Uso do conceito de maximização de entropia para auxiliar na estimativa de matrizes origem-destino de carga com características dinâmicas

Autor: Marcelino Aurélio Vieira da Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Novembro / 2013

A presença de gerenciamento descentralizado e as possíveis idiossincrasias dos tomadores de decisão em um sistema de transporte utilizado para distribuição de um determinado tipo de carga resultam em um comportamento que a minimização do custo total do sistema não representa a realidade dos fluxos observados entre os pares origemdestino. Por se tratar de transporte de carga, as variáveis do problema como: quantidade de origens, de destinos, quantidade do produto movimentado, quantidade de ligações utilizadas, distância média de transporte variam com o tempo, caracterizando um comportamento dinâmico das matrizes observadas. Esta têm como objetivo deduzir um modelo e propor um método para estimar a distribuição de carga, utilizando a teoria de maximização de entropia combinada com o problema de transportes, considerando as características dinâmicas das variáveis envolvidas. Para atender a esse objetivo, o processo de calibração do modelo deduzido foi divido em duas etapas, uma denominada de tendência e outra de balanceamento. O procedimento foi aplicado para o caso de distribuição de soja, milho e açúcar e distribuição interna de bioetanol hidratado no Brasil. Pela análise de desempenho dos modelos, pode-se observar que apresentaram resultados melhores que os obtidos pelo problema de transportes e apresentaram valores altos de coeficiente de determinação e baixo de índice de dissimilaridade.

Um procedimento para escolha modal do transporte terrestre de carga geral no Brasil

Autor: Brunno Santos Gonçalves

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Conclusão: Março/2013

O objetivo da pesquisa é desenvolver um procedimento de escolha modal para avaliar o transporte terrestre de carga geral no Brasil e possíveis razões da predominância do transporte rodoviário sobre o transporte ferroviário. A aplicação deste procedimento permitiu entender que as operações ferroviárias brasileiras continuam pouco competitivas para o transporte de cargas gerais de alto valor agregado em termos de custos logísticos. Além disso, inferiu-se que a oferta de transporte é um fator determinante para o uso majoritário do transporte rodoviário na matriz de transporte de carga geral no Brasil, sendo a demanda para o transporte de carga geral brasileira elástica a este fator.

Procedimento para reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa no processo de ensino-aprendizagem na área de transporte de carga

Autor: Suellem Deodoro Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Julho / 2014

Esta tese tem por objetivo principal reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa na área de transportes, a partir da elaboração de um procedimento que auxilie sua utilização como ferramenta educacional. O procedimento foi estruturado de forma a subsidiar: a escolha do jogo de empresa a ser utilizado em função dos objetivos pedagógicos da disciplina; a identificação do momento de inserção do jogo de empresa como ferramenta educacional auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem; a definição da dinâmica e de etapas de aplicação do jogo de empresa; e a forma de avaliação da aprendizagem dos alunos. Para validar o procedimento utilizou-se o Jogo do TECON, que é um jogo de empresa específico para a área de transportes e que aborda questões relacionadas ao planejamento operacional de terminais de contêineres. Utilizou-se ainda a ferramenta mapas conceituais para avaliar a aprendizagem proporcionada pelo jogo do TECON, visto que por meio da estrutura cognitiva do conhecimento é possível avaliar a aprendizagem significativa. A partir de aplicações realizadas para alunos dos 3° e 4° períodos do curso Técnico em Portos do CEFET/Itaguaí, e para alunos do 4° ano do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi possível verificar que o PROJOGOS auxiliou a inserção de Jogo do TECON e permitiu que o mesmo fosse considerado uma ferramenta educacional, principalmente no 3ª período, visto que contribuiu para a aquisição e consolidação do conhecimento dos alunos.

Procedimento para identificação, análise e recomendação de boas práticas para o transporte de cargas

Autor: Cintia Machado de Oliveira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Conclusão: Novembro / 2016

Objetivou-se por meio desta tese, propor um procedimento inédito para identificar, analisar e recomendar boas práticas para o Transporte de Carga. Sua aplicação considerou resultados baseados na experiência internacional e apresentou compromisso com a realidade da megacidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa. Para coleta dos dados, optou-se por realizar pesquisas do tipo bibliográfica, documental, estudo de campo e estudo de caso. Especificamente para análise dos dados, optou-se pela adoção do grupo de foco. Os resultados alcançados no capitulo três, permitiram o aprimorando e a disseminação do conhecimento acerca dos conceitos que norteiam este estudo e são capazes de promover uma melhoria na prática do processo produtivo, além de oferecer uma contribuição inédita ao tema. Os resultados alcançados no capítulo quatro permitiram a identificação de um conjunto de boas práticas associadas à gestão sustentável do transporte de cargas e permitiu entender como esta, pode contribuir para a prática da logística sustentável. O procedimento proposto se mostrou adequado para a realização deste estudo e sua aplicação permitiu estabelecer recomendações para o TUC na megacidade do Rio de Janeiro. Devido a sua flexibilidade, o procedimento mostrou-se aplicável em qualquer outra cidade do mundo, sendo esta, mais uma contribuição inédita deste estudo. Quanto às limitações, o procedimento proposto tratou apenas da identificação, analise e recomendação de boas práticas, necessita-se, a partir de então, de um procedimento para escolher, aplicar e avaliar as boas práticas para o transporte de carga. Sendo esta também, a principal sugestão para trabalhos futuros.

Procedimento para definição de consórcios públicos responsáveis pela coleta de resíduos recicláveis domiciliares com base em medidas de ecoeficiência

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq  e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Conclusão: Agosto/2013

A formação de consórcios públicos pode ser uma opção para que regiões principalmente de países em desenvolvimento possam implementar a coleta de resíduos recicláveis. Neste contexto, esta Tese propõe um modelo de procedimento para definir consórcios públicos inter-regionais responsáveis pela implementação e pela operação da coleta diferenciada porta-a-porta. Esse procedimento é estruturado em onze etapas necessárias para a geração de opções de particionamento em (k) número de grupos e pela análise dessas opções por meio de medidas de desempenho financeiro e ambiental. Neste sentido, aplicou-se o referido procedimento para a definição de consórcios em uma região localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), composta por seis subregiões. Após a aplicação proposta, concluiu-se ser mais adequada a opção k = 2 grupos. Nessa opção, há a formação de um consórcio público composto por cinco sub-regiões de estudo e uma sub-região não deverá consorciar-se (esta é responsável pela geração de 73% dos resíduos recicláveis produzidos na região de estudo). Assim sendo, a aplicação deste procedimento permite auxiliar a tomada de decisão do analista que necessita implementar a coleta diferenciada porta-a-porta, como ação para aprimorar a gestão de resíduos sólidos de um  conjunto de sub-regiões em estudo.

Metodologia para cálculo do estoque de segurança de óleo diesel a na presença de incertezas no lead time

Autor: Rubens Cerqueira Freitas

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: julho/2013

Esta tese apresenta metodologia, em complemento à abordagem clássica de gestão de estoques, para o cálculo do estoque de segurança de óleo diesel A na presença de incertezas no lead time derivadas de fatores de risco relacionados aos fluxos logísticos. A metodologia engloba coleta prévia de dados, mapeamento dos fluxos logísticos, identificação e decomposição dos fatores de risco, medição dos fatores de risco e cálculo e recálculo dos estoques de segurança. Um estudo de caso, com foco no óleo diesel A armazenado em bases de distribuidores na região norte do Brasil, é apresentado como aplicação da metodologia proposta, o qual desvendou estoques de segurança sobrecarregados, formados para compensar os fatores de risco derivados das incertezas no lead time. A partir do estudo de caso, foi construído um plano de mitigação de riscos com o objetivo de reduzir as incertezas no lead time relacionadas aos fluxos logísticos de óleo diesel A.

Metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga

Autor: Renata Albergaria de Mello Bandeira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: dezembro/2018

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga (TUC), sob a perspectiva de operadores de transporte. A metodologia visa preencher algumas lacunas identificadas na literatura existente, como: a carência de pesquisas sobre os critérios que os operadores devem avaliar para selecionar a iniciativa TUC mais indicada para aumentar seu nível de sustentabilidade, bem como a ausência de uma proposta de indicadores ou um índice que permitam tal análise. Portanto, identificou-se um conjunto de indicadores de sustentabilidade para transporte, que foram adaptados para avaliar a sustentabilidade de operações de TUC. Tais indicadores são a base para o desenvolvimento do índice de sustentabilidade para o TUC desenvolvido nesta tese. Propõe-se que este índice, que concilia aspectos econômicos, ambientais e sociais para avaliar e selecionar a operação TUC mais sustentável, seja estimado por meio de um modelo hierárquico-fuzzy, de modo a considerar a subjetividade e as incertezas envolvidas neste tipo de avaliação, bem como a adotar pesos diferentes para indicadores distintos. Esse índice limita a quantidade de informações apresentadas, permitindo que empresas e operadores de transporte desenvolvam análises comparativas para avaliar configurações alternativas para suas cadeias de coleta, transferência e distribuição de carga e, em seguida, classificá-las em termos de sustentabilidade. Esta metodologia foi aplicada para avaliar a adoção de triciclos e de veículos comerciais leves elétricos como alternativas para a distribuição postal em last mile, por meio do caso de uma empresa pública no Rio de Janeiro, Brasil. Esta aplicação confirmou a consistência, simplicidade, flexibilidade e aplicabilidade da metodologia proposta.

Método de escolha modal para transporte de produtos perigosos com base em medidas de ecoeficiência

Autor: Ilton Cury Leal Junior

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Suzana Kahn Ribeiro

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Dezembro/2010

As atividades de transporte causam influências ambientais e, no caso de produtos perigosos, essas podem ser ampliadas pelas características específicas dos produtos. O objetivo desta tese é desenvolver e aplicar, em um estudo de caso, o Método de Escolha Modal – MEM para estabelecer uma ordem de prioridade entre as alternativas consideradas para transportar um determinado produto perigoso. Para isso, são utilizadas medidas de ecoeficiência que combinam indicadores relacionados ao valor do serviço e suas influências ambientais. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para entendimento dos conceitos e desenvolvimento do método proposto. Uma pesquisa de campo foi realizada para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação. Pesquisa documental foi utilizada para o levantamento de dados relevantes para o estudo de caso considerado. Em avaliação preliminar do caso do bioetanol brasileiro, produzido na região centro-sul, destinado à exportação e considerando-se os níveis de importância das alternativas modais, o trabalho demonstra vantagens em se utilizar a abordagem proposta para este tipo de problemas e apresenta uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão.

Jogo de empresas – Técnica de apoio ao processo de aprendizagem de adultos na área de logística: O caso do Solog (Simulador de Operações Logísticas)

Autor: Pítias Teodoro Lacerda

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Abril / 2015

O objetivo desta tese foi “demonstrar que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística”. Na revisão de literatura foram destacados o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase à abordagem andragógica, a elaboração e uso de jogos de empresas e a formação de competências na área de logística (conhecimento, habilidade e atitude). Os procedimentos metodológicos podem ser classificados como de natureza aplicada, com abordagens qualitativa e quantitativa, cujos objetivos exploratórios e descritivos foram alcançados por meio dos seguintes procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, levantamento e experimental. Os resultados indicam que a técnica jogo de empresas (i) pode ser aplicada em áreas funcionais, neste caso, na área de logística; (ii) contribui para a formação de competências em adultos e (iii) pode ser usado nos quatro níveis de cursos pesquisados (níveis Técnico, Tecnólogo, Graduação e Mestrado). Conclui-se que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística, entretanto, há variáveis com maior influência em cada um dos três tipos de avaliação empregados (Reação ao uso; Contribuição para formação de competências e Adequação para apoio ao processo de aprendizagem).

Cenários prospectivos tecnológicos para o transporte rodoviário de cargas no Brasil: o caso da frota de caminhões

Autor: André Dulce Gonçalves Maia

Orientador: Ronaldo Balassiano e Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: junho/2009

Esta tese consiste na formulação de cenários futuros tecnológicos para a frota brasileira de caminhões no horizonte de 2021. Para tanto, foi elaborado, num primeiro momento, um diagnóstico do setor através da análise da evolução histórica e das características principais da frota de caminhões, no âmbito nacional e internacional, para a identificação dos cenários. Foram considerados 28 eventos tecnológicos divididos em seis grupos (segurança, combustíveis alternativos e eficiência energética, tecnologia veicular de materiais, esquemas operacionais, conforto e meio ambiente) e diretrizes políticas. Na sequência, aplica-se a técnica delphi e de impactos cruzados para identificar as possibilidades de ocorrência desses eventos no tempo horizonte considerado, assim como as situações mais prováveis e desejáveis de cada evento e as relações ente os eventos. Por meio do uso do programa Puma, foi possível gerar cenários, totalizando 512 combinações. A tendência, segundo a metodologia adotada, de ocorrência do cenário mais provável é de 59%. Neste contexto, para os eventos tecnológicos considerados, observou-se que três são ligados especificamente à dimensão segurança veicular (E21, E22, E23); refere-se à tecnologia veicular de materiais (E7) e outro ao meio-ambiente (E19). Os resultados obtidos neste estudo podem contribuir para subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas nesse segmento da indústria automotiva e para a revisão de propriedades no âmbito do Transporte Rodoviário de Carga e, mais precisamente, nos aspectos referentes à sustentabilidade da produção desses vínculos.