Dissertação Análise da intensidade de carbono no transporte rodoviário no Brasil

Autor: Mariane Gonzalez da Costa

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: setembro/2019

A adoção de medidas de mitigação é necessária para o alcance das metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) estabelecidas pelo Brasil no acordo de Paris. A partir da aplicação do método desenvolvido neste estudo para o contexto nacional, objetiva-se analisar o histórico da Intensidade de Carbono (IC) e Intensidade Energética (IE) do setor de transporte, entre 1990 e 2018, indicando quais medidas identificadas possuem impacto positivo na IC e IE devem permanecer e/ou serem aperfeiçoadas para o alcance dessas metas. As principais medidas identificadas foram o aumento da Eficiência Energética do sistema e o incentivo ao uso de energia alternativa aos combustíveis fósseis. O impacto da geração de energia e produção de combustíveis é analisada por meio da comparação entre a IC considerando o ciclo de vida e considerando o uso final. Programas como o RenovaBio apresentam a manutenção das medidas historicamente adotadas e o Rota 2030 busca o aumento da Eficiência Energética do transporte rodoviário. No entanto, o Brasil ao incentivar o uso de biocombustíveis, apresentando tendências contrárias à eletrificação da frota que ocorre em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Apesar do Promob-e, programa que busca incentivar a normatização e regulamentação de veículos elétricos, o Brasil se mostra aquém na eletrificação da frota em comparação a outros países. Sendo assim, o levantamento de fatores políticos-histórico permitiu a realização de uma avaliação crítica das medidas adotadas no Brasil, indicando quais delas devem ser mantidas e aquelas que devem ser aperfeiçoadas para se ampliar os resultados obtidos.

tese Análise da eficiência da cadeia energética para as principais fontes de energia utilizadas em veículos rodoviários no Brasil

Autor: Márcio de Almeida D’Agosto

Orientador: Suzana Kahn Ribeiro

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ

Conclusão: novembro/2004

Este trabalho tem como objetivo específico a análise comparativa de alternativas de fontes de energia para o transporte rodoviário por meio de um procedimento que leve em consideração toda a cadeia de suprimento e uso final de cada alternativa sob a óptica da eficiência de seus processos, em particular a eficiência energética. Este procedimento desenvolvido com base na ferramenta de análise de ciclo de vida (ACV), em particular suas duas primeiras fases: objetivo e escopo e análise do inventário. Como parte do procedimento propõe-se um modelo de ciclo de vida para as fontes de energia para o transporte rodoviário elaborado segundo estrutura modular capaz de admitir refinamentos sucessivos. Sua aplicação se dá na análise comparativa dos ciclos de vida da gasolina C, óleo diesel, álcool etílico hidratado combustível (AEHC), gás natural comprimido (GNC) e biodiesel (éster metílico de óleo de soja), considerando o seu uso final no transporte urbano no Município do Rio de Janeiro. Os resultados permitem que se identifique as vantagens no uso de combustíveis renováveis oriundos da biomassa, opção particularmente interessante para a realidade brasileira.

Dissertação Análise da cadeia de valor aplicada a cadeias logísticas reversas. Uma contribuição ao reaproveitamento de pneus inservíveis

Autor: Cristiane Duarte Ribeiro de Souza

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Abril/2011

O pneu tornou-se um elemento primordial para o desenvolvimento da sociedade moderna, porém, ao chegar ao fim de sua vida útil, se descartado inadequadamente, o pneu pode causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. No Brasil a responsabilidade pela correta destinação dos pneus inservíveis é dos fabricantes e importadores de pneumáticos, que atualmente custeiam os processos inerentes a esta destinação. Como o pneu inservível é tido como um resíduo de valor negativo, usualmente os elementos da cadeia logística reversa deste não são remunerados pela reintrodução do pneu inservível em algum ciclo produtivo. Neste contexto, esta dissertação propõe a realização de uma análise da cadeia de valor aplicada a cadeia logística reversa do pneu inservível, com o intuito de verificar a existência de benefícios financeiros e como estes poderiam ser melhor distribuídos ao longo desta cadeia. A partir da consulta de referências nacionais e internacionais elaborou-se um modelo conceitual para a cadeia logística reversa do pneu inservível onde se aplicou o método de análise da cadeia de valor. A aplicação deste método a uma situação prática de cadeia logística reversa do pneu inservível no Estado do Rio de Janeiro demonstrou ser possível estruturá-la de modo a remunerar todos os elementos da cadeia.

Dissertação A utilização de jogos de empresa como instrumento pedagógico de apoio à formação profissional da área portuária

Autor: Suellem Deodoro Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Raul de Bonis Almeida Simões

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Abril/2010

Esta dissertação apresenta a elaboração e a aplicação de um modelo de jogo de empresa – o jogo do TECON. Esse jogo simula os processos de tomada de decisão, em nível operacional, que ocorrem em um terminal de contêineres. Sendo assim, este trabalho trata da viabilidade de utilizar o jogo do TECON como uma ferramenta de ensino para a formação profissional em terminais de contêineres. Para subsidiar a elaboração do jogo, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental com o intuito de traçar o panorama de ensino em transportes no Brasil e consolidar os conhecimentos teóricos sobre jogos de empresa, teoria dos jogos e o setor portuário (especificamente sobre terminais de contêineres). A partir da aplicação do jogo em diversos níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação), foi possível concluir que o jogo pode ser utilizado como ferramenta de ensino auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de cursos que enfocam o planejamento de terminais de contêineres.