A utilização de jogos de empresa como instrumento pedagógico de apoio à formação profissional da área portuária

Autor: Suellem Deodoro Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Raul de Bonis Almeida Simões

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Abril/2010

Esta dissertação apresenta a elaboração e a aplicação de um modelo de jogo de empresa – o jogo do TECON. Esse jogo simula os processos de tomada de decisão, em nível operacional, que ocorrem em um terminal de contêineres. Sendo assim, este trabalho trata da viabilidade de utilizar o jogo do TECON como uma ferramenta de ensino para a formação profissional em terminais de contêineres. Para subsidiar a elaboração do jogo, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental com o intuito de traçar o panorama de ensino em transportes no Brasil e consolidar os conhecimentos teóricos sobre jogos de empresa, teoria dos jogos e o setor portuário (especificamente sobre terminais de contêineres). A partir da aplicação do jogo em diversos níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação), foi possível concluir que o jogo pode ser utilizado como ferramenta de ensino auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de cursos que enfocam o planejamento de terminais de contêineres.

Análise da cadeia de valor aplicada a cadeias logísticas reversas. Uma contribuição ao reaproveitamento de pneus inservíveis

Autor: Cristiane Duarte Ribeiro de Souza

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Abril/2011

O pneu tornou-se um elemento primordial para o desenvolvimento da sociedade moderna, porém, ao chegar ao fim de sua vida útil, se descartado inadequadamente, o pneu pode causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. No Brasil a responsabilidade pela correta destinação dos pneus inservíveis é dos fabricantes e importadores de pneumáticos, que atualmente custeiam os processos inerentes a esta destinação. Como o pneu inservível é tido como um resíduo de valor negativo, usualmente os elementos da cadeia logística reversa deste não são remunerados pela reintrodução do pneu inservível em algum ciclo produtivo. Neste contexto, esta dissertação propõe a realização de uma análise da cadeia de valor aplicada a cadeia logística reversa do pneu inservível, com o intuito de verificar a existência de benefícios financeiros e como estes poderiam ser melhor distribuídos ao longo desta cadeia. A partir da consulta de referências nacionais e internacionais elaborou-se um modelo conceitual para a cadeia logística reversa do pneu inservível onde se aplicou o método de análise da cadeia de valor. A aplicação deste método a uma situação prática de cadeia logística reversa do pneu inservível no Estado do Rio de Janeiro demonstrou ser possível estruturá-la de modo a remunerar todos os elementos da cadeia.

Análise da intensidade de carbono no transporte rodoviário no Brasil

Autor: Mariane Gonzalez da Costa

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: setembro/2019

A adoção de medidas de mitigação é necessária para o alcance das metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) estabelecidas pelo Brasil no acordo de Paris. A partir da aplicação do método desenvolvido neste estudo para o contexto nacional, objetiva-se analisar o histórico da Intensidade de Carbono (IC) e Intensidade Energética (IE) do setor de transporte, entre 1990 e 2018, indicando quais medidas identificadas possuem impacto positivo na IC e IE devem permanecer e/ou serem aperfeiçoadas para o alcance dessas metas. As principais medidas identificadas foram o aumento da Eficiência Energética do sistema e o incentivo ao uso de energia alternativa aos combustíveis fósseis. O impacto da geração de energia e produção de combustíveis é analisada por meio da comparação entre a IC considerando o ciclo de vida e considerando o uso final. Programas como o RenovaBio apresentam a manutenção das medidas historicamente adotadas e o Rota 2030 busca o aumento da Eficiência Energética do transporte rodoviário. No entanto, o Brasil ao incentivar o uso de biocombustíveis, apresentando tendências contrárias à eletrificação da frota que ocorre em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Apesar do Promob-e, programa que busca incentivar a normatização e regulamentação de veículos elétricos, o Brasil se mostra aquém na eletrificação da frota em comparação a outros países. Sendo assim, o levantamento de fatores políticos-histórico permitiu a realização de uma avaliação crítica das medidas adotadas no Brasil, indicando quais delas devem ser mantidas e aquelas que devem ser aperfeiçoadas para se ampliar os resultados obtidos.

Análise do potencial de utilização de jogos de empresa como ferramenta de apoio à área de transportes

Autor: Júlia Magalhães do Vale Pereira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2010

Esta dissertação analisa a aplicação de jogos de empresa como ferramenta de apoio à tomada de decisão e treinamento em organizações empresariais e no setor de transporte. Como proposta principal do trabalho, foi realizada uma pesquisa junto a especialistas do setor de transporte e jogos de empresa objetivando levantar os principais aspectos que um jogo de empresa aplicado a transporte deverá abordar. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental para uma definição sobre jogos de empresa, empresas e o setor de transporte e, assim, elaborar um questionário contendo perguntas referentes a forma, aplicação e conteúdo dos jogos a serem desenvolvidos. Para conclusão final, verificou-se as respostas homogêneas ao grupo amostral e que, portanto, deverão ser consideradas em desenvolvimentos futuros de novos jogos.

Análise dos impactos ambientais da navegação de cabotagem no Brasil: o caso do transporte de minério de ferro para a siderúrgica do Pecém

Autor: Vito Longhi Rodrigues

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: maio/2013

Esta dissertação trata da análise dos impactos ambientais marítimos da navegação de cabotagem no Brasil, sendo utilizado um estudo de caso do transporte de minério de ferro para a Siderúrgica do Pecém para mensurar e identificar a frota ideal
do ponto de vista ambiental. Para isso foram definidas, por meio de pesquisas bibliográficas, as características do modo aquaviário e da cabotagem, identificando-se as principais vantagens e desvantagens do modo aquaviário e da cabotagem no Brasil. Outro ponto fundamental foi a identificação do consumo de combustíveis dos navios. Além disso, foram determinados, a partir de amplas pesquisas, os conceitos ambientais voltados para a navegação, o que proporciona um embasamento teórico bem específico referente aos principais impactos ambientais causados pelo transporte marítimo. Em seguida, foram inseridos os indicadores de impactos ambientais marítimos em um estudo de caso de alguns cenários com diferentes tipos de frota. Com os resultados os cenários foram ranqueados, podendo assim ser identificada a frota de menor impacto ambiental marítimo para o estudo de caso.

Análise multicritério para a localização de plataformas logísticas multimodais

Autor: André Luiz Siqueira de Aguiar

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: agosto/2016

O objetivo desta dissertação consiste em desenvolver uma metodologia para a escolha dos melhores locais para a implementação de Plataformas Logísticas Multimodais. Com base na aplicação de critérios não compensatórios (incondicionais), foi estruturada uma lista de alternativas potenciais e critérios compensatórios foram utilizados no método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para a definição da hierarquia entre as alternativas pré-selecionadas. O método AHP baseou-se nos seguintes critérios: proximidade de infraestrutura ferroviária, tamanho da área, proximidade dos grandes centros de consumo, custo de aquisição da área e proximidade da infraestrutura portuária.As comparações par a par entre os critérios na aplicação do método AHP levaram em conta a visão do setor privado, do setor público de transporte e o agrupamento de ambas.Assim, foi possível verificar os impactos da quantidade de alternativas e a importância dos critérios na definição dos pesos globais.

Aplicabilidade de um transporte multimodal de cargas na realidade regulatória brasileira

Autor: Herberth Carvalho Guedes dos Reis

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2013

O transporte multimodal de cargas no Brasil segue a Convenção de Genebra de 1980 que o define como o transporte de mercadorias por pelo menos dois modos de transporte diferentes, com base no contrato de transporte multimodal de cargas entre um local em que a carga é recebida pelo operador de transporte multimodal, até o local de entrega da carga. O Brasil possui legislação de criação e aplicação do transporte multimodal de cargas, porém existe uma série de entraves legais e regulatórios que dificultam a sua aplicabilidade. Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica internacional assim como uma pesquisa regulatória do atual estado da arte no Brasil que afeta a emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC). Por meio deste estudo, é possível identificar, analisar e propor possíveis soluções aos entraves que dificultam a emissão do CTMC. Ao final, apresentaram-se o desenvolvimento de um modelo de documento eletrônico de transporte multimodal adequado à realidade regulatória brasileira assim como a sua aplicação para os agentes de carga aérea.

Avaliação da maturidade ambiental corporativa no Brasil com foco em logística

Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: março/2019

A preocupação em relação às questões ambientais passou por diversas transformações ao longo das décadas até atingir a visão corrente. Atualmente, o novo conceito de desenvolvimento demanda valores de responsabilidade ambiental no setor industrial bem como no setor de transportes. O setor de transportes é tradicionalmente considerado como tendo um menor impacto ambiental do que os setores de produção. No entanto, este setor consome recursos naturais e gera impactos tanto quanto o setor industrial e, portanto, também precisa de esforços em sua gestão ambiental. Assim, faz-se necessário elaborar um modelo que permita as empresas a avaliar de modo objetivo seu grau de maturidade em logística e assim auxiliá-las desenvolver uma visão ambiental mais responsável.

Para elaborar este modelo de avaliação, realizou-se uma revisão bibliográfica para identificar modelos de grau de maturidade ambiental bem como uma pesquisa documental para identificar ações sustentáveis em logística em relatórios de sustentabilidade. Já o questionário foi aplicado para especialistas da área de logística e/ou meio ambiente com a finalidade de identificar quais são as ações estão associadas a cada grau de maturidade. Assim, este modelo visa a melhoria contínua, em que uma empresa pode ser classificada como defensiva e posteriormente como conformista, proativa e então estratégica. Cada grau possui um total de pontuação mínimo requerido para que a empresa seja classificada dentro daquele grau específico, englobando pontos obrigatórios e opcionais. Para validação, o modelo foi aplicado em cinco empresas.

Avaliação da sustentabilidade operacional de veículo híbrido diesel-hidráulico. Uma aplicação à coleta de resíduos em área urbana

Autor: Leonardo Alencar de Oliveira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Dezembro/2012

O desenvolvimento de tecnologias que aumentem a eficiência energética dos veículos está diretamente relacionado à necessidade de redução de custos, como forma de adquirir vantagens competitivas, e ao apelo pelo crescimento sustentável, com o foco voltado para soluções que também consideram a questão ambiental e geram benefícios à sociedade. É nesse contexto que se insere a tecnologia híbrida diesel- hidráulica, capaz de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes atmosféricos dos veículos.

As pesquisas direcionadas para essa tecnologia estão crescendo rapidamente nos últimos anos, assumindo um posicionamento estratégico na indústria automotiva, com aplicações em carros de passeio, ônibus, veículos de transporte de carga e até caminhões de coleta de resíduos. Como forma de avaliar a viabilidade financeira e ambiental de se utilizar um sistema de propulsão híbrido disel-hidráulico, esta dissertação propõe uma primeira aboradgem para este estudo, com a elaboração de um método de análise, que será aplicado à frota de caminhões de coleta de resíduos em área urbana da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), do Rio de Janeiro.

Boas práticas para tornar ambientalmente sustentável a operação de armazéns

Autor: Larissa Emerick Gois

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: abril/2019

O objetivo desta dissertação é definir um conjunto de boas práticas para a operação de armazéns de modo a aprimorar a sua sustentabilidade ambiental. Espera-se também avaliar os impactos gerados a partir da adoção de tais boas práticas. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica descritiva com estudo de caso. As limitações foram encontradas inicialmente na literatura no que tange ao armazém verde, assunto ainda pouco abordado em relação à sua gestão e operação. A originalidade do trabalho relaciona-se com a elaboração de boas práticas para operação e gestão de armazéns cujo foco seja aprimorar os resultados da sustentabilidade ambiental decorrente da movimentação de produtos em estoque, aprimorando o uso de energia e as decorrentes emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos.