palestra fez duras críticas ao alto valor das atividades do last mile (entrega do produto ao consumidor final) devido a inúmeros fatores como violência, transito e dificuldade de acesso, sendo necessário rever os pontos que atrapalham a fluidez da logística urbana. Paulo falou ainda sobre o software GIULIA, um sistema de informação geográfica aberto, que poderá ser utilizado de forma gratuita para melhor entendimento dos impactos para a cidade decorrentes da implementação de iniciativas logísticas como entrega noturna, uso de bicicletas ou centros urbanos de carga.

ricardo-kenzoFechando as palestras Ricardo Kenzo, Diretor de Relações Institucionais da Siemens palestrou sobre eletrificação dos modos de transportes, principalmente o ferroviário. Kenzo ressaltou que a eletrificação é uma tendência global, tanto pela baixa emissão de GEE quanto pela eficiência energética que esse modelo gera para esses modos de transportes. Mencionando exemplos de rodovias e ferrovias eletrificadas na Europa, defendeu práticas de políticas públicas para trazer essa tecnologia para o Brasil e investimento na automação ferroviária (sinalização). Segundo Kenzo dos 30 mil km da malha ferroviária brasileira 18 mil km estão sem uso e sucateados, um desperdício de potencial desse modo de transporte. Com a eletrificação das ferrovias haveria ganho na eficiência energética e zero emissão de GEE. “Onde se leva a ferrovia se leva o desenvolvimento” completou o Diretor da Siemens.

marcio-dagostoCoordenador do LTC e organizador do evento o Prof. Marcio D’Agosto ressaltou a importância do trabalho em conjunto visando o avanço no conhecimento e aplicação das alternativas disruptivas, sendo elas tecnológicas ou não, para reduzir o consumo de energia nos meios de transportes e a preservação do meio ambiente, “precisamos continuar explorando essas alternativas, sempre visando a sustentabilidade, o ganho energético e o baixo consumo de insumos de produção” completou.


O evento foi bastante aplaudido e comentado pelos participantes que saíram satisfeitos com a sua qualidade e o conteúdo das informações compartilhadas.

“Fantástico! O evento juntou diversos parceiros para traçar o futuro do país”. Carlos Fernandes, Gerente-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania.

“O evento reuniu as organizações para avaliarem os prós e contras das ações disruptivas”. Érica Marcos, Diretora Executiva da CNT.

“É um evento que veio para agregar informações e apoio aos estudos para o setor de transportes”. Marcelo Cavalcanti, Superintendente Adjunto da EPE.

“Tivemos uma manhã muito produtiva com grandes especialistas do setor”. Fernando Zingler, Diretor Executivo do IPTC.

“Um evento como esse é indispensável para debatermos a redução das emissões de GEE no transporte brasileiro”. Davi Martins, Campanha de Clima e Energia do Greenpeace.

A Professora Cíntia Machado pesquisadora do LTC, afirmou que um cronograma anual de eventos está sendo montado com início em 2018, abrangendo entre outros: os próximos workshops sobre Cenários Prospectivos Futuros para o Uso de Energia em Transportes, o já conceituado Workshop Logística e Megacidades e dois Workshops do Programa de Logística Verde Brasil – PLVB.

Clique aqui e confira apresentações dos palestrantes

Clique aqui e confira as fotos do evento

Confira mais sobre o evento

 

Volte ao topo
Zo2 Framework Settings

Select one of sample color schemes

Google Font

Menu Font
Body Font
Heading Font

Body

Background Color
Text Color
Link Color
Background Image

Top Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Header Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Mainmenu Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Slider Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Scroller Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Mainframe Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Bottom Scroller Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Bottom Scroller Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Bottom Menu Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image

Bottom Wrapper

Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image
Background Color
Modules Title
Text Color
Link Color
Background Image