Concluído Cenários prospectivos futuros para o uso de energia em transportes no Brasil e as emissões de GEE Cenário Business as Usual (BAU) - 2050

Órgão de fomento: CNPq e CAPES

O estudo tem como objetivo ilustrar o efeito da evolução tendencial do setor de transportes na demanda de energia, em particular no que se refere aos combustíveis fósseis e, consequentemente, nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Visa, portanto, auxiliar na tomada de decisão sobre as estratégias para mitigar as emissões de GEE. Sendo um instrumento de fundamental importância para se elaborar diretrizes de ações na área energética, contempla os aspectos econômicos, financeiros, sociais, ambientais, institucionais, tecnológicos e de recursos humanos e a interligação entre eles.

Concluído Simulando o desempenho sustentável do transporte urbano de carga (TUC)

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto tem como objetivo estabelecer um procedimento informatizado capaz de simular o desempenho de soluções inovadoras com potencial de introduzir sustentabilidade ambiental no TUC por meio da avaliação do potencial de mitigação das externalidades negativas associadas a atividade em face dos custos de implantação e da manutenção dos níveis de serviço.

Relatório parcial: ainda não disponível

Concluído ÔNIBUS ELÉTRICOS A BATERIA (PLUG-IN) Uma primeira avaliação da viabilidade econômica e do impacto na tarifa para o uso nas cidades brasileiras

Reconhecendo os compromissos nacionais com a sustentabilidade socioambiental e os benefícios oriundo do emprego dos BEV (battery electric vehicle), este trabalho tem como objetivo investigar a viabilidade econômica e o impacto na tarifa pelo uso de ônibus elétricos a bateria (plug-in) em regiões selecionadas no Brasil.

Concluído A gestão sustentável do transporte de carga no apoio a prática da logística verde

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto busca um aprofundamento sobre como a gestão do transporte de carga poderia apoiar as práticas da logística sustentável, logística verde e logística de baixo carbono.

Concluído Comparativo de consumo de combustível entre ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado e ônibus convencionais

O projeto tem como objetivo identificar o rendimento energético (km/l) e os coeficientes de consumo (l/km) dos ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado, identificando o impacto deste equipamento para todos os casos, considerando os seguintes tipos de veículo: (1) Ônibus urbano convencional; (2) Ônibus urbano convencional com ar condicionado; (3) Ônibus rodoviário com ar condicionado e (4) Ônibus urbanos articulados com ar condicionado.

Concluído Revolução Energética - Cenários para os Transportes No Brasil 2050

O projeto tem por objetivo obter dois cenários de matriz energética para os transportes no Brasil, em intervalos anuais até o ano de 2050, considerando consumo de energia e emissões de dióxido de carbono (CO2). O primeiro cenário considera a evolução tendencial do setor de transporte, sendo o cenário “Referencial” (BAU - Business as Usual). O segundo prevê a implantação de medidas de eficiência energética no transporte, a transferência modal e a adoção de soluções de aprimoramento da mobilidade, além de uma transição completa (100%) para o uso de fontes renováveis de energia nos transportes, sendo o cenário ‘Revolução Energética’ (REV). Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, e Greenpeace.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Diretrizes CT-Transportes: Diretrizes Estratégicas em Ciência, Tecnologia (CT&I) e Inovação para a pesquisa em transportes no Brasil

O projeto elaboração de proposta de diretrizes estratégicas em CT&I para a pesquisa em transportes com aplicação nos próximos 10 anos como subsídio ao o Fundo Setorial CT–Transportes no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Concluído INEA – Análise crítica quanto à aplicabilidade da Instrução Normativa IBAMA NOP-INEA 11, NOP-INEA 12 e NOP-INEA 13

O projeto considera a realização de análise crítica qualitativa quanto a aplicabilidade do conteúdo da Instrução Normativa IBAMA no 6 para a efetiva avaliação das emissões atmosféricas durante o processo de inspeção veicular obrigatória e voluntária.

Esta análise será realizada sobre o conteúdo da Instrução Normativa IBAMA no 6 e no que couber, em comparação com a sobre os conteúdos das Resoluções CONEMA n° 63 (NOP-INEA-11), 64 (NOP-INEA-12) e 65(NOP-INEA-13), que são as normas operacionais de inspeção veicular que serão aplicadas no Estado do Rio de Janeiro em 2015 e que revisam os procedimentos para medição do nível de opacidade de veículos do ciclo diesel em uso.

Relatório final: ainda não disponível.

Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota do BRT Transcarioca no Município do Rio de Janeiro PROJETO BRT + VERDE

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro.

Monitoramento, com duração de 4 meses em uma frota de 6 ônibus urbanos articulados movidos com 100%de diesel de cana-de-açúcar operando no BRT TransCarioca.

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR

Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota do BRT Transcarioca no município do Rio de Janeiro projeto BRT + Verde

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro.

Monitoramento, com duração de 12 meses em uma frota de 20 ônibus urbanos articulados movidos com 30%de diesel de cana-de-açúcar operando no em duas linhas de serviço (Saens Pena - Jardim Botânico e Central - Praça General Osório).

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR