O Laboratório de Transportes de Cargas (LTC) está vinculado ao Programa de Engenharia de Transportes (PET), que é um dos 13 programas que compõem a COPPE/UFRJ e, dentre os cursos de pós-graduação em engenharia de transporte, foi o curso melhor avaliado pela CAPES no País, portanto vem assumido destacada posição na produção e propagação de conhecimento técnico e científico no Brasil. A Coppe já formou mais de 17 mil mestres e doutores. Conta com 348 professores, 450 funcionários e 2.500 alunos cursando pós-graduação em seus 13 programas. Tem 130 laboratórios e 140 patentes depositadas. Fundada pelo professor Alberto Luiz Galvão Coimbra, instituiu um modelo de pós-graduação inovador no Brasil, contribuindo para a criação da pós-graduação no país.

O LTC surgiu em março de 2009 por iniciativa do Professor Márcio D’Agosto que, desde então, vem coordenando os diversos projetos de pesquisa do laboratório. Ao longo desse período, foram estabelecidas muitas parcerias com instituições públicas e privadas como, por exemplo, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR), a Federação dos Transportes de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSCARGA), a BR Distribuidora, a Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (SAE), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Man Latin America, a Scania Latin America, a C40 Cities, o Greenpeace, a Coca-Cola, os Correios, o Grupo Pão de Açúcar, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, dentre outros. Dentre as parcerias estabelecidas dentro da COPPE, pode-se citar o Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb) vinculado ao Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE, o Programa de Engenharia Naval e Oceânica (PENO), o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA), o Centro Clima, o Planett, o Labsen e o Escritório do Fundo Verde.

Pode-se destacar ainda a parceria com o renomado Massachussets Institute of Technology (MIT), por meio do Center for Transport and Logistics (CTL), desenvolvendo pesquisas que envolvem a temática da logística urbana, sobretudo no que diz respeito à atividade de sustentabilidade no transporte urbano de carga. Esta parceria permite que a equipe do LTC participe do Scale Latin America, rede de Universidades Latino-americanas que tem parceria com o MIT/CTL. Todas as atividades de pesquisa realizadas até então propiciaram a publicação de 157 trabalhos científicos nos onze anos de existência do laboratório, sendo 83 artigos em periódicos internacionais e nacionais, 6 livros, 10 capítulos de livros, 51 artigos em anais de congressos e 7 artigos em revistas e jornais. Dentre tais publicações pode-se destacar 27 artigos considerados como publicação avançada, segundo as regras da Comissão de Avaliação de Docentes (CAD). Além disso, forneceram material para a elaboração de 21 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado.

Missão

O Laboratório de Transportes de Cargas (LTC) tem como missão desenvolver pesquisa na área de transporte sustentável e apoiar/complementar a formação de recursos humanos, promovendo seu aperfeiçoamento contínuo.

Visão

O Laboratório de Transportes de Cargas (LTC) tem como visão ser reconhecido como um Laboratório de excelência em pesquisa avançada, desenvolvimento de tecnologia e aprimoramento da formação de recursos humanos em sustentabilidade em mobilidade e logística.

Objetivos

• Produzir pesquisa avançada de excelência em nível técnico, de graduação e de pós-graduação;
  • Fornecer conhecimento, tratamento de dados e informação segura e de qualidade relacionados à área de transportes, com ênfase em transporte de carga;
  • Desenvolver e difundir, por meio de avaliação técnica, econômica e socioambiental, tecnologias sustentáveis na área de transporte que proporcione constante atualização do conhecimento na área;
  • Oferecer um espaço dinâmico para pesquisa que envolva alunos, professores e pesquisadores em nível nacional e internacional.