Dissertação Aplicabilidade de um transporte multimodal de cargas na realidade regulatória brasileira

Autor: Herberth Carvalho Guedes dos Reis

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2013

O transporte multimodal de cargas no Brasil segue a Convenção de Genebra de 1980 que o define como o transporte de mercadorias por pelo menos dois modos de transporte diferentes, com base no contrato de transporte multimodal de cargas entre um local em que a carga é recebida pelo operador de transporte multimodal, até o local de entrega da carga. O Brasil possui legislação de criação e aplicação do transporte multimodal de cargas, porém existe uma série de entraves legais e regulatórios que dificultam a sua aplicabilidade. Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica internacional assim como uma pesquisa regulatória do atual estado da arte no Brasil que afeta a emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC). Por meio deste estudo, é possível identificar, analisar e propor possíveis soluções aos entraves que dificultam a emissão do CTMC. Ao final, apresentaram-se o desenvolvimento de um modelo de documento eletrônico de transporte multimodal adequado à realidade regulatória brasileira assim como a sua aplicação para os agentes de carga aérea.

Dissertação Análise dos impactos ambientais da navegação de cabotagem no Brasil: o caso do transporte de minério de ferro para a siderúrgica do Pecém

Autor: Vito Longhi Rodrigues

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: maio/2013

Esta dissertação trata da análise dos impactos ambientais marítimos da navegação de cabotagem no Brasil, sendo utilizado um estudo de caso do transporte de minério de ferro para a Siderúrgica do Pecém para mensurar e identificar a frota ideal
do ponto de vista ambiental. Para isso foram definidas, por meio de pesquisas bibliográficas, as características do modo aquaviário e da cabotagem, identificando-se as principais vantagens e desvantagens do modo aquaviário e da cabotagem no Brasil. Outro ponto fundamental foi a identificação do consumo de combustíveis dos navios. Além disso, foram determinados, a partir de amplas pesquisas, os conceitos ambientais voltados para a navegação, o que proporciona um embasamento teórico bem específico referente aos principais impactos ambientais causados pelo transporte marítimo. Em seguida, foram inseridos os indicadores de impactos ambientais marítimos em um estudo de caso de alguns cenários com diferentes tipos de frota. Com os resultados os cenários foram ranqueados, podendo assim ser identificada a frota de menor impacto ambiental marítimo para o estudo de caso.

tese Um procedimento para escolha modal do transporte terrestre de carga geral no Brasil

Autor: Brunno Santos Gonçalves

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Conclusão: Março/2013

O objetivo da pesquisa é desenvolver um procedimento de escolha modal para avaliar o transporte terrestre de carga geral no Brasil e possíveis razões da predominância do transporte rodoviário sobre o transporte ferroviário. A aplicação deste procedimento permitiu entender que as operações ferroviárias brasileiras continuam pouco competitivas para o transporte de cargas gerais de alto valor agregado em termos de custos logísticos. Além disso, inferiu-se que a oferta de transporte é um fator determinante para o uso majoritário do transporte rodoviário na matriz de transporte de carga geral no Brasil, sendo a demanda para o transporte de carga geral brasileira elástica a este fator.

Dissertação Avaliação da sustentabilidade operacional de veículo híbrido diesel-hidráulico. Uma aplicação à coleta de resíduos em área urbana

Autor: Leonardo Alencar de Oliveira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Dezembro/2012

O desenvolvimento de tecnologias que aumentem a eficiência energética dos veículos está diretamente relacionado à necessidade de redução de custos, como forma de adquirir vantagens competitivas, e ao apelo pelo crescimento sustentável, com o foco voltado para soluções que também consideram a questão ambiental e geram benefícios à sociedade. É nesse contexto que se insere a tecnologia híbrida diesel- hidráulica, capaz de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes atmosféricos dos veículos.

As pesquisas direcionadas para essa tecnologia estão crescendo rapidamente nos últimos anos, assumindo um posicionamento estratégico na indústria automotiva, com aplicações em carros de passeio, ônibus, veículos de transporte de carga e até caminhões de coleta de resíduos. Como forma de avaliar a viabilidade financeira e ambiental de se utilizar um sistema de propulsão híbrido disel-hidráulico, esta dissertação propõe uma primeira aboradgem para este estudo, com a elaboração de um método de análise, que será aplicado à frota de caminhões de coleta de resíduos em área urbana da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), do Rio de Janeiro.

Dissertação Escolha de alternativas para o transporte de calcário siderúrgico sob o enfoque ambiental

Autor: Guilherme Anselmo Guimarães dos Santos

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2012

Esta dissertação buscou comparar e avaliar as alternativas de transporte disponíveis para suprimento de calcário a uma usina siderúrgica, cujo volume e características o classificam como carga vocacionado ao transporte por meio de modos de grande capacidade como o ferroviário e hidroviário. Devido aos diversos gargalos encontrados nas ferrovias brasileiras o contêiner foi escolhido para facilitar as operações de transbordo e movimentações internas de forma a possibilitar um operação de transporte intermodal, já que o calcário vem sendo transportado no Brasil, predominantemente pelo modo rodoviário. Para avaliar a alternativa de utilização do contêiner no transporte do calcário siderúrgico foi realizado em estudo de caso em uma usina siderúrgica comparando a alternativa de transporte intermodal com uso de contêiner com as demais alternativas de transporte já testadas pela empresa sob aspectos econômico-financeiros e socioambientais. Foram identificados por meio de entrevistas com especialistas os principais atributos utilizados na avaliação de alternativas de transporte para a usina siderúrgica abordada no estudo e aplicado um procedimento de avaliação de alternativas de transporte detalhado neste trabalho. Ao final, foi comprovada eficiência da utilização de contêineres no transporte doméstico de calcário à empresa abordada no estudo de caso sob os aspectos econômicofinanceiros e socioambientais, tendo por sua vez como principais limitações, a não utilização de atributos clássicos de logística, a dificuldade em obter avaliações mais consistentes dos especialistas com relação ao aspecto socioambiental e a dificuldade em encontrar na literatura um modelo de custos do transporte ferroviário.

Dissertação O impacto do uso de biodiesel e diesel de cana-de-açúcar nos custos de uma empresa de transporte urbano de cargas

Autor: Antonio Donizeti Cachiolo

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2012

A necessidade de melhoria na qualidade de vida da população e o apelo por preservação ambiental tem levado as empresas a se reinventarem buscando novas formas de atingir seus objetivos. Empresas que realizam o transporte urbano de cargas (TUC) não são exceção e assim como em qualquer ramo de atividade essa cobrança pode se transformar em oportunidade aos que conseguirem superar primeiro os desafios.

A produção de biodiesel e diesel de cana de açúcar pode contribuir para a solução de problemas de emissão de gases. Adicionado ao diesel de petróleo ou utilizado puro, reduz a emissão de poluente, tendo como contrapartida o aumento do custo operacional.

Desta forma, este trabalho analisou o impacto da introdução dos combustíveis provenientes do uso de biodiesel (B20, B50, B80 e B100) e do uso de diesel de cana (AMD5, AMD20, AMD50, AMD80 e AMD100) verificando que com um aumento do custo operacional de 3% para o caso do biodiesel, seria possível obter reduções de 15% (CO), 20% (HC), 15% (MP), 16% (CO2), apresentando aumento de NOx em 4%, para o B20 e com aumento de 4,2% no custo, reduções de 7% (CO), 5% (NOx), 4% (HC), 1,5% (MP) e 20% (CO2), para o AMD20.

Dissertação Desenvolvimento do Jogo da Logística Integrada

Autor: Marcelo da Silveira Villela

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Fevereiro/2012

Os jogos empresariais têm surgido como uma nova metodologia de ensino, diferentemente dos métodos tradicionais, como exposição de conteúdo. Essa nova tendência serviu de incentivo ao desenvolvimento desse trabalho, que é o desenvolvimento do Jogo da Logística Integrada. O Jogo desenvolveu-se a partir em uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito da Logística Integrada Empresarial. A partir disso, se propôs um modelo conceitual para a Logística Integrada Empresarial, que foi utilizado como base para o desenvolvimento do jogo em si e também para o restante do trabalho. Durante o decorrer do trabalho, são expostos alguns jogos em logística desenvolvidos no Brasil e em outros países, bem como a descrição completa do modelo lógico e modelo matemático utilizado na estrutura do jogo. Ao final, realizaram-se duas aplicações do Jogo para perfis de distintos de profissionais. Como um dos resultados desse trabalho, é explicado o desenvolvimento do jogo da Logística Integrada.

Dissertação Análise da cadeia de valor aplicada a cadeias logísticas reversas. Uma contribuição ao reaproveitamento de pneus inservíveis

Autor: Cristiane Duarte Ribeiro de Souza

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Abril/2011

O pneu tornou-se um elemento primordial para o desenvolvimento da sociedade moderna, porém, ao chegar ao fim de sua vida útil, se descartado inadequadamente, o pneu pode causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. No Brasil a responsabilidade pela correta destinação dos pneus inservíveis é dos fabricantes e importadores de pneumáticos, que atualmente custeiam os processos inerentes a esta destinação. Como o pneu inservível é tido como um resíduo de valor negativo, usualmente os elementos da cadeia logística reversa deste não são remunerados pela reintrodução do pneu inservível em algum ciclo produtivo. Neste contexto, esta dissertação propõe a realização de uma análise da cadeia de valor aplicada a cadeia logística reversa do pneu inservível, com o intuito de verificar a existência de benefícios financeiros e como estes poderiam ser melhor distribuídos ao longo desta cadeia. A partir da consulta de referências nacionais e internacionais elaborou-se um modelo conceitual para a cadeia logística reversa do pneu inservível onde se aplicou o método de análise da cadeia de valor. A aplicação deste método a uma situação prática de cadeia logística reversa do pneu inservível no Estado do Rio de Janeiro demonstrou ser possível estruturá-la de modo a remunerar todos os elementos da cadeia.

tese Método de escolha modal para transporte de produtos perigosos com base em medidas de ecoeficiência

Autor: Ilton Cury Leal Junior

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Suzana Kahn Ribeiro

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Dezembro/2010

As atividades de transporte causam influências ambientais e, no caso de produtos perigosos, essas podem ser ampliadas pelas características específicas dos produtos. O objetivo desta tese é desenvolver e aplicar, em um estudo de caso, o Método de Escolha Modal – MEM para estabelecer uma ordem de prioridade entre as alternativas consideradas para transportar um determinado produto perigoso. Para isso, são utilizadas medidas de ecoeficiência que combinam indicadores relacionados ao valor do serviço e suas influências ambientais. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para entendimento dos conceitos e desenvolvimento do método proposto. Uma pesquisa de campo foi realizada para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação. Pesquisa documental foi utilizada para o levantamento de dados relevantes para o estudo de caso considerado. Em avaliação preliminar do caso do bioetanol brasileiro, produzido na região centro-sul, destinado à exportação e considerando-se os níveis de importância das alternativas modais, o trabalho demonstra vantagens em se utilizar a abordagem proposta para este tipo de problemas e apresenta uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão.

Dissertação Análise do potencial de utilização de jogos de empresa como ferramenta de apoio à área de transportes

Autor: Júlia Magalhães do Vale Pereira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2010

Esta dissertação analisa a aplicação de jogos de empresa como ferramenta de apoio à tomada de decisão e treinamento em organizações empresariais e no setor de transporte. Como proposta principal do trabalho, foi realizada uma pesquisa junto a especialistas do setor de transporte e jogos de empresa objetivando levantar os principais aspectos que um jogo de empresa aplicado a transporte deverá abordar. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental para uma definição sobre jogos de empresa, empresas e o setor de transporte e, assim, elaborar um questionário contendo perguntas referentes a forma, aplicação e conteúdo dos jogos a serem desenvolvidos. Para conclusão final, verificou-se as respostas homogêneas ao grupo amostral e que, portanto, deverão ser consideradas em desenvolvimentos futuros de novos jogos.