Estudo de viabilidade técnico-econômica e de logística do programa de biodiesel

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo principal apresentar uma aplicação da ferramenta de gestão da cadeia logística para apoio ao planejamento estratégico da cadeia de suprimento de biodiesel com aplicação específica para o Estado do Rio de Janeiro e considerando as peculiaridades do Programa RioBiodiesel.

Future prospective scenarios for the use of energy in transportation in Brazil and GHG emissions Business as Usual (BAU) scenario - 2050

Órgão de fomento: CNPq e CAPES

The study aims to illustrate the effect of the development trend of the transportation sector on energy demand, particularly regarding fossil fuels and, consequently, Greenhouse Gas (GHG) Emissions. It, therefore, intends to support decision-making concerning strategies to mitigate GHG emissions. It is an instrument of fundamental importance in developing guidelines for actions in the energy sector covering economic, financial, social, environmental, institutional, technological and human resources aspects and the interconnection between them.

Gestão sustentável do transporte de carga no apoio à prática da logística verde em mega-cidades. O estudo de caso do Rio de Janeiro

Órgão de Fomento: CNPq

O objetivo deste projeto é realizar coleta de dados em pelo menos cinco das mais representativas atividades relacionadas a logística urbana no Rio de Janeiro para serem analisados e visualizados no MIT Megacity Logistic Lab. Essas atividades devem incluir distribuição de alimentos, bebidas e combustíveis e a coleta de resíduos. Uma equipe da UFRJ e do MIT irá coletar dados de campo e de empresas, incluindo aqueles relacionados aos aspectos ambientais. Após a coleta dos dados, a equipe da UFRJ e do MIT analisará os dados de forma a compartilhar experiências, discutir abordagens inovadoras e aproveitar a oportunidade para estimular áreas específicas de pesquisa que permitirão enfrentar os desafios da prática da logística em mega-cidade. A partir deste ponto, uma metodologia específica para considerar os aspectos ambientais na logística urbana das mega-cidade será proposta pela equipe de pesquisa da UFRJ.

Green Fleet Pilot Project for Heavy Vehicles (COMLURB)

Cliente: C40 Cities – Clinton Climate Initiative

This Project proposes the implementation of a Green Fleet Pilot Project in the Municipal Waste Management Company of the City of Rio de Janeiro (COMLURB). Its main goal is to evaluate the potential to reduce greenhouse gas (GHG) emissions of the refuse truck’s fleet and verify the impacts in the business operation (financial and social) through the implementation of the specific measures: Eco-driving training, including analysis of weight carried by each truck; optimization of tires use and opacity test measurement.

Relatório Final: ainda não disponível

ICAT Brazil Project - Setor de Transportes

O projeto teve como objetivo estabelecer e aplicar metodologia de cálculo do efeito de políticas e medidas de mitigação setoriais, em termos de redução/remoção de emissões de GEE, para permitir o acompanhamento do progresso de sua implantação e do cumprimento das metas estabelecidas na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) que o Brasil apresentou como sua contribuição ao Acordo de Paris: redução das emissões nacionais de 38% em 2025 e de 43% em 2030, em relação ao nível de emissões de 2005 o que equivale ao limite de emissões líquidas de 1.3 Gt, em 2025 e 1.2, em 2030, ao largo da economia. Estabelecer e aplicar metodologia de avaliação dos impactos dessas políticas e medidas de mitigação, em termos de custos, e propor indicadores de progresso de sua execução.

INEA – Análise crítica quanto à aplicabilidade da Instrução Normativa IBAMA NOP-INEA 11, NOP-INEA 12 e NOP-INEA 13

O projeto considera a realização de análise crítica qualitativa quanto a aplicabilidade do conteúdo da Instrução Normativa IBAMA no 6 para a efetiva avaliação das emissões atmosféricas durante o processo de inspeção veicular obrigatória e voluntária.

Esta análise será realizada sobre o conteúdo da Instrução Normativa IBAMA no 6 e no que couber, em comparação com a sobre os conteúdos das Resoluções CONEMA n° 63 (NOP-INEA-11), 64 (NOP-INEA-12) e 65(NOP-INEA-13), que são as normas operacionais de inspeção veicular que serão aplicadas no Estado do Rio de Janeiro em 2015 e que revisam os procedimentos para medição do nível de opacidade de veículos do ciclo diesel em uso.

Relatório final: ainda não disponível.

Inventário de Ciclo de Vida (ICV) como Ferramenta Estratégica para a Logística de Suprimento de Energia para o Transporte

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo principal desenvolver um procedimento para aplicação do Inventário de Ciclo de Vida (ICV) como ferramenta de apoio ao planejamento estratégico das cadeias de suprimento de fontes de energia para o transporte no Estado do Rio de Janeiro.

Inventário de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro

Cliente: Secretaria de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro

Este projeto teve como objetivo elaborar o inventário de consumo de energia, emissão de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos locais para o período de 1970 a 2010 e projeções considerando o cenário referencial (business as usual - BAU) para o ano de 2030.

Laboratório de matemática em transportes (LABMATRANS). O uso de softwares educacionais

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de 3 (três) softwares educacionais para uso como ferramenta para aprimorar e dinamizar o ensino de matemática em escolas públicas de nível médio sediadas no estado do Rio de Janeiro, em especial na rede de Escolas Técnicas Estaduais (ETE/FAETEC).

Laboratório de Simulação - LABSIM

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto teve como objetivo principal a aquisição, pelo grupo de pesquisadores envolvidos no trabalho, de habilidades para o desenvolvimento da ferramenta jogo de empresa aplicada ao ensino de transporte de carga e logística. Neste sentido, destaca-se, em alinhamento com o objetivo principal do projeto, a criação, no Laboratório de Transporte de Carga (LTC) do PET/COPPE/UFRJ, de um núcleo de pesquisa sobre jogos de empresa aplicados ao ensino em transportes e o desenvolvimento de 4 (quatro) softwares educacionais na forma de jogos de empresa com a finalidade de ensinar planejamento e gestão de transporte de carga e logística. Estes jogos, que seguem modelos lógicos e matemáticos coerentes com as situações encontradas na realidade dos diferentes setores do transporte de carga e da logística, são aplicados aos modos rodoviário (jogo do TRC), aéreo (JoTA), marítimo/portuário (jogo do TECON) e de logística (TRANSCARG).