Dissertação Sustentabilidade ambiental em hospitais de campanha: o caso da COVID-19 no Brasil
Autora: Antônia Roussouliéres Gonçalves da Fonte
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
TCC Soluções para o transporte urbano de cargas na etapa de “last mile” e sua aplicação em países em desenvolvimento
Autor: Camila de Oliveira Souza
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: janeiro/2019
Com o aumento da densidade populacional das cidades, a adequação aos requisitos para proteção do meio ambiente torna-se cada vez mais necessária. No entanto, as operações de frete urbano precisam alcançar toda a malha urbana de maneira eficiente para transportadores e consumidores representando assim, um grande desafio nas áreas metropolitanas. O tráfego de cargas é responsável por boa parte dos custos de congestionamento, e a situação tende a piorar à medida que as entregas urbanas continuam a crescer. Este trabalho pretende identificar e analisar as soluções presentes na literatura para o transporte urbano de carga, considerando apenas a etapa de entrega ao consumidor final (last mile). Através de uma revisão bibliográfica sistemática será feita a seleção de artigos relacionados ao tema a fim de propor possíveis soluções ao transporte urbano de carga em países em desenvolvimento.
tese Sistematização de um inventário de emissões de gases de efeito estuda para mobilidade urbana
Autora: Magdala Satt Arioli
Orientadores: Helena Beatriz Betella Cibis e Márcio de Almeida D’Agosto
tese Ship emissions using Automatic Identification System and big data tool
Autora: Maricruz Aurelia Fun Sang Cepeda
Orientadores: Jean David Job Emmanuel, Marie Caprace e Marcio de Almeida D’Agosto
Dissertação Seleção de Indicadores chave de performance para o transporte de carga baseados nos critérios ESG e sua relação como os veículos elétricos
Autora: Lorena Mirela Ricci
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Daniel Neves Schmitz Gonçalves
tese Procedimento para reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa no processo de ensino-aprendizagem na área de transporte de carga
Autor: Suellem Deodoro Silva
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Conclusão: Julho / 2014
Esta tese tem por objetivo principal reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa na área de transportes, a partir da elaboração de um procedimento que auxilie sua utilização como ferramenta educacional. O procedimento foi estruturado de forma a subsidiar: a escolha do jogo de empresa a ser utilizado em função dos objetivos pedagógicos da disciplina; a identificação do momento de inserção do jogo de empresa como ferramenta educacional auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem; a definição da dinâmica e de etapas de aplicação do jogo de empresa; e a forma de avaliação da aprendizagem dos alunos. Para validar o procedimento utilizou-se o Jogo do TECON, que é um jogo de empresa específico para a área de transportes e que aborda questões relacionadas ao planejamento operacional de terminais de contêineres. Utilizou-se ainda a ferramenta mapas conceituais para avaliar a aprendizagem proporcionada pelo jogo do TECON, visto que por meio da estrutura cognitiva do conhecimento é possível avaliar a aprendizagem significativa. A partir de aplicações realizadas para alunos dos 3° e 4° períodos do curso Técnico em Portos do CEFET/Itaguaí, e para alunos do 4° ano do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi possível verificar que o PROJOGOS auxiliou a inserção de Jogo do TECON e permitiu que o mesmo fosse considerado uma ferramenta educacional, principalmente no 3ª período, visto que contribuiu para a aquisição e consolidação do conhecimento dos alunos.
tese Procedimento para identificação, análise e recomendação de boas práticas para o transporte de cargas
Autor: Cintia Machado de Oliveira
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Conclusão: Novembro / 2016
Objetivou-se por meio desta tese, propor um procedimento inédito para identificar, analisar e recomendar boas práticas para o Transporte de Carga. Sua aplicação considerou resultados baseados na experiência internacional e apresentou compromisso com a realidade da megacidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa. Para coleta dos dados, optou-se por realizar pesquisas do tipo bibliográfica, documental, estudo de campo e estudo de caso. Especificamente para análise dos dados, optou-se pela adoção do grupo de foco. Os resultados alcançados no capitulo três, permitiram o aprimorando e a disseminação do conhecimento acerca dos conceitos que norteiam este estudo e são capazes de promover uma melhoria na prática do processo produtivo, além de oferecer uma contribuição inédita ao tema. Os resultados alcançados no capítulo quatro permitiram a identificação de um conjunto de boas práticas associadas à gestão sustentável do transporte de cargas e permitiu entender como esta, pode contribuir para a prática da logística sustentável. O procedimento proposto se mostrou adequado para a realização deste estudo e sua aplicação permitiu estabelecer recomendações para o TUC na megacidade do Rio de Janeiro. Devido a sua flexibilidade, o procedimento mostrou-se aplicável em qualquer outra cidade do mundo, sendo esta, mais uma contribuição inédita deste estudo. Quanto às limitações, o procedimento proposto tratou apenas da identificação, analise e recomendação de boas práticas, necessita-se, a partir de então, de um procedimento para escolher, aplicar e avaliar as boas práticas para o transporte de carga. Sendo esta também, a principal sugestão para trabalhos futuros.
tese Procedimento para definição de consórcios públicos responsáveis pela coleta de resíduos recicláveis domiciliares com base em medidas de ecoeficiência
Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Conclusão: Agosto/2013
A formação de consórcios públicos pode ser uma opção para que regiões principalmente de países em desenvolvimento possam implementar a coleta de resíduos recicláveis. Neste contexto, esta Tese propõe um modelo de procedimento para definir consórcios públicos inter-regionais responsáveis pela implementação e pela operação da coleta diferenciada porta-a-porta. Esse procedimento é estruturado em onze etapas necessárias para a geração de opções de particionamento em (k) número de grupos e pela análise dessas opções por meio de medidas de desempenho financeiro e ambiental. Neste sentido, aplicou-se o referido procedimento para a definição de consórcios em uma região localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), composta por seis subregiões. Após a aplicação proposta, concluiu-se ser mais adequada a opção k = 2 grupos. Nessa opção, há a formação de um consórcio público composto por cinco sub-regiões de estudo e uma sub-região não deverá consorciar-se (esta é responsável pela geração de 73% dos resíduos recicláveis produzidos na região de estudo). Assim sendo, a aplicação deste procedimento permite auxiliar a tomada de decisão do analista que necessita implementar a coleta diferenciada porta-a-porta, como ação para aprimorar a gestão de resíduos sólidos de um conjunto de sub-regiões em estudo.
Dissertação Procedimento de auxílio ao estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de projetos de transporte urbano coletivo
Autor: Bianca Cipriano da Silva Zary
Orientadores: Marcelino Aurélio Vieira da Silva e José Carlos Cesar Amorim
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Março / 2015
Os projetos de transporte urbanos concebidos para melhor atender a população nos grandes centros devem, com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana do ano de 2012, contribuir para o acesso universal à cidade. Contudo, os aglomerados urbanos vêm, durante anos, sofrendo com a lentidão com que essa Política teve para obter status de lei federal. Em virtude desta demora, atualmente, o país vem buscando a minimização dessa negligência de anos por meio de planejamento estratégico. Desta forma, os projetos de transporte urbano têm sido desenvolvidos procurado a melhoria da mobilidade das cidades. Antes de ser iniciado um projeto de transporte urbano, há a necessidade de um estudo prévio, conhecido como Estudo de Viabilidade. Logo devido à grande procura por esses estudos, o referido trabalho tem por objetivo desenvolver um procedimento de avaliação de desempenho de alternativas de transporte de público para auxiliar, em particular, aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Este procedimento de avaliação de desempenho desenvolvido é pautado em indicadores das dimensões exclusivas (dimensões: técnica, financeira e política), em índices das dimensões ponderáveis (ambiental, econômica e social) e no índice global para o EVTEA. Com esse conjunto de indicadores e índices foi possível ter um instrumento de auxílio na tomada de decisão para os EVTEA, não só contribuindo para o planejamento estratégico, mas também para o tático-operacional. Os índices propostos são obtidos a partir de um conjunto de indicadores representativos do EVTEA associados a implantação de um novo modo de transporte urbano. Esta importância entre os indicadores para a criação dos índices foi conseguida por meio de consulta a especialistas e a posteriori empregando o método de análise hierárquica (AHP), que permitiu tratar e agregar variáveis de naturezas qualitativa e quantitativa. Com a criação dos índices tem-se elementos que auxiliarão aos tomadores de decisão no planejamento estratégico da implantação de um novo modo de transporte e no planejamento tático-operacional de todo o sistema de transporte. Assegurando, desta forma, uma melhor mobilidade nos centros urbanos e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a população.
Dissertação Oportunidades de implementação de veículos elétricos por tipo de serviço logístico
Autor: Leandro Rocha Barros
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto