Uma proposta de aprendizado multidisciplinar por meio da construção de um VANT (Veículo Aéreo não Tripulado)

O objetivo geral deste estudo consiste na montagem de um VANT (veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente) capaz de realizar entrega de pequenos volumes na Cidade Universitária da UFRJ. Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver todo o processo de aquisição, elaboração de orçamentos, compra de componentes, acompanhamento de entrega e conferência dos mesmos.

Relatório parcial: ainda não disponível

ICAT Brazil Project - Setor de Transportes

O projeto teve como objetivo estabelecer e aplicar metodologia de cálculo do efeito de políticas e medidas de mitigação setoriais, em termos de redução/remoção de emissões de GEE, para permitir o acompanhamento do progresso de sua implantação e do cumprimento das metas estabelecidas na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) que o Brasil apresentou como sua contribuição ao Acordo de Paris: redução das emissões nacionais de 38% em 2025 e de 43% em 2030, em relação ao nível de emissões de 2005 o que equivale ao limite de emissões líquidas de 1.3 Gt, em 2025 e 1.2, em 2030, ao largo da economia. Estabelecer e aplicar metodologia de avaliação dos impactos dessas políticas e medidas de mitigação, em termos de custos, e propor indicadores de progresso de sua execução.

Quarta Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - Setor de Transportes

O projeto visa atender a execução das diversas atividades do projeto BRA/16/G31, auxiliando o governo brasileiro a realizar as atividades necessárias para preparar a 4ª Comunicação Nacional (4CN) e os Relatórios de Atualização Bienal (BUR), a fim de atender às obrigações do país no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC em inglês). A meta do projeto é permitir ao Governo do Brasil aperfeiçoar dados disponíveis sobre emissões, realizar pesquisas orientadas e fortalecer capacidades e instituições técnicas para lidar com mitigação e adaptação. O MCTIC desempenha função de agência executora desse projeto, enquanto o PNUD é a agência implementadora.

Transição energética no Brasil: um cenário compatível com o acordo de Paris para o setor de transportes até 2050

A transição de um caminho de desenvolvimento intensivo em carbono para uma economia de baixo carbono requer a compreensão das fontes de emissão e suas causas. Para alcançar a meta de 1,5°C estabelecida no Acordo de Paris, os países devem desenvolver estudos que não apenas façam estimativas com base em dados históricos de emissões de GEE e consumo de energia, mas também projeções considerando diferentes níveis de ambição e comprometimento político. Este artigo político fornece cenários de uso de energia e emissões de GEE do setor de transporte até 2050, considerando os compromissos nacionais do Brasil e sua ação climática.

Dois cenários são desenvolvidos com base em diferentes níveis de comprometimento governamental. Os resultados mostram que, se o Brasil seguir metas de mitigação bastante ambiciosas e concretas, é possível reduzir as emissões do ano de 2050 em até 25% em relação aos níveis de 2005 (contra um aumento de 101% no cenário conservador). Além disso, a análise de custos aponta que as eletrificações de carros, caminhões e ônibus são ações de mitigação com perspectivas interessantes para 2050. No entanto, barreiras relacionadas ao financiamento, modelos de concessão, normas e regulamentações para novas tecnologias e modelos de negócio precisam ser superadas.

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