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Veículos elétricos de carga – Uma análise de sua evolução histórica, perfil e possível utilização no Brasil Veículos elétricos de carga – Uma análise de sua evolução histórica, perfil e possível utilização no Brasil

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Date added: 09/27/2016
Date modified: 09/27/2016
Filesize: 1.01 MB
Downloads: 521

Autor: Fabiana do Couto Assumpção

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

Objetiva-se com
Este estudo analisar a utilização de veículos elétricos de carga no transporte urbano de cargas no Brasil. Para tal, realiza-se uma contextualização do transporte de carga, do funcionamento de veículos elétricos, da origem e evolução ao longo dos anos dos veículos elétricos de carga e o perfil dos modelos atuais. Para o perfil atual, pretende-se identificar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, as características relacionadas à autonomia e consumo e o tipo de veículo apropriado por tipo de operação e em que países esta prática vem sendo explorada.

Uma Proposta para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos na Região Serrana II, considerando as práticas de Reciclagem e Compostagem Uma Proposta para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos na Região Serrana II, considerando as práticas de Reciclagem e Compostagem

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Date added: 12/20/2013
Date modified: 12/20/2013
Filesize: 4.23 MB
Downloads: 5773

Autor: Luíza Santana Franca

Orientador: Márcio Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Agosto/2013

Resumo: Esse trabalho analisa a gestão de RSU nos municípios Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Petrópolis, Sapucaia e Três Rios, pertencentes ao consórcio público Região Serrana II. Atualmente, a maioria desses municípios utiliza lixões como principal destino de RSU, com exceção de Sapucaia e Petrópolis, que utilizam aterros sanitários. A fim de introduzir melhores práticas na gestão de RSU destes municípios, o Programa do Lixão Zero, proposto pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), está promovendo o fechamento dos lixões que estão ativados e a adequação e construção de um novo aterro que possa abranger todo o consórcio.

Tendo em vista o planejamento da SEA, esse trabalho propõe duas situações alternativas para a gestão de RSU nos municípios do consórcio, a partir da adoção da coleta seletiva, a triagem dos resíduos recicláveis e a compostagem dos resíduos orgânicos gerados, de acordo com o modelo sugerido pelo manual do Ministério do Meio Ambiente, além de seguirem os princípios da gestão integrada de RSU e das disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Através da análise dos resultados, foi possível observar que a coleta seletiva de resíduos recicláveis das situações propostas gera um custo 17% menor em relação ao custo da coleta de rejeitos. Considerando toda a cadeia de reciclagem e a receita gerada pela venda dos resíduos recicláveis e do composto orgânico, a situação proposta 1 é a situação que mais absorve os gastos e a situação proposta 2 promove um aumento extremo da vida útil do aterro sanitário.

Inventário de Ciclo de Vida do Pneu Inservível como Combustível em Fornos de Cimenteiras, sob a Ótica das Emissões de CO2 Inventário de Ciclo de Vida do Pneu Inservível como Combustível em Fornos de Cimenteiras, sob a Ótica das Emissões de CO2

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Date added: 12/19/2013
Date modified: 12/19/2013
Filesize: 2.05 MB
Downloads: 5240

Autor: Marina Santa Rosa Rocha e Rafael Freitas Funcia Lemme

Orientador: Márcio Almeida D’Agosto
Coorientador: Ilton Curty Leal Júnior

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Agosto/2013

Resumo: A geração de pneus inservíveis vem crescendo no mundo, necessitando de uma adequada disposição final por representar sérios riscos ao meio ambiente. Neste sentido, o coprocessamento de pneus inservíveis em fornos de clínquer de cimenteiras apresenta-se como uma forma de disposição relevante. Um dos principais impactos ambientais da atualidade está atrelado ao aumento da concentração de gases do efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global. Tendo isto em vista, realizou-se neste projeto de graduação um Inventário de Ciclo de Vida (ICV) das emissões de CO2 do pneu inservível, considerando sua disposição final como combustível para os fornos de cimenteiras. Para proceder com a análise, foi necessário mapear também a cadeia do coque de petróleo, já que este é o combustível atualmente utilizado nos fornos de cimenteiras. Estas cadeias foram baseadas no estudo de caso da unidade de Cantagalo da Lafarge Brasil S.A., localizada no estado do Rio de Janeiro. Os resultados encontrados apontaram para uma vantagem competitiva do pneu inservível se comparado ao coque de petróleo.

Boas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJ Boas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJ

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Date added: 09/27/2016
Date modified: 09/27/2016
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Downloads: 274

Autor: Mariane Gonzalez da Costa

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

Objetiva-se com este estudo identificar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática boas práticas adotadas em campi universitários que promovam a redução das emissões de CO2. Como objetivo secundário, pretende-se identificar os modos de transportes utilizados para acesso e saída das universidades pesquisadas e analisar quais das boas práticas identificadas e adotadas pelas universidades pesquisadas que poderiam ser implantadas na Cidade Universitária da UFRJ.

Avaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte público do Recreio dos Bandeirantes Avaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte público do Recreio dos Bandeirantes

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Date added: 04/30/2015
Date modified: 04/30/2015
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Downloads: 1781

Autor:Beatriz Lagnier Gil Ferreira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Março/2014

Este trabalho, utilizando como ferramenta a pesquisa com o usuário,procura caracterizar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido atualmenteno bairro, a fim de determinar medidas que possam melhorá-lo e torná-lo capaz deatrair usuários de automóveis. Adicionalmente, busca-se entender os reais motivospela preferência pelo automóvel particular, com a intenção de elaborar medidasrestritivas ao uso do mesmo.

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