tese Jogo de empresas – Técnica de apoio ao processo de aprendizagem de adultos na área de logística: O caso do Solog (Simulador de Operações Logísticas)

Autor: Pítias Teodoro Lacerda

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Abril / 2015

O objetivo desta tese foi “demonstrar que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística”. Na revisão de literatura foram destacados o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase à abordagem andragógica, a elaboração e uso de jogos de empresas e a formação de competências na área de logística (conhecimento, habilidade e atitude). Os procedimentos metodológicos podem ser classificados como de natureza aplicada, com abordagens qualitativa e quantitativa, cujos objetivos exploratórios e descritivos foram alcançados por meio dos seguintes procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, levantamento e experimental. Os resultados indicam que a técnica jogo de empresas (i) pode ser aplicada em áreas funcionais, neste caso, na área de logística; (ii) contribui para a formação de competências em adultos e (iii) pode ser usado nos quatro níveis de cursos pesquisados (níveis Técnico, Tecnólogo, Graduação e Mestrado). Conclui-se que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística, entretanto, há variáveis com maior influência em cada um dos três tipos de avaliação empregados (Reação ao uso; Contribuição para formação de competências e Adequação para apoio ao processo de aprendizagem).

Dissertação Estruturação do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano para coprocessamento: um problema de localização-alocação de facilidade multiobjetivo

Autor: Yuka Akasaka

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2015

Este trabalho propõe um procedimento para avaliar o comportamento do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano (RSU) com a inclusão do coprocessamento no sistema existente, levando em consideração parâmetros econômicos e ambientais. Para tanto, primeiramente integram-se os conceitos da logística reversa e gestão de resíduos, seguido pela sintetização dos artigos encontrados na revisão bibliográfica narrativa para elaboração do modelo conceitual do sistema. Dessa forma, identifica-se a necessidade da definição da localidade de uma planta intermediária e alocação das ofertas do RSU para otimização e estruturação do sistema. Através da programação linear inteira mista e pelo método e-constraint desenvolve-se o modelo matemático para a resolução deste problema. A partir dos resultados obtidos, elabora-se o procedimento e aplica-se como estudo de caso em uma região no Estado do Rio de Janeiro. O resultado da aplicação sugere que a utilização do coprocessamento seria uma alternativa que aumenta a sustentabilidade do sistema, levando a diminuição do descarte do RSU, da emissão de gases de efeito estufa e consumo energético pelos combustíveis fósseis. Entretanto, o resultado apresenta um aumento no custo total, que pode reduzir ao passar dos anos. Assim, este trabalho destaca-se pelo apoio que pode ser concedido ao Estado para a definição de uma gestão do RSU mais sustentável e economicamente viável.

tese Avaliação da emissão de dióxido de carbono e do uso de energia no ciclo de vida de sistemas metroferroviários de passageiros: aplicação na linha 4 do metrô do rio de janeiro

Autor: Carlos Eduardo Sanches de Andrade

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Julho / 2016

O objetivo deste trabalho é avaliar a emissão de dióxido de carbono e o uso de energia no ciclo de vida de sistemas metroferroviários de transporte de passageiros. O método de trabalho partiu de uma revisão de literatura analisando os trabalhos publicados de avaliação do ciclo de vida de sistemas de transportes, buscando a escolha de modelos apropriados à proposição de um procedimento de inventário de ciclo de vida para sistemas metroferroviários de passageiros. O procedimento foi aplicado para a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro e é baseado na coleta de dados durante a construção e na experiência do operador do sistema. Outro procedimento é proposto e aplicado para a quantificação das emissões evitadas pela implantação da Linha 4. Os resultados obtidos indicam que, para um ciclo de vida de 60 anos, a emissão por passageiro quilômetro atinge 13,90 gramas de dióxido de carbono e em 14 anos após a inauguração do sistema a emissão não operacional será compensada, permitindo concluir que a Linha 4 contribuirá efetivamente para a redução das emissões totais de dióxido de carbono do setor de transportes da cidade do Rio de Janeiro.

Dissertação Análise multicritério para a localização de plataformas logísticas multimodais

Autor: André Luiz Siqueira de Aguiar

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: agosto/2016

O objetivo desta dissertação consiste em desenvolver uma metodologia para a escolha dos melhores locais para a implementação de Plataformas Logísticas Multimodais. Com base na aplicação de critérios não compensatórios (incondicionais), foi estruturada uma lista de alternativas potenciais e critérios compensatórios foram utilizados no método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para a definição da hierarquia entre as alternativas pré-selecionadas. O método AHP baseou-se nos seguintes critérios: proximidade de infraestrutura ferroviária, tamanho da área, proximidade dos grandes centros de consumo, custo de aquisição da área e proximidade da infraestrutura portuária.As comparações par a par entre os critérios na aplicação do método AHP levaram em conta a visão do setor privado, do setor público de transporte e o agrupamento de ambas.Assim, foi possível verificar os impactos da quantidade de alternativas e a importância dos critérios na definição dos pesos globais.

TCC Veículos elétricos de carga – Uma análise de sua evolução histórica, perfil e possível utilização no Brasil

Autor: Fabiana do Couto Assumpção

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

Objetiva-se com este estudo analisar a utilização de veículos elétricos de carga no transporte urbano de cargas no Brasil. Para tal, realiza-se uma contextualização do transporte de carga, do funcionamento de veículos elétricos, da origem e evolução ao longo dos anos dos veículos elétricos de carga e o perfil dos modelos atuais. Para o perfil atual, pretende-se identificar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, as características relacionadas à autonomia e consumo e o tipo de veículo apropriado por tipo de operação e em que países esta prática vem sendo explorada.

TCC Boas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJ

Autor: Mariane Gonzalez da Costa

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

Objetiva-se com este estudo identificar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática boas práticas adotadas em campi universitários que promovam a redução das emissões de CO2. Como objetivo secundário, pretende-se identificar os modos de transportes utilizados para acesso e saída das universidades pesquisadas e analisar quais das boas práticas identificadas e adotadas pelas universidades pesquisadas que poderiam ser implantadas na Cidade Universitária da UFRJ.

TCC Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais

Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016).

tese Procedimento para identificação, análise e recomendação de boas práticas para o transporte de cargas

Autor: Cintia Machado de Oliveira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Conclusão: Novembro / 2016

Objetivou-se por meio desta tese, propor um procedimento inédito para identificar, analisar e recomendar boas práticas para o Transporte de Carga. Sua aplicação considerou resultados baseados na experiência internacional e apresentou compromisso com a realidade da megacidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa. Para coleta dos dados, optou-se por realizar pesquisas do tipo bibliográfica, documental, estudo de campo e estudo de caso. Especificamente para análise dos dados, optou-se pela adoção do grupo de foco. Os resultados alcançados no capitulo três, permitiram o aprimorando e a disseminação do conhecimento acerca dos conceitos que norteiam este estudo e são capazes de promover uma melhoria na prática do processo produtivo, além de oferecer uma contribuição inédita ao tema. Os resultados alcançados no capítulo quatro permitiram a identificação de um conjunto de boas práticas associadas à gestão sustentável do transporte de cargas e permitiu entender como esta, pode contribuir para a prática da logística sustentável. O procedimento proposto se mostrou adequado para a realização deste estudo e sua aplicação permitiu estabelecer recomendações para o TUC na megacidade do Rio de Janeiro. Devido a sua flexibilidade, o procedimento mostrou-se aplicável em qualquer outra cidade do mundo, sendo esta, mais uma contribuição inédita deste estudo. Quanto às limitações, o procedimento proposto tratou apenas da identificação, analise e recomendação de boas práticas, necessita-se, a partir de então, de um procedimento para escolher, aplicar e avaliar as boas práticas para o transporte de carga. Sendo esta também, a principal sugestão para trabalhos futuros.

Dissertação Veículo aéreo não tripulado: uma alternativa ao transporte de carga

Autor: Elder Soares Rodrigues

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade (técnica e operacional) de se utilizar um VANT para o transporte de carga de baixo peso e pequeno volume e a sua competitividade (custo/nível de serviço) na logística urbana, particularmente como alternativa as viagens realizadas por motocicletas. O sistema de transporte foi dividido em quatro subsistemas físicos (via, veículo, terminal e controle), onde o maior enfoque foi dado no veículo. Um VANT do tipo quadricóptero pesando 1,4 kg (com bateria e sem carga útil) foi montado e utilizado para se verificar a capacidade de carga útil, consumo energético e autonomia do veículo. Um VANT comercial também do tipo quadricóptero pesando 1,3 kg (com bateria e sem carga útil), similar ao VANT montado, também foi utilizado para se verificar a velocidade desse tipo de veículo. Foram realizados testes em motocicleta com o objetivo de se avaliar a velocidade, consumo energético e a razão entre as distâncias euclidiana e rodoviária. Os resultados analíticos e experimentais apontaram que o VANT é capaz de transportar cargas de baixo peso com autonomia para curtas e médias distâncias na logística urbana e com vantagem em termos de tempo de viagem, consumo de energia, custo financeiro da energia consumida e emissão de gases.

Dissertação Identificação de obstáculos a um maior crescimento do transporte ferro-rodoviário de cargas unitizadas no Brasil e apresentação de medidas para sua superação

Autor: Adely Maria Branquinho das Dores

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

Este trabalho tem como objetivo identificar os óbices a uma maior utilização do transporte multimodal ferro-rodoviário de contêineres no Brasil, alternativamente ao rodoviário, e medidas para a sua superação. Pesquisa a evolução das regulações americana, europeia e brasileira, bem como do desenvolvimento do transporte multimodal ferro-rodo nesses países, de forma a identificar eventuais deficiências no modelo regulatório/institucional brasileiro. Em paralelo, utilizando o Processo AHP (Analytic Hierarchy Process), hierarquiza variáveis diversas na decisão do embarcador e de operadores de transporte quanto à decisão sobre o modo de transporte e define um modelo para comparação de alternativas de transporte de cargas conteinerizadas, com base nos custos das variáveis hierarquizadas. Aplica o modelo desenvolvido em um Estudo de Caso, cujas conclusões são cotejadas com as da avaliação regulatório. Conclui com a identificação de deficiências regulatórias e/ou institucionais, com sugestões de medidas para a sua superação.