Concluído Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) Linha circular de veículo leve sobre trilho (VLT) na Ilha do Fundão com conexão com a região do Porto Maravilha e da Ligação Aquaviária entre a Ilha do Fundão, Praça XV e Praia Vermelha

O estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) de linha circular de veículo leve sobre trilho (VLT) na Ilha do Fundão refere-se às atividades de previsão da demanda por transporte, determinação da oferta de transporte e análise da viabilidade técnica e econômica de implantação da barca.

Relatório Parcial I

Relatório Parcial II

Concluído Estudo de viabilidade técnico-econômica e de logística do programa de biodiesel

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo principal apresentar uma aplicação da ferramenta de gestão da cadeia logística para apoio ao planejamento estratégico da cadeia de suprimento de biodiesel com aplicação específica para o Estado do Rio de Janeiro e considerando as peculiaridades do Programa RioBiodiesel.

Concluído Inventário de Ciclo de Vida (ICV) como Ferramenta Estratégica para a Logística de Suprimento de Energia para o Transporte

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo principal desenvolver um procedimento para aplicação do Inventário de Ciclo de Vida (ICV) como ferramenta de apoio ao planejamento estratégico das cadeias de suprimento de fontes de energia para o transporte no Estado do Rio de Janeiro.

Concluído Modelo Gerencial Aplicado a Cooperativas Populares Atuantes na Coleta de Resíduos. Uma Potencial Aplicação ao Estado do Rio de Janeiro

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve por objetivo desenvolver material técnico/administrativo que possa ser aplicado à cooperativas de reciclagem do Estado do Rio de Janeiro. Para que o objetivo deste projeto fosse atingido, as seguintes etapas foram seguidas: (1) realização de revisão bibliográfica e documental sobre as práticas de gestão de resíduos no mundo e no Brasil, (2) desenvolvimento de um modelo conceitual de coleta diferenciada de resíduos sólidos, (3) elaboração de material técnico/administrativo para as cooperativas de reciclagem (manual gerencial e mini-curso), (4) aplicação do material técnico/administrativo elaborado às cooperativas de reciclagem e (5) divulgação do tema na forma de palestras e dos resultados do projeto na internet.

Concluído Laboratório de matemática em transportes (LABMATRANS). O uso de softwares educacionais

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de 3 (três) softwares educacionais para uso como ferramenta para aprimorar e dinamizar o ensino de matemática em escolas públicas de nível médio sediadas no estado do Rio de Janeiro, em especial na rede de Escolas Técnicas Estaduais (ETE/FAETEC).

Concluído Aprimoramento e difusão em rede de softwares educacionais de simulação para o ensino de transporte e logística (LABSIMNET)

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto teve como objetivo principal o aprimoramento e a difusão de 3 jogos educacionais, sendo 2 na forma de jogo de empresa e 1 na forma de jogo matemático com o objetivo de ensinar planejamento e gestão de transporte e logística, aplicados aos modos aéreo e marítimo/portuário, e matemática (financeira, estatística e geometria) aplicada à transporte, respectivamente, além da elaboração de um website que permite a divulgação e difusão desses jogos.

Concluído Laboratório de Simulação - LABSIM

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto teve como objetivo principal a aquisição, pelo grupo de pesquisadores envolvidos no trabalho, de habilidades para o desenvolvimento da ferramenta jogo de empresa aplicada ao ensino de transporte de carga e logística. Neste sentido, destaca-se, em alinhamento com o objetivo principal do projeto, a criação, no Laboratório de Transporte de Carga (LTC) do PET/COPPE/UFRJ, de um núcleo de pesquisa sobre jogos de empresa aplicados ao ensino em transportes e o desenvolvimento de 4 (quatro) softwares educacionais na forma de jogos de empresa com a finalidade de ensinar planejamento e gestão de transporte de carga e logística. Estes jogos, que seguem modelos lógicos e matemáticos coerentes com as situações encontradas na realidade dos diferentes setores do transporte de carga e da logística, são aplicados aos modos rodoviário (jogo do TRC), aéreo (JoTA), marítimo/portuário (jogo do TECON) e de logística (TRANSCARG).

Concluído Gestão sustentável do transporte de carga no apoio à prática da logística verde em mega-cidades. O estudo de caso do Rio de Janeiro

Órgão de Fomento: CNPq

O objetivo deste projeto é realizar coleta de dados em pelo menos cinco das mais representativas atividades relacionadas a logística urbana no Rio de Janeiro para serem analisados e visualizados no MIT Megacity Logistic Lab. Essas atividades devem incluir distribuição de alimentos, bebidas e combustíveis e a coleta de resíduos. Uma equipe da UFRJ e do MIT irá coletar dados de campo e de empresas, incluindo aqueles relacionados aos aspectos ambientais. Após a coleta dos dados, a equipe da UFRJ e do MIT analisará os dados de forma a compartilhar experiências, discutir abordagens inovadoras e aproveitar a oportunidade para estimular áreas específicas de pesquisa que permitirão enfrentar os desafios da prática da logística em mega-cidade. A partir deste ponto, uma metodologia específica para considerar os aspectos ambientais na logística urbana das mega-cidade será proposta pela equipe de pesquisa da UFRJ.

Concluído Green Fleet Pilot Project for Heavy Vehicles (COMLURB)

Cliente: C40 Cities – Clinton Climate Initiative

This Project proposes the implementation of a Green Fleet Pilot Project in the Municipal Waste Management Company of the City of Rio de Janeiro (COMLURB). Its main goal is to evaluate the potential to reduce greenhouse gas (GHG) emissions of the refuse truck’s fleet and verify the impacts in the business operation (financial and social) through the implementation of the specific measures: Eco-driving training, including analysis of weight carried by each truck; optimization of tires use and opacity test measurement.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Desenvolvimento de Modelo de Suporte ao Projeto e Análise de Desempenho das Operações de Transbordo do HUB de Tripulações de Operações do Pré-Sal na Bacia de Santos

Cliente: OAS Óleo & Gás Ltda.

Este projeto tem como objetivo a realização de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de um modelo de simulação para suportar as análises de operações do Hub avançado de tripulações para operações do Pré-Sal (denominado como HubPax) para a OAS Óleo & Gás Ltda. Assim, os principais objetivos do trabalho serão desenvolver um estudo sobre as operações de transbordo do HubPax e a partir desse desenvolver um modelo de simulação para suportar as análises de confiabilidade do sistema em estudo, derivadas das análises de condições operacionais específicas, tanto de embarcações como de transporte aéreo às plataformas avançadas de produção, e também projetar alterações sugeridas que visem à adequação das operações a estas decisões.

Relatório Final: ainda não disponível