Cenários prospectivos futuros para o uso de energia em transportes no Brasil e as emissões de GEE Cenário Business as Usual (BAU) - 2050
Órgão de fomento: CNPq e CAPES
O estudo tem como objetivo ilustrar o efeito da evolução tendencial do setor de transportes na demanda de energia, em particular no que se refere aos combustíveis fósseis e, consequentemente, nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Visa, portanto, auxiliar na tomada de decisão sobre as estratégias para mitigar as emissões de GEE. Sendo um instrumento de fundamental importância para se elaborar diretrizes de ações na área energética, contempla os aspectos econômicos, financeiros, sociais, ambientais, institucionais, tecnológicos e de recursos humanos e a interligação entre eles.
Cenário Energético no Setor de Transporte no Brasil
Cliente: Greenpeace
Este projeto teve como objetivo elaborar o inventário de consumo de energia e emissão de CO2 para o ano de 2010 e projeções considerando o cenário referencial (business as usual - BAU) e o cenário de revolução energética (energy revolution – ER) em intervalos decenais de 2020 a 2050.
Relatório Final: ainda não disponível
Aprimoramento e difusão em rede de softwares educacionais de simulação para o ensino de transporte e logística (LABSIMNET)
Órgão de Fomento: CNPq
Este projeto teve como objetivo principal o aprimoramento e a difusão de 3 jogos educacionais, sendo 2 na forma de jogo de empresa e 1 na forma de jogo matemático com o objetivo de ensinar planejamento e gestão de transporte e logística, aplicados aos modos aéreo e marítimo/portuário, e matemática (financeira, estatística e geometria) aplicada à transporte, respectivamente, além da elaboração de um website que permite a divulgação e difusão desses jogos.
Ampliando o alcance da mobilidade ativa no laboratório vivo da Cidade Universitária da UFRJ
O projeto “Ampliando o alcance da mobilidade ativa no laboratório vivo da Cidade Universitária da UFRJ” teve por objetivo instalar um sistema de compartilhamento de bicicletas no campus da Cidade Universitária da UFRJ, localizado na Ilha do Fundão. O sistema adotado, conhecido como dockless, teve como característica principal não possuir bases fixas de ancoragem de bicicletas, seguindo um modelo que ainda hoje há poucos exemplos de utilização no Brasil e apresenta aparentes vantagens dentro dos pilares econômico (em função de menos necessidade de investimento inicial se comparado com modelo de sistema com docas), social e ambiental da sustentabilidade.
O projeto desenvolveu um ambiente piloto na forma de Laboratório Vivo de mobilidade ativa à Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, além de monitorar informações consideradas relevantes para atender ao conceito de cidade inteligente por meio do uso do sistema dockless de compartilhamento de bicicletas.
Acesse o site do projeto - Integra UFRJ
Produtos:
Alternativas tecnológicas para ônibus no Rio de Janeiro
Cliente: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR),
Este projeto foi desenvolvido com a finalidade de assessorar a FETRANSPOR no estabelecimento de alternativas tecnológicas que possam ser utilizadas na propulsão de ônibus no Rio de Janeiro nos anos de 2014, quando se realizará a Copa do Mundo de Futebol e 2016, quando se realizarão as Olimpíadas.
A gestão sustentável do transporte de carga no apoio a prática da logística verde
Órgão de Fomento: CNPq
Este projeto busca um aprofundamento sobre como a gestão do transporte de carga poderia apoiar as práticas da logística sustentável, logística verde e logística de baixo carbono.