Dissertação Uma avaliação ambiental da utilização de caminhão e triciclo na distribuição física de bebidas na cidade do Rio de Janeiro

Autora: Amanda Fernandes Ferreira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Março/2015

Esse estudo tem por objetivo fazer uma análise do desempenho ambiental de dois diferentes cenários utilizados por uma empresa de bebidas na distribuição de seus produtos na cidade do Rio de Janeiro. Esses cenários são: entrega direta para o consumidor utilizando caminhões e o uso de “caminhão + triciclo”. Esse estudo apresenta comparação de características de operação dos dois cenários, mas tem como foco principal a análise da emissão de poluentes e gás de efeito estufa, para as duas configurações de distribuição. Para tanto, foram acompanhadas rotas que passaram utilizar “caminhão + triciclo”. Dados de campo foram obtidos utilizando-se equipamentos de Global Positioning System (GPS). A emissão de poluentes foi simulada utilizando-se o método de Monte-Carlo. Os resultados desse estudo sugerem que para condições operacionais semelhantes, à combinação de “caminhão + triciclo” é mais eficiente em termos de emissões de CO2, CO, NOx, NMHC e Material Particulado quando consideramos a emissão por quilômetro e mais eficiente em termos de emissão de CO2 e NOx quando comparamos as duas configurações em emissão por ciclo. No entanto, em relação ao custo de capital e de consumo de combustível, essa configuração se mostrou mais onerosa.

tese Procedimento para reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa no processo de ensino-aprendizagem na área de transporte de carga

Autor: Suellem Deodoro Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Julho / 2014

Esta tese tem por objetivo principal reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa na área de transportes, a partir da elaboração de um procedimento que auxilie sua utilização como ferramenta educacional. O procedimento foi estruturado de forma a subsidiar: a escolha do jogo de empresa a ser utilizado em função dos objetivos pedagógicos da disciplina; a identificação do momento de inserção do jogo de empresa como ferramenta educacional auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem; a definição da dinâmica e de etapas de aplicação do jogo de empresa; e a forma de avaliação da aprendizagem dos alunos. Para validar o procedimento utilizou-se o Jogo do TECON, que é um jogo de empresa específico para a área de transportes e que aborda questões relacionadas ao planejamento operacional de terminais de contêineres. Utilizou-se ainda a ferramenta mapas conceituais para avaliar a aprendizagem proporcionada pelo jogo do TECON, visto que por meio da estrutura cognitiva do conhecimento é possível avaliar a aprendizagem significativa. A partir de aplicações realizadas para alunos dos 3° e 4° períodos do curso Técnico em Portos do CEFET/Itaguaí, e para alunos do 4° ano do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi possível verificar que o PROJOGOS auxiliou a inserção de Jogo do TECON e permitiu que o mesmo fosse considerado uma ferramenta educacional, principalmente no 3ª período, visto que contribuiu para a aquisição e consolidação do conhecimento dos alunos.

TCC Avaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte público do Recreio dos Bandeirantes

Autor: Beatriz Lagnier Gil Ferreira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Março/2014

Este trabalho, utilizando como ferramenta a pesquisa com o usuário,procura caracterizar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido atualmente no bairro, a fim de determinar medidas que possam melhorá-lo e torná-lo capaz de atrair usuários de automóveis. Adicionalmente, busca-se entender os reais motivos pela preferência pelo automóvel particular, com a intenção de elaborar medidas restritivas ao uso do mesmo.

TCC Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos

Autor: Gabriel Marques da Rocha

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: fevereiro/2014

O modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto ciclovário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca.

Dissertação Eco-Driving: uma ferramenta para aprimorar a sustentabilidade do transporte de carga – estudo de caso aplicado a veículos de coleta de resíduos em áreas urbanas

Autor: Vicente Aprigliano Fernandes

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: dezembro/2013

A crescente preocupação com as mudanças climáticas e o entendimento de que as ações antropogênicas são significativas para o agravamento do aquecimento global e das emissões de poluentes atmosféricos tem intensificado o incentivo, por parte dos governos e das instituições privadas, para a implantação de soluções sustentáveis nas cidades e nas cadeias de produção, assim reduzindo os impactos no meio ambiente e nas condições de vida humana. Este trabalho busca avaliar a potencialidade do uso do Eco-driving aplicado ao transporte de carga, contextualizando sua posição como uma solução dentro da logística verde e também apresenta o benefício do Eco-driving aplicado a veículos de coleta de resíduos urbanos, que alcançaram até 7,6% em melhora da economia de combustível no teste piloto realizado para esta pesquisa.

tese Uso do conceito de maximização de entropia para auxiliar na estimativa de matrizes origem-destino de carga com características dinâmicas

Autor: Marcelino Aurélio Vieira da Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Novembro / 2013

A presença de gerenciamento descentralizado e as possíveis idiossincrasias dos tomadores de decisão em um sistema de transporte utilizado para distribuição de um determinado tipo de carga resultam em um comportamento que a minimização do custo total do sistema não representa a realidade dos fluxos observados entre os pares origemdestino. Por se tratar de transporte de carga, as variáveis do problema como: quantidade de origens, de destinos, quantidade do produto movimentado, quantidade de ligações utilizadas, distância média de transporte variam com o tempo, caracterizando um comportamento dinâmico das matrizes observadas. Esta têm como objetivo deduzir um modelo e propor um método para estimar a distribuição de carga, utilizando a teoria de maximização de entropia combinada com o problema de transportes, considerando as características dinâmicas das variáveis envolvidas. Para atender a esse objetivo, o processo de calibração do modelo deduzido foi divido em duas etapas, uma denominada de tendência e outra de balanceamento. O procedimento foi aplicado para o caso de distribuição de soja, milho e açúcar e distribuição interna de bioetanol hidratado no Brasil. Pela análise de desempenho dos modelos, pode-se observar que apresentaram resultados melhores que os obtidos pelo problema de transportes e apresentaram valores altos de coeficiente de determinação e baixo de índice de dissimilaridade.

tese Procedimento para definição de consórcios públicos responsáveis pela coleta de resíduos recicláveis domiciliares com base em medidas de ecoeficiência

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq  e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Conclusão: Agosto/2013

A formação de consórcios públicos pode ser uma opção para que regiões principalmente de países em desenvolvimento possam implementar a coleta de resíduos recicláveis. Neste contexto, esta Tese propõe um modelo de procedimento para definir consórcios públicos inter-regionais responsáveis pela implementação e pela operação da coleta diferenciada porta-a-porta. Esse procedimento é estruturado em onze etapas necessárias para a geração de opções de particionamento em (k) número de grupos e pela análise dessas opções por meio de medidas de desempenho financeiro e ambiental. Neste sentido, aplicou-se o referido procedimento para a definição de consórcios em uma região localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), composta por seis subregiões. Após a aplicação proposta, concluiu-se ser mais adequada a opção k = 2 grupos. Nessa opção, há a formação de um consórcio público composto por cinco sub-regiões de estudo e uma sub-região não deverá consorciar-se (esta é responsável pela geração de 73% dos resíduos recicláveis produzidos na região de estudo). Assim sendo, a aplicação deste procedimento permite auxiliar a tomada de decisão do analista que necessita implementar a coleta diferenciada porta-a-porta, como ação para aprimorar a gestão de resíduos sólidos de um  conjunto de sub-regiões em estudo.

TCC Inventário de ciclo de vida do pneu inservível como combustível em fornos de cimenteiras, sob a ótica das emissões de CO2

Autor: Marina Santa Rosa Rocha e Rafael Freitas Funcia Lemme

Orientador: Márcio Almeida D’Agosto

Coorientador: Ilton Curty Leal Júnior

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Agosto/2013

Resumo: A geração de pneus inservíveis vem crescendo no mundo, necessitando de uma adequada disposição final por representar sérios riscos ao meio ambiente. Neste sentido, o coprocessamento de pneus inservíveis em fornos de clínquer de cimenteiras apresenta-se como uma forma de disposição relevante. Um dos principais impactos ambientais da atualidade está atrelado ao aumento da concentração de gases do efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global. Tendo isto em vista, realizou-se neste projeto de graduação um Inventário de Ciclo de Vida (ICV) das emissões de CO2 do pneu inservível, considerando sua disposição final como combustível para os fornos de cimenteiras. Para proceder com a análise, foi necessário mapear também a cadeia do coque de petróleo, já que este é o combustível atualmente utilizado nos fornos de cimenteiras. Estas cadeias foram baseadas no estudo de caso da unidade de Cantagalo da Lafarge Brasil S.A., localizada no estado do Rio de Janeiro. Os resultados encontrados apontaram para uma vantagem competitiva do pneu inservível se comparado ao coque de petróleo.

TCC Uma proposta para a gestão dos resíduos sólidos urbanos na Região Serrana II, considerando as práticas de reciclagem e compostagem

Autor: Luíza Santana Franca

Orientador: Márcio Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Agosto/2013

Resumo: Esse trabalho analisa a gestão de RSU nos municípios Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Petrópolis, Sapucaia e Três Rios, pertencentes ao consórcio público Região Serrana II. Atualmente, a maioria desses municípios utiliza lixões como principal destino de RSU, com exceção de Sapucaia e Petrópolis, que utilizam aterros sanitários. A fim de introduzir melhores práticas na gestão de RSU destes municípios, o Programa do Lixão Zero, proposto pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), está promovendo o fechamento dos lixões que estão ativados e a adequação e construção de um novo aterro que possa abranger todo o consórcio.

Tendo em vista o planejamento da SEA, esse trabalho propõe duas situações alternativas para a gestão de RSU nos municípios do consórcio, a partir da adoção da coleta seletiva, a triagem dos resíduos recicláveis e a compostagem dos resíduos orgânicos gerados, de acordo com o modelo sugerido pelo manual do Ministério do Meio Ambiente, além de seguirem os princípios da gestão integrada de RSU e das disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Através da análise dos resultados, foi possível observar que a coleta seletiva de resíduos recicláveis das situações propostas gera um custo 17% menor em relação ao custo da coleta de rejeitos. Considerando toda a cadeia de reciclagem e a receita gerada pela venda dos resíduos recicláveis e do composto orgânico, a situação proposta 1 é a situação que mais absorve os gastos e a situação proposta 2 promove um aumento extremo da vida útil do aterro sanitário.

tese Metodologia para cálculo do estoque de segurança de óleo diesel a na presença de incertezas no lead time

Autor: Rubens Cerqueira Freitas

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: julho/2013

Esta tese apresenta metodologia, em complemento à abordagem clássica de gestão de estoques, para o cálculo do estoque de segurança de óleo diesel A na presença de incertezas no lead time derivadas de fatores de risco relacionados aos fluxos logísticos. A metodologia engloba coleta prévia de dados, mapeamento dos fluxos logísticos, identificação e decomposição dos fatores de risco, medição dos fatores de risco e cálculo e recálculo dos estoques de segurança. Um estudo de caso, com foco no óleo diesel A armazenado em bases de distribuidores na região norte do Brasil, é apresentado como aplicação da metodologia proposta, o qual desvendou estoques de segurança sobrecarregados, formados para compensar os fatores de risco derivados das incertezas no lead time. A partir do estudo de caso, foi construído um plano de mitigação de riscos com o objetivo de reduzir as incertezas no lead time relacionadas aos fluxos logísticos de óleo diesel A.