tese Metodologia para cálculo do estoque de segurança de óleo diesel a na presença de incertezas no lead time

Autor: Rubens Cerqueira Freitas

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: julho/2013

Esta tese apresenta metodologia, em complemento à abordagem clássica de gestão de estoques, para o cálculo do estoque de segurança de óleo diesel A na presença de incertezas no lead time derivadas de fatores de risco relacionados aos fluxos logísticos. A metodologia engloba coleta prévia de dados, mapeamento dos fluxos logísticos, identificação e decomposição dos fatores de risco, medição dos fatores de risco e cálculo e recálculo dos estoques de segurança. Um estudo de caso, com foco no óleo diesel A armazenado em bases de distribuidores na região norte do Brasil, é apresentado como aplicação da metodologia proposta, o qual desvendou estoques de segurança sobrecarregados, formados para compensar os fatores de risco derivados das incertezas no lead time. A partir do estudo de caso, foi construído um plano de mitigação de riscos com o objetivo de reduzir as incertezas no lead time relacionadas aos fluxos logísticos de óleo diesel A.

Dissertação O gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos

Autor: Isabella Mayara Abreu da Hora

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: abril/2019

Os megaeventos são considerados como uma grandiosa manifestação, capaz de impactar a organização e planejamento da cidade que os hospeda, deixando consigo possíveis legados e aprendizado para realização de novos eventos. Neste contexto, o transporte de cargas desempenha a função importante de garantir o abastecimento destes eventos. O munícipio do Rio de Janeiro recebeu o último megaevento esportivo realizado no Brasil, as Olimpíadas Rio 2016, objeto deste estudo. Entende-se que durante sua realização este evento recebeu o acúmulo de todas as experiências vivenciadas nas duas últimas décadas no Brasil. O objetivo desta dissertação consiste em apresentar um conjunto de boas práticas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos. Para tanto, pesquisas bibliográficas e documentais e a aplicação de entrevistas foram realizadas com o intuito de compreender as principais características destes eventos, pela visão de seus patrocinadores. Isto permitiu uma análise sobre a complexidade da atividade, resultando em ações que podem contribuir na realização de novos eventos. O ineditismo deste trabalho é justificado principalmente pelo fato de apresentar uma visão estratégica sobre o tema, sendo uma contribuição para o preenchimento de lacunas na literatura. Uma das contribuições a se destacar é a caracterização das cargas transportadas e da identificação da cadeia de suprimentos em megaeventos.

Dissertação O impacto do uso de biodiesel e diesel de cana-de-açúcar nos custos de uma empresa de transporte urbano de cargas

Autor: Antonio Donizeti Cachiolo

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2012

A necessidade de melhoria na qualidade de vida da população e o apelo por preservação ambiental tem levado as empresas a se reinventarem buscando novas formas de atingir seus objetivos. Empresas que realizam o transporte urbano de cargas (TUC) não são exceção e assim como em qualquer ramo de atividade essa cobrança pode se transformar em oportunidade aos que conseguirem superar primeiro os desafios.

A produção de biodiesel e diesel de cana de açúcar pode contribuir para a solução de problemas de emissão de gases. Adicionado ao diesel de petróleo ou utilizado puro, reduz a emissão de poluente, tendo como contrapartida o aumento do custo operacional.

Desta forma, este trabalho analisou o impacto da introdução dos combustíveis provenientes do uso de biodiesel (B20, B50, B80 e B100) e do uso de diesel de cana (AMD5, AMD20, AMD50, AMD80 e AMD100) verificando que com um aumento do custo operacional de 3% para o caso do biodiesel, seria possível obter reduções de 15% (CO), 20% (HC), 15% (MP), 16% (CO2), apresentando aumento de NOx em 4%, para o B20 e com aumento de 4,2% no custo, reduções de 7% (CO), 5% (NOx), 4% (HC), 1,5% (MP) e 20% (CO2), para o AMD20.

Dissertação O processo de roteirização como elemento de redução do custo de coleta em área urbana de óleo residual de fritura para produção de biodiesel

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Abril/2009

Esta dissertação trata da viabilidade de se produzir biodiesel a partir de óleo residual de fritura, um resíduo disperso em áreas urbanas. Essa matéria-prima foi avaliada quanto ao custo do produto em si e ao custo para realizar a coleta do ponto de vista do produtor de biodiesel. Este, por sua vez, tem como alternativa comprar o resíduo no mercado (com frete incluído) ou promover a coleta, arcando com o custo do produto, que normalmente é zero, e com o custo de coleta que depende dos processos de planejamento e de operação das visitas. Nesse sentido, verificou-se o potencial de um software computacional de roteirização de veículos para minimizar o custo incorrido com a realização da rota. No entanto, outros problemas provenientes da administração da rotina, composta por duas etapas, uma de planejamento e outra de operação, podem reduzir o lucro da empresa. Como os problemas observados durante o processo de coleta de um caso prático não podem ser solucionados apenas por meio da roteirização, propõe-se dois fluxogramas, contribuição do presente estudo, capazes de auxiliar no processo de padronização das práticas do coletor.

TCC Observatório de logística sustentável – Uma ferramenta de apoio às decisões logísticas no Brasil

Autor: Thais Chagas Pestana

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: janeiro/2019

Objetivou-se com esse trabalho estudar a criação de um espaço virtual de trabalho, análise, debates e, principalmente, de armazenagem de dados com o intuito de integrar e consolidar conhecimentos de logística sustentável, compatibilizando o cuidado socioambiental com o aprimoramento da eficiência logística e do transporte de carga no Brasil. Este espaço foi denominado de Observatório de Logística Sustentável. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica/telematizada sistemática, visando relatar e localizar observatórios já existentes, selecionar e avaliar suas contribuições, analisando e sintetizando os dados de forma a incorporá-los e/ou adaptá-los ao cenário brasileiro. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar a contribuição de cada um dos observatórios estudados e, assim, criar sugestões efetivas para as etapas de construção do Observatório Brasileiro de Logística Sustentável.

Dissertação Procedimento de auxílio ao estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de projetos de transporte urbano coletivo

Autor: Bianca Cipriano da Silva Zary

Orientadores: Marcelino Aurélio Vieira da Silva e José Carlos Cesar Amorim

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Março / 2015

Os projetos de transporte urbanos concebidos para melhor atender a população nos grandes centros devem, com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana do ano de 2012, contribuir para o acesso universal à cidade. Contudo, os aglomerados urbanos vêm, durante anos, sofrendo com a lentidão com que essa Política teve para obter status de lei federal. Em virtude desta demora, atualmente, o país vem buscando a minimização dessa negligência de anos por meio de planejamento estratégico. Desta forma, os projetos de transporte urbano têm sido desenvolvidos procurado a melhoria da mobilidade das cidades. Antes de ser iniciado um projeto de transporte urbano, há a necessidade de um estudo prévio, conhecido como Estudo de Viabilidade. Logo devido à grande procura por esses estudos, o referido trabalho tem por objetivo desenvolver um procedimento de avaliação de desempenho de alternativas de transporte de público para auxiliar, em particular, aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Este procedimento de avaliação de desempenho desenvolvido é pautado em indicadores das dimensões exclusivas (dimensões: técnica, financeira e política), em índices das dimensões ponderáveis (ambiental, econômica e social) e no índice global para o EVTEA. Com esse conjunto de indicadores e índices foi possível ter um instrumento de auxílio na tomada de decisão para os EVTEA, não só contribuindo para o planejamento estratégico, mas também para o tático-operacional. Os índices propostos são obtidos a partir de um conjunto de indicadores representativos do EVTEA associados a implantação de um novo modo de transporte urbano. Esta importância entre os indicadores para a criação dos índices foi conseguida por meio de consulta a especialistas e a posteriori empregando o método de análise hierárquica (AHP), que permitiu tratar e agregar variáveis de naturezas qualitativa e quantitativa. Com a criação dos índices tem-se elementos que auxiliarão aos tomadores de decisão no planejamento estratégico da implantação de um novo modo de transporte e no planejamento tático-operacional de todo o sistema de transporte. Assegurando, desta forma, uma melhor mobilidade nos centros urbanos e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a população.

tese Procedimento para definição de consórcios públicos responsáveis pela coleta de resíduos recicláveis domiciliares com base em medidas de ecoeficiência

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq  e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Conclusão: Agosto/2013

A formação de consórcios públicos pode ser uma opção para que regiões principalmente de países em desenvolvimento possam implementar a coleta de resíduos recicláveis. Neste contexto, esta Tese propõe um modelo de procedimento para definir consórcios públicos inter-regionais responsáveis pela implementação e pela operação da coleta diferenciada porta-a-porta. Esse procedimento é estruturado em onze etapas necessárias para a geração de opções de particionamento em (k) número de grupos e pela análise dessas opções por meio de medidas de desempenho financeiro e ambiental. Neste sentido, aplicou-se o referido procedimento para a definição de consórcios em uma região localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), composta por seis subregiões. Após a aplicação proposta, concluiu-se ser mais adequada a opção k = 2 grupos. Nessa opção, há a formação de um consórcio público composto por cinco sub-regiões de estudo e uma sub-região não deverá consorciar-se (esta é responsável pela geração de 73% dos resíduos recicláveis produzidos na região de estudo). Assim sendo, a aplicação deste procedimento permite auxiliar a tomada de decisão do analista que necessita implementar a coleta diferenciada porta-a-porta, como ação para aprimorar a gestão de resíduos sólidos de um  conjunto de sub-regiões em estudo.

tese Procedimento para identificação, análise e recomendação de boas práticas para o transporte de cargas

Autor: Cintia Machado de Oliveira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Conclusão: Novembro / 2016

Objetivou-se por meio desta tese, propor um procedimento inédito para identificar, analisar e recomendar boas práticas para o Transporte de Carga. Sua aplicação considerou resultados baseados na experiência internacional e apresentou compromisso com a realidade da megacidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa. Para coleta dos dados, optou-se por realizar pesquisas do tipo bibliográfica, documental, estudo de campo e estudo de caso. Especificamente para análise dos dados, optou-se pela adoção do grupo de foco. Os resultados alcançados no capitulo três, permitiram o aprimorando e a disseminação do conhecimento acerca dos conceitos que norteiam este estudo e são capazes de promover uma melhoria na prática do processo produtivo, além de oferecer uma contribuição inédita ao tema. Os resultados alcançados no capítulo quatro permitiram a identificação de um conjunto de boas práticas associadas à gestão sustentável do transporte de cargas e permitiu entender como esta, pode contribuir para a prática da logística sustentável. O procedimento proposto se mostrou adequado para a realização deste estudo e sua aplicação permitiu estabelecer recomendações para o TUC na megacidade do Rio de Janeiro. Devido a sua flexibilidade, o procedimento mostrou-se aplicável em qualquer outra cidade do mundo, sendo esta, mais uma contribuição inédita deste estudo. Quanto às limitações, o procedimento proposto tratou apenas da identificação, analise e recomendação de boas práticas, necessita-se, a partir de então, de um procedimento para escolher, aplicar e avaliar as boas práticas para o transporte de carga. Sendo esta também, a principal sugestão para trabalhos futuros.

tese Procedimento para reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa no processo de ensino-aprendizagem na área de transporte de carga

Autor: Suellem Deodoro Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Julho / 2014

Esta tese tem por objetivo principal reconhecer o valor pedagógico dos jogos de empresa na área de transportes, a partir da elaboração de um procedimento que auxilie sua utilização como ferramenta educacional. O procedimento foi estruturado de forma a subsidiar: a escolha do jogo de empresa a ser utilizado em função dos objetivos pedagógicos da disciplina; a identificação do momento de inserção do jogo de empresa como ferramenta educacional auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem; a definição da dinâmica e de etapas de aplicação do jogo de empresa; e a forma de avaliação da aprendizagem dos alunos. Para validar o procedimento utilizou-se o Jogo do TECON, que é um jogo de empresa específico para a área de transportes e que aborda questões relacionadas ao planejamento operacional de terminais de contêineres. Utilizou-se ainda a ferramenta mapas conceituais para avaliar a aprendizagem proporcionada pelo jogo do TECON, visto que por meio da estrutura cognitiva do conhecimento é possível avaliar a aprendizagem significativa. A partir de aplicações realizadas para alunos dos 3° e 4° períodos do curso Técnico em Portos do CEFET/Itaguaí, e para alunos do 4° ano do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi possível verificar que o PROJOGOS auxiliou a inserção de Jogo do TECON e permitiu que o mesmo fosse considerado uma ferramenta educacional, principalmente no 3ª período, visto que contribuiu para a aquisição e consolidação do conhecimento dos alunos.

TCC Soluções para o transporte urbano de cargas na etapa de “last mile” e sua aplicação em países em desenvolvimento

Autor: Camila de Oliveira Souza

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: janeiro/2019

Com o aumento da densidade populacional das cidades, a adequação aos requisitos para proteção do meio ambiente torna-se cada vez mais necessária. No entanto, as operações de frete urbano precisam alcançar toda a malha urbana de maneira eficiente para transportadores e consumidores representando assim, um grande desafio nas áreas metropolitanas. O tráfego de cargas é responsável por boa parte dos custos de congestionamento, e a situação tende a piorar à medida que as entregas urbanas continuam a crescer. Este trabalho pretende identificar e analisar as soluções presentes na literatura para o transporte urbano de carga, considerando apenas a etapa de entrega ao consumidor final (last mile). Através de uma revisão bibliográfica sistemática será feita a seleção de artigos relacionados ao tema a fim de propor possíveis soluções ao transporte urbano de carga em países em desenvolvimento.