Metodologia para sistema de reconhecimento de transporte de carga sustentável

Autor: Rodrigo Rodrigues de Freitas

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Procedimento para definição de consórcios públicos responsáveis pela coleta de resíduos recicláveis domiciliares com base em medidas de ecoeficiência

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq  e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Conclusão: Agosto/2013

A formação de consórcios públicos pode ser uma opção para que regiões principalmente de países em desenvolvimento possam implementar a coleta de resíduos recicláveis. Neste contexto, esta Tese propõe um modelo de procedimento para definir consórcios públicos inter-regionais responsáveis pela implementação e pela operação da coleta diferenciada porta-a-porta. Esse procedimento é estruturado em onze etapas necessárias para a geração de opções de particionamento em (k) número de grupos e pela análise dessas opções por meio de medidas de desempenho financeiro e ambiental. Neste sentido, aplicou-se o referido procedimento para a definição de consórcios em uma região localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), composta por seis subregiões. Após a aplicação proposta, concluiu-se ser mais adequada a opção k = 2 grupos. Nessa opção, há a formação de um consórcio público composto por cinco sub-regiões de estudo e uma sub-região não deverá consorciar-se (esta é responsável pela geração de 73% dos resíduos recicláveis produzidos na região de estudo). Assim sendo, a aplicação deste procedimento permite auxiliar a tomada de decisão do analista que necessita implementar a coleta diferenciada porta-a-porta, como ação para aprimorar a gestão de resíduos sólidos de um  conjunto de sub-regiões em estudo.

Procedimento para identificação, análise e recomendação de boas práticas para o transporte de cargas

Autor: Cintia Machado de Oliveira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Conclusão: Novembro / 2016

Objetivou-se por meio desta tese, propor um procedimento inédito para identificar, analisar e recomendar boas práticas para o Transporte de Carga. Sua aplicação considerou resultados baseados na experiência internacional e apresentou compromisso com a realidade da megacidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa. Para coleta dos dados, optou-se por realizar pesquisas do tipo bibliográfica, documental, estudo de campo e estudo de caso. Especificamente para análise dos dados, optou-se pela adoção do grupo de foco. Os resultados alcançados no capitulo três, permitiram o aprimorando e a disseminação do conhecimento acerca dos conceitos que norteiam este estudo e são capazes de promover uma melhoria na prática do processo produtivo, além de oferecer uma contribuição inédita ao tema. Os resultados alcançados no capítulo quatro permitiram a identificação de um conjunto de boas práticas associadas à gestão sustentável do transporte de cargas e permitiu entender como esta, pode contribuir para a prática da logística sustentável. O procedimento proposto se mostrou adequado para a realização deste estudo e sua aplicação permitiu estabelecer recomendações para o TUC na megacidade do Rio de Janeiro. Devido a sua flexibilidade, o procedimento mostrou-se aplicável em qualquer outra cidade do mundo, sendo esta, mais uma contribuição inédita deste estudo. Quanto às limitações, o procedimento proposto tratou apenas da identificação, analise e recomendação de boas práticas, necessita-se, a partir de então, de um procedimento para escolher, aplicar e avaliar as boas práticas para o transporte de carga. Sendo esta também, a principal sugestão para trabalhos futuros.

Procedimento para reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa no processo de ensino-aprendizagem na área de transporte de carga

Autor: Suellem Deodoro Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Julho / 2014

Esta tese tem por objetivo principal reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa na área de transportes, a partir da elaboração de um procedimento que auxilie sua utilização como ferramenta educacional. O procedimento foi estruturado de forma a subsidiar: a escolha do jogo de empresa a ser utilizado em função dos objetivos pedagógicos da disciplina; a identificação do momento de inserção do jogo de empresa como ferramenta educacional auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem; a definição da dinâmica e de etapas de aplicação do jogo de empresa; e a forma de avaliação da aprendizagem dos alunos. Para validar o procedimento utilizou-se o Jogo do TECON, que é um jogo de empresa específico para a área de transportes e que aborda questões relacionadas ao planejamento operacional de terminais de contêineres. Utilizou-se ainda a ferramenta mapas conceituais para avaliar a aprendizagem proporcionada pelo jogo do TECON, visto que por meio da estrutura cognitiva do conhecimento é possível avaliar a aprendizagem significativa. A partir de aplicações realizadas para alunos dos 3° e 4° períodos do curso Técnico em Portos do CEFET/Itaguaí, e para alunos do 4° ano do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi possível verificar que o PROJOGOS auxiliou a inserção de Jogo do TECON e permitiu que o mesmo fosse considerado uma ferramenta educacional, principalmente no 3ª período, visto que contribuiu para a aquisição e consolidação do conhecimento dos alunos.

Ship emissions using Automatic Identification System and big data tool

Autora: Maricruz Aurelia Fun Sang Cepeda

Orientadores: Jean David Job Emmanuel, Marie Caprace e Marcio de Almeida D’Agosto

Sistematização de um inventário de emissões de gases de efeito estuda para mobilidade urbana

Autora: Magdala Satt Arioli

Orientadores: Helena Beatriz Betella Cibis e Márcio de Almeida D’Agosto

Um procedimento para escolha modal do transporte terrestre de carga geral no Brasil

Autor: Brunno Santos Gonçalves

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Conclusão: Março/2013

O objetivo da pesquisa é desenvolver um procedimento de escolha modal para avaliar o transporte terrestre de carga geral no Brasil e possíveis razões da predominância do transporte rodoviário sobre o transporte ferroviário. A aplicação deste procedimento permitiu entender que as operações ferroviárias brasileiras continuam pouco competitivas para o transporte de cargas gerais de alto valor agregado em termos de custos logísticos. Além disso, inferiu-se que a oferta de transporte é um fator determinante para o uso majoritário do transporte rodoviário na matriz de transporte de carga geral no Brasil, sendo a demanda para o transporte de carga geral brasileira elástica a este fator.

Uso do conceito de maximização de entropia para auxiliar na estimativa de matrizes origem-destino de carga com características dinâmicas

Autor: Marcelino Aurélio Vieira da Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Novembro / 2013

A presença de gerenciamento descentralizado e as possíveis idiossincrasias dos tomadores de decisão em um sistema de transporte utilizado para distribuição de um determinado tipo de carga resultam em um comportamento que a minimização do custo total do sistema não representa a realidade dos fluxos observados entre os pares origemdestino. Por se tratar de transporte de carga, as variáveis do problema como: quantidade de origens, de destinos, quantidade do produto movimentado, quantidade de ligações utilizadas, distância média de transporte variam com o tempo, caracterizando um comportamento dinâmico das matrizes observadas. Esta têm como objetivo deduzir um modelo e propor um método para estimar a distribuição de carga, utilizando a teoria de maximização de entropia combinada com o problema de transportes, considerando as características dinâmicas das variáveis envolvidas. Para atender a esse objetivo, o processo de calibração do modelo deduzido foi divido em duas etapas, uma denominada de tendência e outra de balanceamento. O procedimento foi aplicado para o caso de distribuição de soja, milho e açúcar e distribuição interna de bioetanol hidratado no Brasil. Pela análise de desempenho dos modelos, pode-se observar que apresentaram resultados melhores que os obtidos pelo problema de transportes e apresentaram valores altos de coeficiente de determinação e baixo de índice de dissimilaridade.