Estudo de pré-viabilidade econômico-financeira e ambiental do aumento da escala da produção de biodiesel a partir do óleo residual da produção de etanol de milho via rota enzimática
O projeto visa realizar um estudo de pré-viabilidade econômico-financeira e ambiental para a adaptação de uma usina com nova tecnologia de produção de biodiesel por rota enzimática de parte da sua capacidade instalada a partir do uso óleo residual da produção do etanol de milho. O estudo considerará uma usina de biodiesel convencional (rota química) em operação, localizada no estado do Rio de Janeiro, de modo a obter o custo real da produção do biodiesel nessas condições e avaliar sua competitividade no mercado nacional, de modo a ampliar a oferta desse combustível no país para atender o aumento gradual da mistura desse bicombustível no diesel mineral.
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Ampliando o alcance da mobilidade ativa no laboratório vivo da Cidade Universitária da UFRJ
O projeto “Ampliando o alcance da mobilidade ativa no laboratório vivo da Cidade Universitária da UFRJ” tem por objetivo instalar um sistema de compartilhamento de bicicletas no campus da Cidade Universitária da UFRJ, localizado na Ilha do Fundão. O sistema adotado, conhecido como dockless, tem como característica principal não possuir bases fixas de ancoragem de bicicletas e ainda hoje há poucos exemplos de utilização no Brasil e aparentes vantagens dentro dos pilares econômico, social e ambiental da sustentabilidade.
O projeto atual visa desenvolver um ambiente piloto vivo que forneça mobilidade ativa à Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, além de monitorar informações consideradas relevantes para atender ao conceito de cidade inteligente por meio do uso do sistema dockless de compartilhamento de bicicletas.
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Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de caminhões com motores elétrico à bateria e ciclo diesel Euro VI produzidos pela indústria brasileira
Aplicar a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) completa, por meio da abordagem do berço ao portão e do poço à roda, considerando a realidade brasileira para a produção e operação de caminhões elétricos a bateria plug-in e caminhão do ciclo Diesel Euro VI desenvolvidos e produzido no Brasil. Para tal, será selecionado um veículo-tipo representativo da atividade de transporte de carga nacional e que seja fabricado no país.
Com base nas normas ISO 14040 e 14044:2009, o método proposto permitirá a avaliação do primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e fabricado no Brasil e um do ciclo Diesel Euro VI.
O ineditismo de ambos os modelos de caminhões reforça o potencial do estudo como uma referência para benchmarking, a partir da divulgação de dados primários tratados e dos resultados de ACV de veículos de carga na indústria brasileira, algo ainda escasso no Brasil e na América Latina.
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