Concluído Revolução Energética - Cenários para os Transportes No Brasil 2050
O projeto tem por objetivo obter dois cenários de matriz energética para os transportes no Brasil, em intervalos anuais até o ano de 2050, considerando consumo de energia e emissões de dióxido de carbono (CO2). O primeiro cenário considera a evolução tendencial do setor de transporte, sendo o cenário “Referencial” (BAU - Business as Usual). O segundo prevê a implantação de medidas de eficiência energética no transporte, a transferência modal e a adoção de soluções de aprimoramento da mobilidade, além de uma transição completa (100%) para o uso de fontes renováveis de energia nos transportes, sendo o cenário ‘Revolução Energética’ (REV). Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, e Greenpeace.
Relatório Final: ainda não disponível
Concluído SHELL – Laboratório Urbano da Cidade Universitária da UFRJ – Fase 2
O projeto prevê a criação de uma plataforma para a comparação dos indicadores de sustentabilidade da mobilidade entre os campi diferentes em todo o mundo. A UFRJ tem participado na rede Campus Sustentável Network Internacional (ISCN) e do Fórum Global de Líderes Universitários e ao participar dessa rede, é possível compartilhar experiências, fazer nossas iniciativas mais visíveis e também é uma oportunidade de criar uma competição positiva em relação a melhores indicadores de sustentabilidade e alternativas para reduzir as emissões de carbono.
Concluído Simulando o desempenho sustentável do transporte urbano de carga (TUC)
Órgão de Fomento: CNPq
Este projeto tem como objetivo estabelecer um procedimento informatizado capaz de simular o desempenho de soluções inovadoras com potencial de introduzir sustentabilidade ambiental no TUC por meio da avaliação do potencial de mitigação das externalidades negativas associadas a atividade em face dos custos de implantação e da manutenção dos níveis de serviço.
Relatório parcial: ainda não disponível
Concluído Transição energética no Brasil: um cenário compatível com o acordo de Paris para o setor de transportes até 2050
A transição de um caminho de desenvolvimento intensivo em carbono para uma economia de baixo carbono requer a compreensão das fontes de emissão e suas causas. Para alcançar a meta de 1,5°C estabelecida no Acordo de Paris, os países devem desenvolver estudos que não apenas façam estimativas com base em dados históricos de emissões de GEE e consumo de energia, mas também projeções considerando diferentes níveis de ambição e comprometimento político. Este artigo político fornece cenários de uso de energia e emissões de GEE do setor de transporte até 2050, considerando os compromissos nacionais do Brasil e sua ação climática.
Dois cenários são desenvolvidos com base em diferentes níveis de comprometimento governamental. Os resultados mostram que, se o Brasil seguir metas de mitigação bastante ambiciosas e concretas, é possível reduzir as emissões do ano de 2050 em até 25% em relação aos níveis de 2005 (contra um aumento de 101% no cenário conservador). Além disso, a análise de custos aponta que as eletrificações de carros, caminhões e ônibus são ações de mitigação com perspectivas interessantes para 2050. No entanto, barreiras relacionadas ao financiamento, modelos de concessão, normas e regulamentações para novas tecnologias e modelos de negócio precisam ser superadas.
Concluído Uma proposta de aprendizado multidisciplinar por meio da construção de um VANT (Veículo Aéreo não Tripulado)
O objetivo geral deste estudo consiste na montagem de um VANT (veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente) capaz de realizar entrega de pequenos volumes na Cidade Universitária da UFRJ. Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver todo o processo de aquisição, elaboração de orçamentos, compra de componentes, acompanhamento de entrega e conferência dos mesmos.
Relatório parcial: ainda não disponível