Cenários prospectivos tecnológicos para o transporte rodoviário de cargas no Brasil: o caso da frota de caminhões

Autor: André Dulce Gonçalves Maia

Orientador: Ronaldo Balassiano e Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: junho/2009

Esta tese consiste na formulação de cenários futuros tecnológicos para a frota brasileira de caminhões no horizonte de 2021. Para tanto, foi elaborado, num primeiro momento, um diagnóstico do setor através da análise da evolução histórica e das características principais da frota de caminhões, no âmbito nacional e internacional, para a identificação dos cenários. Foram considerados 28 eventos tecnológicos divididos em seis grupos (segurança, combustíveis alternativos e eficiência energética, tecnologia veicular de materiais, esquemas operacionais, conforto e meio ambiente) e diretrizes políticas. Na sequência, aplica-se a técnica delphi e de impactos cruzados para identificar as possibilidades de ocorrência desses eventos no tempo horizonte considerado, assim como as situações mais prováveis e desejáveis de cada evento e as relações ente os eventos. Por meio do uso do programa Puma, foi possível gerar cenários, totalizando 512 combinações. A tendência, segundo a metodologia adotada, de ocorrência do cenário mais provável é de 59%. Neste contexto, para os eventos tecnológicos considerados, observou-se que três são ligados especificamente à dimensão segurança veicular (E21, E22, E23); refere-se à tecnologia veicular de materiais (E7) e outro ao meio-ambiente (E19). Os resultados obtidos neste estudo podem contribuir para subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas nesse segmento da indústria automotiva e para a revisão de propriedades no âmbito do Transporte Rodoviário de Carga e, mais precisamente, nos aspectos referentes à sustentabilidade da produção desses vínculos.

Análise da eficiência da cadeia energética para as principais fontes de energia utilizadas em veículos rodoviários no Brasil

Autor: Márcio de Almeida D’Agosto

Orientador: Suzana Kahn Ribeiro

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ

Conclusão: novembro/2004

Este trabalho tem como objetivo específico a análise comparativa de alternativas de fontes de energia para o transporte rodoviário por meio de um procedimento que leve em consideração toda a cadeia de suprimento e uso final de cada alternativa sob a óptica da eficiência de seus processos, em particular a eficiência energética. Este procedimento desenvolvido com base na ferramenta de análise de ciclo de vida (ACV), em particular suas duas primeiras fases: objetivo e escopo e análise do inventário. Como parte do procedimento propõe-se um modelo de ciclo de vida para as fontes de energia para o transporte rodoviário elaborado segundo estrutura modular capaz de admitir refinamentos sucessivos. Sua aplicação se dá na análise comparativa dos ciclos de vida da gasolina C, óleo diesel, álcool etílico hidratado combustível (AEHC), gás natural comprimido (GNC) e biodiesel (éster metílico de óleo de soja), considerando o seu uso final no transporte urbano no Município do Rio de Janeiro. Os resultados permitem que se identifique as vantagens no uso de combustíveis renováveis oriundos da biomassa, opção particularmente interessante para a realidade brasileira.