Concluído A gestão sustentável do transporte de carga no apoio a prática da logística verde

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto busca um aprofundamento sobre como a gestão do transporte de carga poderia apoiar as práticas da logística sustentável, logística verde e logística de baixo carbono.

Concluído Alternativas tecnológicas para ônibus no Rio de Janeiro

Cliente: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR),

Este projeto foi desenvolvido com a finalidade de assessorar a FETRANSPOR no estabelecimento de alternativas tecnológicas que possam ser utilizadas na propulsão de ônibus no Rio de Janeiro nos anos de 2014, quando se realizará a Copa do Mundo de Futebol e 2016, quando se realizarão as Olimpíadas.

Concluído Aprimoramento e difusão em rede de softwares educacionais de simulação para o ensino de transporte e logística (LABSIMNET)

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto teve como objetivo principal o aprimoramento e a difusão de 3 jogos educacionais, sendo 2 na forma de jogo de empresa e 1 na forma de jogo matemático com o objetivo de ensinar planejamento e gestão de transporte e logística, aplicados aos modos aéreo e marítimo/portuário, e matemática (financeira, estatística e geometria) aplicada à transporte, respectivamente, além da elaboração de um website que permite a divulgação e difusão desses jogos.

Concluído Cenário Energético no Setor de Transporte no Brasil

Cliente: Greenpeace

Este projeto teve como objetivo elaborar o inventário de consumo de energia e emissão de CO2 para o ano de 2010 e projeções considerando o cenário referencial (business as usual - BAU) e o cenário de revolução energética (energy revolution – ER) em intervalos decenais de 2020 a 2050.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Cenários prospectivos futuros para o uso de energia em transportes no Brasil e as emissões de GEE Cenário Business as Usual (BAU) - 2050

Órgão de fomento: CNPq e CAPES

O estudo tem como objetivo ilustrar o efeito da evolução tendencial do setor de transportes na demanda de energia, em particular no que se refere aos combustíveis fósseis e, consequentemente, nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Visa, portanto, auxiliar na tomada de decisão sobre as estratégias para mitigar as emissões de GEE. Sendo um instrumento de fundamental importância para se elaborar diretrizes de ações na área energética, contempla os aspectos econômicos, financeiros, sociais, ambientais, institucionais, tecnológicos e de recursos humanos e a interligação entre eles.

Concluído Comparativo de consumo de combustível entre ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado e ônibus convencionais

O projeto tem como objetivo identificar o rendimento energético (km/l) e os coeficientes de consumo (l/km) dos ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado, identificando o impacto deste equipamento para todos os casos, considerando os seguintes tipos de veículo: (1) Ônibus urbano convencional; (2) Ônibus urbano convencional com ar condicionado; (3) Ônibus rodoviário com ar condicionado e (4) Ônibus urbanos articulados com ar condicionado.

Concluído Comparativo de consumo de combustível entre ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado e ônibus convencionais

Este estudo tem como objetivo identificar o rendimento energético (km/l) e os coeficientes de consumo (l/km) dos ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado, identificando o impacto deste equipamento para todos os casos, considerando os tipos de veículo: Ônibus urbano convencional; Ônibus urbano convencional com ar condicionado; Ônibus rodoviário com ar condicionado e Ônibus urbanos articulados com ar condicionado.

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR.

Relatório Parcial I

Em andamento Deep Decarbonization Pathways in Emerging economies. Brazil, China, India, Indonesia, and South Africa – DDP BIICS

O projeto se baseia na comunidade desenvolvida por meio do Projeto Deep Descarbonization Pathways e compartilhará procedimentos com os membros da Plataforma 2050 Pathways para apoiar seu processo de desenvolvimento de estratégias de longo prazo. O objetivo é desenvolver cenários de descarbonização do transporte de passageiros do Brasil para 2050, considerando áreas metropolitanas e não metropolitanas, além de perfis de viagens restritas e não restritas.

Concluído Desenvolvimento de Modelo de Suporte ao Projeto e Análise de Desempenho das Operações de Transbordo do HUB de Tripulações de Operações do Pré-Sal na Bacia de Santos

Cliente: OAS Óleo & Gás Ltda.

Este projeto tem como objetivo a realização de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de um modelo de simulação para suportar as análises de operações do Hub avançado de tripulações para operações do Pré-Sal (denominado como HubPax) para a OAS Óleo & Gás Ltda. Assim, os principais objetivos do trabalho serão desenvolver um estudo sobre as operações de transbordo do HubPax e a partir desse desenvolver um modelo de simulação para suportar as análises de confiabilidade do sistema em estudo, derivadas das análises de condições operacionais específicas, tanto de embarcações como de transporte aéreo às plataformas avançadas de produção, e também projetar alterações sugeridas que visem à adequação das operações a estas decisões.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Diretrizes CT-Transportes: Diretrizes Estratégicas em Ciência, Tecnologia (CT&I) e Inovação para a pesquisa em transportes no Brasil

O projeto elaboração de proposta de diretrizes estratégicas em CT&I para a pesquisa em transportes com aplicação nos próximos 10 anos como subsídio ao o Fundo Setorial CT–Transportes no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.