Análise da intensidade de carbono no transporte rodoviário no Brasil

Autor: Mariane Gonzalez da Costa

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: setembro/2019

A adoção de medidas de mitigação é necessária para o alcance das metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) estabelecidas pelo Brasil no acordo de Paris. A partir da aplicação do método desenvolvido neste estudo para o contexto nacional, objetiva-se analisar o histórico da Intensidade de Carbono (IC) e Intensidade Energética (IE) do setor de transporte, entre 1990 e 2018, indicando quais medidas identificadas possuem impacto positivo na IC e IE devem permanecer e/ou serem aperfeiçoadas para o alcance dessas metas. As principais medidas identificadas foram o aumento da Eficiência Energética do sistema e o incentivo ao uso de energia alternativa aos combustíveis fósseis. O impacto da geração de energia e produção de combustíveis é analisada por meio da comparação entre a IC considerando o ciclo de vida e considerando o uso final. Programas como o RenovaBio apresentam a manutenção das medidas historicamente adotadas e o Rota 2030 busca o aumento da Eficiência Energética do transporte rodoviário. No entanto, o Brasil ao incentivar o uso de biocombustíveis, apresentando tendências contrárias à eletrificação da frota que ocorre em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Apesar do Promob-e, programa que busca incentivar a normatização e regulamentação de veículos elétricos, o Brasil se mostra aquém na eletrificação da frota em comparação a outros países. Sendo assim, o levantamento de fatores políticos-histórico permitiu a realização de uma avaliação crítica das medidas adotadas no Brasil, indicando quais delas devem ser mantidas e aquelas que devem ser aperfeiçoadas para se ampliar os resultados obtidos.

Boas práticas para tornar ambientalmente sustentável a operação de armazéns

Autor: Larissa Emerick Gois

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: abril/2019

O objetivo desta dissertação é definir um conjunto de boas práticas para a operação de armazéns de modo a aprimorar a sua sustentabilidade ambiental. Espera-se também avaliar os impactos gerados a partir da adoção de tais boas práticas. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica descritiva com estudo de caso. As limitações foram encontradas inicialmente na literatura no que tange ao armazém verde, assunto ainda pouco abordado em relação à sua gestão e operação. A originalidade do trabalho relaciona-se com a elaboração de boas práticas para operação e gestão de armazéns cujo foco seja aprimorar os resultados da sustentabilidade ambiental decorrente da movimentação de produtos em estoque, aprimorando o uso de energia e as decorrentes emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos

Autor: Isabella Mayara Abreu da Hora

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: abril/2019

Os megaeventos são considerados como uma grandiosa manifestação, capaz de impactar a organização e planejamento da cidade que os hospeda, deixando consigo possíveis legados e aprendizado para realização de novos eventos. Neste contexto, o transporte de cargas desempenha a função importante de garantir o abastecimento destes eventos. O munícipio do Rio de Janeiro recebeu o último megaevento esportivo realizado no Brasil, as Olimpíadas Rio 2016, objeto deste estudo. Entende-se que durante sua realização este evento recebeu o acúmulo de todas as experiências vivenciadas nas duas últimas décadas no Brasil. O objetivo desta dissertação consiste em apresentar um conjunto de boas práticas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos. Para tanto, pesquisas bibliográficas e documentais e a aplicação de entrevistas foram realizadas com o intuito de compreender as principais características destes eventos, pela visão de seus patrocinadores. Isto permitiu uma análise sobre a complexidade da atividade, resultando em ações que podem contribuir na realização de novos eventos. O ineditismo deste trabalho é justificado principalmente pelo fato de apresentar uma visão estratégica sobre o tema, sendo uma contribuição para o preenchimento de lacunas na literatura. Uma das contribuições a se destacar é a caracterização das cargas transportadas e da identificação da cadeia de suprimentos em megaeventos.

Avaliação da maturidade ambiental corporativa no Brasil com foco em logística

Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: março/2019

A preocupação em relação às questões ambientais passou por diversas transformações ao longo das décadas até atingir a visão corrente. Atualmente, o novo conceito de desenvolvimento demanda valores de responsabilidade ambiental no setor industrial bem como no setor de transportes. O setor de transportes é tradicionalmente considerado como tendo um menor impacto ambiental do que os setores de produção. No entanto, este setor consome recursos naturais e gera impactos tanto quanto o setor industrial e, portanto, também precisa de esforços em sua gestão ambiental. Assim, faz-se necessário elaborar um modelo que permita as empresas a avaliar de modo objetivo seu grau de maturidade em logística e assim auxiliá-las desenvolver uma visão ambiental mais responsável.

Para elaborar este modelo de avaliação, realizou-se uma revisão bibliográfica para identificar modelos de grau de maturidade ambiental bem como uma pesquisa documental para identificar ações sustentáveis em logística em relatórios de sustentabilidade. Já o questionário foi aplicado para especialistas da área de logística e/ou meio ambiente com a finalidade de identificar quais são as ações estão associadas a cada grau de maturidade. Assim, este modelo visa a melhoria contínua, em que uma empresa pode ser classificada como defensiva e posteriormente como conformista, proativa e então estratégica. Cada grau possui um total de pontuação mínimo requerido para que a empresa seja classificada dentro daquele grau específico, englobando pontos obrigatórios e opcionais. Para validação, o modelo foi aplicado em cinco empresas.

Identificação de obstáculos a um maior crescimento do transporte ferro-rodoviário de cargas unitizadas no Brasil e apresentação de medidas para sua superação

Autor: Adely Maria Branquinho das Dores

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

Este trabalho tem como objetivo identificar os óbices a uma maior utilização do transporte multimodal ferro-rodoviário de contêineres no Brasil, alternativamente ao rodoviário, e medidas para a sua superação. Pesquisa a evolução das regulações americana, europeia e brasileira, bem como do desenvolvimento do transporte multimodal ferro-rodo nesses países, de forma a identificar eventuais deficiências no modelo regulatório/institucional brasileiro. Em paralelo, utilizando o Processo AHP (Analytic Hierarchy Process), hierarquiza variáveis diversas na decisão do embarcador e de operadores de transporte quanto à decisão sobre o modo de transporte e define um modelo para comparação de alternativas de transporte de cargas conteinerizadas, com base nos custos das variáveis hierarquizadas. Aplica o modelo desenvolvido em um Estudo de Caso, cujas conclusões são cotejadas com as da avaliação regulatório. Conclui com a identificação de deficiências regulatórias e/ou institucionais, com sugestões de medidas para a sua superação.

Veículo aéreo não tripulado: uma alternativa ao transporte de carga

Autor: Elder Soares Rodrigues

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade (técnica e operacional) de se utilizar um VANT para o transporte de carga de baixo peso e pequeno volume e a sua competitividade (custo/nível de serviço) na logística urbana, particularmente como alternativa as viagens realizadas por motocicletas. O sistema de transporte foi dividido em quatro subsistemas físicos (via, veículo, terminal e controle), onde o maior enfoque foi dado no veículo. Um VANT do tipo quadricóptero pesando 1,4 kg (com bateria e sem carga útil) foi montado e utilizado para se verificar a capacidade de carga útil, consumo energético e autonomia do veículo. Um VANT comercial também do tipo quadricóptero pesando 1,3 kg (com bateria e sem carga útil), similar ao VANT montado, também foi utilizado para se verificar a velocidade desse tipo de veículo. Foram realizados testes em motocicleta com o objetivo de se avaliar a velocidade, consumo energético e a razão entre as distâncias euclidiana e rodoviária. Os resultados analíticos e experimentais apontaram que o VANT é capaz de transportar cargas de baixo peso com autonomia para curtas e médias distâncias na logística urbana e com vantagem em termos de tempo de viagem, consumo de energia, custo financeiro da energia consumida e emissão de gases.

Análise multicritério para a localização de plataformas logísticas multimodais

Autor: André Luiz Siqueira de Aguiar

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: agosto/2016

O objetivo desta dissertação consiste em desenvolver uma metodologia para a escolha dos melhores locais para a implementação de Plataformas Logísticas Multimodais. Com base na aplicação de critérios não compensatórios (incondicionais), foi estruturada uma lista de alternativas potenciais e critérios compensatórios foram utilizados no método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para a definição da hierarquia entre as alternativas pré-selecionadas. O método AHP baseou-se nos seguintes critérios: proximidade de infraestrutura ferroviária, tamanho da área, proximidade dos grandes centros de consumo, custo de aquisição da área e proximidade da infraestrutura portuária.As comparações par a par entre os critérios na aplicação do método AHP levaram em conta a visão do setor privado, do setor público de transporte e o agrupamento de ambas.Assim, foi possível verificar os impactos da quantidade de alternativas e a importância dos critérios na definição dos pesos globais.

Estruturação do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano para coprocessamento: um problema de localização-alocação de facilidade multiobjetivo

Autor: Yuka Akasaka

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2015

Este trabalho propõe um procedimento para avaliar o comportamento do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano (RSU) com a inclusão do coprocessamento no sistema existente, levando em consideração parâmetros econômicos e ambientais. Para tanto, primeiramente integram-se os conceitos da logística reversa e gestão de resíduos, seguido pela sintetização dos artigos encontrados na revisão bibliográfica narrativa para elaboração do modelo conceitual do sistema. Dessa forma, identifica-se a necessidade da definição da localidade de uma planta intermediária e alocação das ofertas do RSU para otimização e estruturação do sistema. Através da programação linear inteira mista e pelo método e-constraint desenvolve-se o modelo matemático para a resolução deste problema. A partir dos resultados obtidos, elabora-se o procedimento e aplica-se como estudo de caso em uma região no Estado do Rio de Janeiro. O resultado da aplicação sugere que a utilização do coprocessamento seria uma alternativa que aumenta a sustentabilidade do sistema, levando a diminuição do descarte do RSU, da emissão de gases de efeito estufa e consumo energético pelos combustíveis fósseis. Entretanto, o resultado apresenta um aumento no custo total, que pode reduzir ao passar dos anos. Assim, este trabalho destaca-se pelo apoio que pode ser concedido ao Estado para a definição de uma gestão do RSU mais sustentável e economicamente viável.

Procedimento de auxílio ao estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de projetos de transporte urbano coletivo

Autor: Bianca Cipriano da Silva Zary

Orientadores: Marcelino Aurélio Vieira da Silva e José Carlos Cesar Amorim

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Março / 2015

Os projetos de transporte urbanos concebidos para melhor atender a população nos grandes centros devem, com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana do ano de 2012, contribuir para o acesso universal à cidade. Contudo, os aglomerados urbanos vêm, durante anos, sofrendo com a lentidão com que essa Política teve para obter status de lei federal. Em virtude desta demora, atualmente, o país vem buscando a minimização dessa negligência de anos por meio de planejamento estratégico. Desta forma, os projetos de transporte urbano têm sido desenvolvidos procurado a melhoria da mobilidade das cidades. Antes de ser iniciado um projeto de transporte urbano, há a necessidade de um estudo prévio, conhecido como Estudo de Viabilidade. Logo devido à grande procura por esses estudos, o referido trabalho tem por objetivo desenvolver um procedimento de avaliação de desempenho de alternativas de transporte de público para auxiliar, em particular, aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Este procedimento de avaliação de desempenho desenvolvido é pautado em indicadores das dimensões exclusivas (dimensões: técnica, financeira e política), em índices das dimensões ponderáveis (ambiental, econômica e social) e no índice global para o EVTEA. Com esse conjunto de indicadores e índices foi possível ter um instrumento de auxílio na tomada de decisão para os EVTEA, não só contribuindo para o planejamento estratégico, mas também para o tático-operacional. Os índices propostos são obtidos a partir de um conjunto de indicadores representativos do EVTEA associados a implantação de um novo modo de transporte urbano. Esta importância entre os indicadores para a criação dos índices foi conseguida por meio de consulta a especialistas e a posteriori empregando o método de análise hierárquica (AHP), que permitiu tratar e agregar variáveis de naturezas qualitativa e quantitativa. Com a criação dos índices tem-se elementos que auxiliarão aos tomadores de decisão no planejamento estratégico da implantação de um novo modo de transporte e no planejamento tático-operacional de todo o sistema de transporte. Assegurando, desta forma, uma melhor mobilidade nos centros urbanos e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a população.

Uma avaliação ambiental da utilização de caminhão e triciclo na distribuição física de bebidas na cidade do Rio de Janeiro

Autora: Amanda Fernandes Ferreira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Março/2015

Esse estudo tem por objetivo fazer uma análise do desempenho ambiental de dois diferentes cenários utilizados por uma empresa de bebidas na distribuição de seus produtos na cidade do Rio de Janeiro. Esses cenários são: entrega direta para o consumidor utilizando caminhões e o uso de “caminhão + triciclo”. Esse estudo apresenta comparação de características de operação dos dois cenários, mas tem como foco principal a análise da emissão de poluentes e gás de efeito estufa, para as duas configurações de distribuição. Para tanto, foram acompanhadas rotas que passaram utilizar “caminhão + triciclo”. Dados de campo foram obtidos utilizando-se equipamentos de Global Positioning System (GPS). A emissão de poluentes foi simulada utilizando-se o método de Monte-Carlo. Os resultados desse estudo sugerem que para condições operacionais semelhantes, à combinação de “caminhão + triciclo” é mais eficiente em termos de emissões de CO2, CO, NOx, NMHC e Material Particulado quando consideramos a emissão por quilômetro e mais eficiente em termos de emissão de CO2 e NOx quando comparamos as duas configurações em emissão por ciclo. No entanto, em relação ao custo de capital e de consumo de combustível, essa configuração se mostrou mais onerosa.