Um procedimento para escolha modal do transporte terrestre de carga geral no Brasil

Autor: Brunno Santos Gonçalves

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Conclusão: Março/2013

O objetivo da pesquisa é desenvolver um procedimento de escolha modal para avaliar o transporte terrestre de carga geral no Brasil e possíveis razões da predominância do transporte rodoviário sobre o transporte ferroviário. A aplicação deste procedimento permitiu entender que as operações ferroviárias brasileiras continuam pouco competitivas para o transporte de cargas gerais de alto valor agregado em termos de custos logísticos. Além disso, inferiu-se que a oferta de transporte é um fator determinante para o uso majoritário do transporte rodoviário na matriz de transporte de carga geral no Brasil, sendo a demanda para o transporte de carga geral brasileira elástica a este fator.

Uso do conceito de maximização de entropia para auxiliar na estimativa de matrizes origem-destino de carga com características dinâmicas

Autor: Marcelino Aurélio Vieira da Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Novembro / 2013

A presença de gerenciamento descentralizado e as possíveis idiossincrasias dos tomadores de decisão em um sistema de transporte utilizado para distribuição de um determinado tipo de carga resultam em um comportamento que a minimização do custo total do sistema não representa a realidade dos fluxos observados entre os pares origemdestino. Por se tratar de transporte de carga, as variáveis do problema como: quantidade de origens, de destinos, quantidade do produto movimentado, quantidade de ligações utilizadas, distância média de transporte variam com o tempo, caracterizando um comportamento dinâmico das matrizes observadas. Esta têm como objetivo deduzir um modelo e propor um método para estimar a distribuição de carga, utilizando a teoria de maximização de entropia combinada com o problema de transportes, considerando as características dinâmicas das variáveis envolvidas. Para atender a esse objetivo, o processo de calibração do modelo deduzido foi divido em duas etapas, uma denominada de tendência e outra de balanceamento. O procedimento foi aplicado para o caso de distribuição de soja, milho e açúcar e distribuição interna de bioetanol hidratado no Brasil. Pela análise de desempenho dos modelos, pode-se observar que apresentaram resultados melhores que os obtidos pelo problema de transportes e apresentaram valores altos de coeficiente de determinação e baixo de índice de dissimilaridade.