Em andamento Estudo de pré-viabilidade econômico-financeira e ambiental do aumento da escala da produção de biodiesel a partir do óleo residual da produção de etanol de milho via rota enzimática

O projeto visa realizar um estudo de pré-viabilidade econômico-financeira e ambiental para a adaptação de uma usina com nova tecnologia de produção de biodiesel por rota enzimática de parte da sua capacidade instalada a partir do uso óleo residual da produção do etanol de milho. O estudo considerará uma usina de biodiesel convencional (rota química) em operação, localizada no estado do Rio de Janeiro, de modo a obter o custo real da produção do biodiesel nessas condições e avaliar sua competitividade no mercado nacional, de modo a ampliar a oferta desse combustível no país para atender o aumento gradual da mistura desse bicombustível no diesel mineral.

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Em andamento Ampliando o alcance da mobilidade ativa no laboratório vivo da Cidade Universitária da UFRJ

O projeto “Ampliando o alcance da mobilidade ativa no laboratório vivo da Cidade Universitária da UFRJ” tem por objetivo instalar um sistema de compartilhamento de bicicletas no campus da Cidade Universitária da UFRJ, localizado na Ilha do Fundão. O sistema adotado, conhecido como dockless, tem como característica principal não possuir bases fixas de ancoragem de bicicletas e ainda hoje há poucos exemplos de utilização no Brasil e aparentes vantagens dentro dos pilares econômico, social e ambiental da sustentabilidade.

O projeto atual visa desenvolver um ambiente piloto vivo que forneça mobilidade ativa à Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, além de monitorar informações consideradas relevantes para atender ao conceito de cidade inteligente por meio do uso do sistema dockless de compartilhamento de bicicletas.

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Em andamento Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de caminhões com motores elétrico à bateria e ciclo diesel Euro VI produzidos pela indústria brasileira

Aplicar a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) completa, por meio da abordagem do berço ao portão e do poço à roda, considerando a realidade brasileira para a produção e operação de caminhões elétricos a bateria plug-in e caminhão do ciclo Diesel Euro VI desenvolvidos e produzido no Brasil. Para tal, será selecionado um veículo-tipo representativo da atividade de transporte de carga nacional e que seja fabricado no país.

Com base nas normas ISO 14040 e 14044:2009, o método proposto permitirá a avaliação do primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e fabricado no Brasil e um do ciclo Diesel Euro VI.

O ineditismo de ambos os modelos de caminhões reforça o potencial do estudo como uma referência para benchmarking, a partir da divulgação de dados primários tratados e dos resultados de ACV de veículos de carga na indústria brasileira, algo ainda escasso no Brasil e na América Latina.

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Concluído Transição energética no Brasil: um cenário compatível com o acordo de Paris para o setor de transportes até 2050

A transição de um caminho de desenvolvimento intensivo em carbono para uma economia de baixo carbono requer a compreensão das fontes de emissão e suas causas. Para alcançar a meta de 1,5°C estabelecida no Acordo de Paris, os países devem desenvolver estudos que não apenas façam estimativas com base em dados históricos de emissões de GEE e consumo de energia, mas também projeções considerando diferentes níveis de ambição e comprometimento político. Este artigo político fornece cenários de uso de energia e emissões de GEE do setor de transporte até 2050, considerando os compromissos nacionais do Brasil e sua ação climática.

Dois cenários são desenvolvidos com base em diferentes níveis de comprometimento governamental. Os resultados mostram que, se o Brasil seguir metas de mitigação bastante ambiciosas e concretas, é possível reduzir as emissões do ano de 2050 em até 25% em relação aos níveis de 2005 (contra um aumento de 101% no cenário conservador). Além disso, a análise de custos aponta que as eletrificações de carros, caminhões e ônibus são ações de mitigação com perspectivas interessantes para 2050. No entanto, barreiras relacionadas ao financiamento, modelos de concessão, normas e regulamentações para novas tecnologias e modelos de negócio precisam ser superadas.

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Concluído Deep Decarbonization Pathways in Emerging economies. Brazil, China, India, Indonesia, and South Africa – DDP BIICS

O projeto se baseia na comunidade desenvolvida por meio do Projeto Deep Descarbonization Pathways e compartilhará procedimentos com os membros da Plataforma 2050 Pathways para apoiar seu processo de desenvolvimento de estratégias de longo prazo. O objetivo é desenvolver cenários de descarbonização do transporte de passageiros do Brasil para 2050, considerando áreas metropolitanas e não metropolitanas, além de perfis de viagens restritas e não restritas.

Concluído Quarta Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - Setor de Transportes

O projeto visa atender a execução das diversas atividades do projeto BRA/16/G31, auxiliando o governo brasileiro a realizar as atividades necessárias para preparar a 4ª Comunicação Nacional (4CN) e os Relatórios de Atualização Bienal (BUR), a fim de atender às obrigações do país no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC em inglês). A meta do projeto é permitir ao Governo do Brasil aperfeiçoar dados disponíveis sobre emissões, realizar pesquisas orientadas e fortalecer capacidades e instituições técnicas para lidar com mitigação e adaptação. O MCTIC desempenha função de agência executora desse projeto, enquanto o PNUD é a agência implementadora.

Concluído ICAT Brazil Project - Setor de Transportes

O projeto teve como objetivo estabelecer e aplicar metodologia de cálculo do efeito de políticas e medidas de mitigação setoriais, em termos de redução/remoção de emissões de GEE, para permitir o acompanhamento do progresso de sua implantação e do cumprimento das metas estabelecidas na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) que o Brasil apresentou como sua contribuição ao Acordo de Paris: redução das emissões nacionais de 38% em 2025 e de 43% em 2030, em relação ao nível de emissões de 2005 o que equivale ao limite de emissões líquidas de 1.3 Gt, em 2025 e 1.2, em 2030, ao largo da economia. Estabelecer e aplicar metodologia de avaliação dos impactos dessas políticas e medidas de mitigação, em termos de custos, e propor indicadores de progresso de sua execução.

Concluído Uma proposta de aprendizado multidisciplinar por meio da construção de um VANT (Veículo Aéreo não Tripulado)

O objetivo geral deste estudo consiste na montagem de um VANT (veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente) capaz de realizar entrega de pequenos volumes na Cidade Universitária da UFRJ. Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver todo o processo de aquisição, elaboração de orçamentos, compra de componentes, acompanhamento de entrega e conferência dos mesmos.

Relatório parcial: ainda não disponível

Concluído Comparativo de consumo de combustível entre ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado e ônibus convencionais

Este estudo tem como objetivo identificar o rendimento energético (km/l) e os coeficientes de consumo (l/km) dos ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado, identificando o impacto deste equipamento para todos os casos, considerando os tipos de veículo: Ônibus urbano convencional; Ônibus urbano convencional com ar condicionado; Ônibus rodoviário com ar condicionado e Ônibus urbanos articulados com ar condicionado.

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR.

Relatório Parcial I

Concluído Projeto IES – Brasil 2 – Capítulo de transporte

O projeto tem por objetivo obter um cenário de matriz energética para os transportes no Brasil, em intervalos de cinco em cinco anos até 2050, considerando consumo de energia e emissões de Gases de Efeitos Estufa (GEE). O cenário considera a evolução tendencial do setor de transporte, sendo o cenário “Referencial” (BAU - Business as Usual).

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Clima).

Relatório parcial: ainda não disponível