A transição de um caminho de desenvolvimento intensivo em carbono para uma economia de baixo carbono requer a compreensão das fontes de emissão e suas causas. Para alcançar a meta de 1,5°C estabelecida no Acordo de Paris, os países devem desenvolver estudos que não apenas façam estimativas com base em dados históricos de emissões de GEE e consumo de energia, mas também projeções considerando diferentes níveis de ambição e comprometimento político. Este artigo político fornece cenários de uso de energia e emissões de GEE do setor de transporte até 2050, considerando os compromissos nacionais do Brasil e sua ação climática.

Dois cenários são desenvolvidos com base em diferentes níveis de comprometimento governamental. Os resultados mostram que, se o Brasil seguir metas de mitigação bastante ambiciosas e concretas, é possível reduzir as emissões do ano de 2050 em até 25% em relação aos níveis de 2005 (contra um aumento de 101% no cenário conservador). Além disso, a análise de custos aponta que as eletrificações de carros, caminhões e ônibus são ações de mitigação com perspectivas interessantes para 2050. No entanto, barreiras relacionadas ao financiamento, modelos de concessão, normas e regulamentações para novas tecnologias e modelos de negócio precisam ser superadas.

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