Dissertação Avaliação da maturidade ambiental corporativa no Brasil com foco em logística
Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conclusão: março/2019
A preocupação em relação às questões ambientais passou por diversas transformações ao longo das décadas até atingir a visão corrente. Atualmente, o novo conceito de desenvolvimento demanda valores de responsabilidade ambiental no setor industrial bem como no setor de transportes. O setor de transportes é tradicionalmente considerado como tendo um menor impacto ambiental do que os setores de produção. No entanto, este setor consome recursos naturais e gera impactos tanto quanto o setor industrial e, portanto, também precisa de esforços em sua gestão ambiental. Assim, faz-se necessário elaborar um modelo que permita as empresas a avaliar de modo objetivo seu grau de maturidade em logística e assim auxiliá-las desenvolver uma visão ambiental mais responsável.
Para elaborar este modelo de avaliação, realizou-se uma revisão bibliográfica para identificar modelos de grau de maturidade ambiental bem como uma pesquisa documental para identificar ações sustentáveis em logística em relatórios de sustentabilidade. Já o questionário foi aplicado para especialistas da área de logística e/ou meio ambiente com a finalidade de identificar quais são as ações estão associadas a cada grau de maturidade. Assim, este modelo visa a melhoria contínua, em que uma empresa pode ser classificada como defensiva e posteriormente como conformista, proativa e então estratégica. Cada grau possui um total de pontuação mínimo requerido para que a empresa seja classificada dentro daquele grau específico, englobando pontos obrigatórios e opcionais. Para validação, o modelo foi aplicado em cinco empresas.
TCC Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais
Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Setembro/2016
O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016).
tese Avaliação da emissão de dióxido de carbono e do uso de energia no ciclo de vida de sistemas metroferroviários de passageiros: aplicação na linha 4 do metrô do rio de janeiro
Autor: Carlos Eduardo Sanches de Andrade
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Julho / 2016
O objetivo deste trabalho é avaliar a emissão de dióxido de carbono e o uso de energia no ciclo de vida de sistemas metroferroviários de transporte de passageiros. O método de trabalho partiu de uma revisão de literatura analisando os trabalhos publicados de avaliação do ciclo de vida de sistemas de transportes, buscando a escolha de modelos apropriados à proposição de um procedimento de inventário de ciclo de vida para sistemas metroferroviários de passageiros. O procedimento foi aplicado para a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro e é baseado na coleta de dados durante a construção e na experiência do operador do sistema. Outro procedimento é proposto e aplicado para a quantificação das emissões evitadas pela implantação da Linha 4. Os resultados obtidos indicam que, para um ciclo de vida de 60 anos, a emissão por passageiro quilômetro atinge 13,90 gramas de dióxido de carbono e em 14 anos após a inauguração do sistema a emissão não operacional será compensada, permitindo concluir que a Linha 4 contribuirá efetivamente para a redução das emissões totais de dióxido de carbono do setor de transportes da cidade do Rio de Janeiro.
TCC Aplicação de modelos pneu em pneus Michelin para estimação de desgaste
Autor: Gabriel de Carvalho Ferreira Silva
Orientador: Fernando A. N. Castro Pinto e Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: setembro/2019
O uso de modelos para a predição do desgaste é de suma importância para a indústria de pneus. Estes modelos, teóricos e/ou empíricos, aliados a dados de telemetria de veículos e ao método de Elementos Finitos, auxiliam desenvolvedores na melhoria contínua do pneu em termos de desempenho. Nesse contexto, o estudo de métodos capazes de unir essas ferramentas é desejado a fim de criar formas preditivas do comportamento do pneu durante o uso. Este trabalho tem como objetivo principal estudar o comportamento desses modelos teóricos e aliá-los ao método de Elementos Finitos, em uma colaboração entre o Laboratório de Acústica e Vibrações (LAVI) da COPPE, o Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE e a Michelin. Para isso, o programa MATLAB e o software de Elementos Finitos desenvolvido pela Michelin são utilizados.
Dissertação Aplicabilidade de um transporte multimodal de cargas na realidade regulatória brasileira
Autor: Herberth Carvalho Guedes dos Reis
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Junho/2013
O transporte multimodal de cargas no Brasil segue a Convenção de Genebra de 1980 que o define como o transporte de mercadorias por pelo menos dois modos de transporte diferentes, com base no contrato de transporte multimodal de cargas entre um local em que a carga é recebida pelo operador de transporte multimodal, até o local de entrega da carga. O Brasil possui legislação de criação e aplicação do transporte multimodal de cargas, porém existe uma série de entraves legais e regulatórios que dificultam a sua aplicabilidade. Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica internacional assim como uma pesquisa regulatória do atual estado da arte no Brasil que afeta a emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC). Por meio deste estudo, é possível identificar, analisar e propor possíveis soluções aos entraves que dificultam a emissão do CTMC. Ao final, apresentaram-se o desenvolvimento de um modelo de documento eletrônico de transporte multimodal adequado à realidade regulatória brasileira assim como a sua aplicação para os agentes de carga aérea.
Dissertação Análise multicritério para a localização de plataformas logísticas multimodais
Autor: André Luiz Siqueira de Aguiar
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: agosto/2016
O objetivo desta dissertação consiste em desenvolver uma metodologia para a escolha dos melhores locais para a implementação de Plataformas Logísticas Multimodais. Com base na aplicação de critérios não compensatórios (incondicionais), foi estruturada uma lista de alternativas potenciais e critérios compensatórios foram utilizados no método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para a definição da hierarquia entre as alternativas pré-selecionadas. O método AHP baseou-se nos seguintes critérios: proximidade de infraestrutura ferroviária, tamanho da área, proximidade dos grandes centros de consumo, custo de aquisição da área e proximidade da infraestrutura portuária.As comparações par a par entre os critérios na aplicação do método AHP levaram em conta a visão do setor privado, do setor público de transporte e o agrupamento de ambas.Assim, foi possível verificar os impactos da quantidade de alternativas e a importância dos critérios na definição dos pesos globais.
Dissertação Análise dos impactos ambientais da navegação de cabotagem no Brasil: o caso do transporte de minério de ferro para a siderúrgica do Pecém
Autor: Vito Longhi Rodrigues
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: maio/2013
Esta dissertação trata da análise dos impactos ambientais marítimos da navegação de cabotagem no Brasil, sendo utilizado um estudo de caso do transporte de minério de ferro para a Siderúrgica do Pecém para mensurar e identificar a frota ideal
do ponto de vista ambiental. Para isso foram definidas, por meio de pesquisas bibliográficas, as características do modo aquaviário e da cabotagem, identificando-se as principais vantagens e desvantagens do modo aquaviário e da cabotagem no Brasil. Outro ponto fundamental foi a identificação do consumo de combustíveis dos navios. Além disso, foram determinados, a partir de amplas pesquisas, os conceitos ambientais voltados para a navegação, o que proporciona um embasamento teórico bem específico referente aos principais impactos ambientais causados pelo transporte marítimo. Em seguida, foram inseridos os indicadores de impactos ambientais marítimos em um estudo de caso de alguns cenários com diferentes tipos de frota. Com os resultados os cenários foram ranqueados, podendo assim ser identificada a frota de menor impacto ambiental marítimo para o estudo de caso.
Dissertação Análise do potencial de utilização de jogos de empresa como ferramenta de apoio à área de transportes
Autor: Júlia Magalhães do Vale Pereira
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: Junho/2010
Esta dissertação analisa a aplicação de jogos de empresa como ferramenta de apoio à tomada de decisão e treinamento em organizações empresariais e no setor de transporte. Como proposta principal do trabalho, foi realizada uma pesquisa junto a especialistas do setor de transporte e jogos de empresa objetivando levantar os principais aspectos que um jogo de empresa aplicado a transporte deverá abordar. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental para uma definição sobre jogos de empresa, empresas e o setor de transporte e, assim, elaborar um questionário contendo perguntas referentes a forma, aplicação e conteúdo dos jogos a serem desenvolvidos. Para conclusão final, verificou-se as respostas homogêneas ao grupo amostral e que, portanto, deverão ser consideradas em desenvolvimentos futuros de novos jogos.
Dissertação Análise do nível de maturidade das operações logísticas de empresas brasileiras sob o contexto da quarta Revolução Industrial
Autor: Gabriel Marques de Souza
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Suzana Kahn Ribeiro
TCC Análise do inventário de emissões de carbono e possíveis medidas para a sua redução: o caso do Porto do Açu
Autora: Maria Eduarda Duarte Nogueira Moreno
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto