Aplicação de modelos pneu em pneus Michelin para estimação de desgaste

Autor: Gabriel de Carvalho Ferreira Silva

Orientador: Fernando A. N. Castro Pinto e Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: setembro/2019

O uso de modelos para a predição do desgaste é de suma importância para a indústria de pneus. Estes modelos, teóricos e/ou empíricos, aliados a dados de telemetria de veículos e ao método de Elementos Finitos, auxiliam desenvolvedores na melhoria contínua do pneu em termos de desempenho. Nesse contexto, o estudo de métodos capazes de unir essas ferramentas é desejado a fim de criar formas preditivas do comportamento do pneu durante o uso. Este trabalho tem como objetivo principal estudar o comportamento desses modelos teóricos e aliá-los ao método de Elementos Finitos, em uma colaboração entre o Laboratório de Acústica e Vibrações (LAVI) da COPPE, o Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE e a Michelin. Para isso, o programa MATLAB e o software de Elementos Finitos desenvolvido pela Michelin são utilizados.