Procedimento de auxílio ao estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de projetos de transporte urbano coletivo

Autor: Bianca Cipriano da Silva Zary

Orientadores: Marcelino Aurélio Vieira da Silva e José Carlos Cesar Amorim

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Março / 2015

Os projetos de transporte urbanos concebidos para melhor atender a população nos grandes centros devem, com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana do ano de 2012, contribuir para o acesso universal à cidade. Contudo, os aglomerados urbanos vêm, durante anos, sofrendo com a lentidão com que essa Política teve para obter status de lei federal. Em virtude desta demora, atualmente, o país vem buscando a minimização dessa negligência de anos por meio de planejamento estratégico. Desta forma, os projetos de transporte urbano têm sido desenvolvidos procurado a melhoria da mobilidade das cidades. Antes de ser iniciado um projeto de transporte urbano, há a necessidade de um estudo prévio, conhecido como Estudo de Viabilidade. Logo devido à grande procura por esses estudos, o referido trabalho tem por objetivo desenvolver um procedimento de avaliação de desempenho de alternativas de transporte de público para auxiliar, em particular, aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Este procedimento de avaliação de desempenho desenvolvido é pautado em indicadores das dimensões exclusivas (dimensões: técnica, financeira e política), em índices das dimensões ponderáveis (ambiental, econômica e social) e no índice global para o EVTEA. Com esse conjunto de indicadores e índices foi possível ter um instrumento de auxílio na tomada de decisão para os EVTEA, não só contribuindo para o planejamento estratégico, mas também para o tático-operacional. Os índices propostos são obtidos a partir de um conjunto de indicadores representativos do EVTEA associados a implantação de um novo modo de transporte urbano. Esta importância entre os indicadores para a criação dos índices foi conseguida por meio de consulta a especialistas e a posteriori empregando o método de análise hierárquica (AHP), que permitiu tratar e agregar variáveis de naturezas qualitativa e quantitativa. Com a criação dos índices tem-se elementos que auxiliarão aos tomadores de decisão no planejamento estratégico da implantação de um novo modo de transporte e no planejamento tático-operacional de todo o sistema de transporte. Assegurando, desta forma, uma melhor mobilidade nos centros urbanos e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a população.

Uma avaliação ambiental da utilização de caminhão e triciclo na distribuição física de bebidas na cidade do Rio de Janeiro

Autora: Amanda Fernandes Ferreira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Março/2015

Esse estudo tem por objetivo fazer uma análise do desempenho ambiental de dois diferentes cenários utilizados por uma empresa de bebidas na distribuição de seus produtos na cidade do Rio de Janeiro. Esses cenários são: entrega direta para o consumidor utilizando caminhões e o uso de “caminhão + triciclo”. Esse estudo apresenta comparação de características de operação dos dois cenários, mas tem como foco principal a análise da emissão de poluentes e gás de efeito estufa, para as duas configurações de distribuição. Para tanto, foram acompanhadas rotas que passaram utilizar “caminhão + triciclo”. Dados de campo foram obtidos utilizando-se equipamentos de Global Positioning System (GPS). A emissão de poluentes foi simulada utilizando-se o método de Monte-Carlo. Os resultados desse estudo sugerem que para condições operacionais semelhantes, à combinação de “caminhão + triciclo” é mais eficiente em termos de emissões de CO2, CO, NOx, NMHC e Material Particulado quando consideramos a emissão por quilômetro e mais eficiente em termos de emissão de CO2 e NOx quando comparamos as duas configurações em emissão por ciclo. No entanto, em relação ao custo de capital e de consumo de combustível, essa configuração se mostrou mais onerosa.

Uma contribuição na estrutura dos fluxos logísticos reversos das lojas de departamentos

Autor: Diana Mery Messias Lopes

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Julho/2009

O objetivo deste estudo é propor uma estrutura para gestão dos processos da cadeia logística reversa de bens de pós-venda das empresas que trabalham com setor de varejo, em especial, para caso das lojas de departamentos. Essa gestão dos processos da cadeia logística reversa de bens de pós-venda foi desenvolvida a partir da teoria que aborda os aspectos estruturantes do fluxo reverso e dos estudos de caso de logística reversa aplicados ao varejo. Através deste, elaborou-se um questionário que serviu de orientação para as entrevistas realizadas nas empresas. E que permitiu identificar e caracterizar os processos e as atividades na logística reversa nas empresas estudadas por intermédio das perguntas do questionário e diagnosticar as tarefas que compõem os processos de fluxos reversos. Os resultados desta pesquisa permitiram identificar qual empresa possui o fluxo reverso mais estruturado.

Uma contribuição para a gestão operacional de ferrovias por meio de simulação probabilística

Autor: Thadeu Renato Brandão Vieira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Conclusão: Abril/2009

As empresas do setor ferroviário têm dado importância à logística como um ponto estratégico. Esta tendência é impulsionada pelo aumento da complexidade das operações aliada à exigência de altos níveis de serviço por parte dos clientes. Conjuntamente à logística, a modernização e a incorporação de novas tecnologias foram surgindo dentro de todas as áreas das empresas ferroviárias, incluindo a área operacional. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo exemplificar, por meio de uma aplicação prática, como a ferramenta de simulação probabilística permite auxiliar a gestão operacional ferroviária.

Uso de energia em transporte: análise comparativa de eficiência energética entre os ciclos de vida do gás natural veicular comprimido e da energia termelétrica a gás para uso final em automóveis leves

Autor: Mauro Pereira Hill

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Junho/2010

Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre duas fontes de energia para uso veicular considerado a cadeia de suprimento e uso final para cada alternativa sob a ótica do consumo e da eficiência energética. O procedimento utilizado é baseado na NBR ISSO 14040: Análise de Ciclo de Vida (ACV). A aplicação do procedimento estabelece uma análise comparativa capaz de verificar que o ciclo de vida do gás natural comprimido utilizado em veículos equipados com motores de combustão interna (de ciclo Otto) é menos eficiente energeticamente e consome mais energia do que o ciclo de vida da energia elétrica produzida a partir do gás natural em usinas termelétrica para uso final em veículos elétricos à bateria (plug in).

Veículo aéreo não tripulado: uma alternativa ao transporte de carga

Autor: Elder Soares Rodrigues

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade (técnica e operacional) de se utilizar um VANT para o transporte de carga de baixo peso e pequeno volume e a sua competitividade (custo/nível de serviço) na logística urbana, particularmente como alternativa as viagens realizadas por motocicletas. O sistema de transporte foi dividido em quatro subsistemas físicos (via, veículo, terminal e controle), onde o maior enfoque foi dado no veículo. Um VANT do tipo quadricóptero pesando 1,4 kg (com bateria e sem carga útil) foi montado e utilizado para se verificar a capacidade de carga útil, consumo energético e autonomia do veículo. Um VANT comercial também do tipo quadricóptero pesando 1,3 kg (com bateria e sem carga útil), similar ao VANT montado, também foi utilizado para se verificar a velocidade desse tipo de veículo. Foram realizados testes em motocicleta com o objetivo de se avaliar a velocidade, consumo energético e a razão entre as distâncias euclidiana e rodoviária. Os resultados analíticos e experimentais apontaram que o VANT é capaz de transportar cargas de baixo peso com autonomia para curtas e médias distâncias na logística urbana e com vantagem em termos de tempo de viagem, consumo de energia, custo financeiro da energia consumida e emissão de gases.