tese Uso do conceito de maximização de entropia para auxiliar na estimativa de matrizes origem-destino de carga com características dinâmicas

Autor: Marcelino Aurélio Vieira da Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Novembro / 2013

A presença de gerenciamento descentralizado e as possíveis idiossincrasias dos tomadores de decisão em um sistema de transporte utilizado para distribuição de um determinado tipo de carga resultam em um comportamento que a minimização do custo total do sistema não representa a realidade dos fluxos observados entre os pares origemdestino. Por se tratar de transporte de carga, as variáveis do problema como: quantidade de origens, de destinos, quantidade do produto movimentado, quantidade de ligações utilizadas, distância média de transporte variam com o tempo, caracterizando um comportamento dinâmico das matrizes observadas. Esta têm como objetivo deduzir um modelo e propor um método para estimar a distribuição de carga, utilizando a teoria de maximização de entropia combinada com o problema de transportes, considerando as características dinâmicas das variáveis envolvidas. Para atender a esse objetivo, o processo de calibração do modelo deduzido foi divido em duas etapas, uma denominada de tendência e outra de balanceamento. O procedimento foi aplicado para o caso de distribuição de soja, milho e açúcar e distribuição interna de bioetanol hidratado no Brasil. Pela análise de desempenho dos modelos, pode-se observar que apresentaram resultados melhores que os obtidos pelo problema de transportes e apresentaram valores altos de coeficiente de determinação e baixo de índice de dissimilaridade.

tese Procedimento para definição de consórcios públicos responsáveis pela coleta de resíduos recicláveis domiciliares com base em medidas de ecoeficiência

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq  e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Conclusão: Agosto/2013

A formação de consórcios públicos pode ser uma opção para que regiões principalmente de países em desenvolvimento possam implementar a coleta de resíduos recicláveis. Neste contexto, esta Tese propõe um modelo de procedimento para definir consórcios públicos inter-regionais responsáveis pela implementação e pela operação da coleta diferenciada porta-a-porta. Esse procedimento é estruturado em onze etapas necessárias para a geração de opções de particionamento em (k) número de grupos e pela análise dessas opções por meio de medidas de desempenho financeiro e ambiental. Neste sentido, aplicou-se o referido procedimento para a definição de consórcios em uma região localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), composta por seis subregiões. Após a aplicação proposta, concluiu-se ser mais adequada a opção k = 2 grupos. Nessa opção, há a formação de um consórcio público composto por cinco sub-regiões de estudo e uma sub-região não deverá consorciar-se (esta é responsável pela geração de 73% dos resíduos recicláveis produzidos na região de estudo). Assim sendo, a aplicação deste procedimento permite auxiliar a tomada de decisão do analista que necessita implementar a coleta diferenciada porta-a-porta, como ação para aprimorar a gestão de resíduos sólidos de um  conjunto de sub-regiões em estudo.

TCC Inventário de ciclo de vida do pneu inservível como combustível em fornos de cimenteiras, sob a ótica das emissões de CO2

Autor: Marina Santa Rosa Rocha e Rafael Freitas Funcia Lemme

Orientador: Márcio Almeida D’Agosto

Coorientador: Ilton Curty Leal Júnior

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Agosto/2013

Resumo: A geração de pneus inservíveis vem crescendo no mundo, necessitando de uma adequada disposição final por representar sérios riscos ao meio ambiente. Neste sentido, o coprocessamento de pneus inservíveis em fornos de clínquer de cimenteiras apresenta-se como uma forma de disposição relevante. Um dos principais impactos ambientais da atualidade está atrelado ao aumento da concentração de gases do efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global. Tendo isto em vista, realizou-se neste projeto de graduação um Inventário de Ciclo de Vida (ICV) das emissões de CO2 do pneu inservível, considerando sua disposição final como combustível para os fornos de cimenteiras. Para proceder com a análise, foi necessário mapear também a cadeia do coque de petróleo, já que este é o combustível atualmente utilizado nos fornos de cimenteiras. Estas cadeias foram baseadas no estudo de caso da unidade de Cantagalo da Lafarge Brasil S.A., localizada no estado do Rio de Janeiro. Os resultados encontrados apontaram para uma vantagem competitiva do pneu inservível se comparado ao coque de petróleo.

TCC Uma proposta para a gestão dos resíduos sólidos urbanos na Região Serrana II, considerando as práticas de reciclagem e compostagem

Autor: Luíza Santana Franca

Orientador: Márcio Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Agosto/2013

Resumo: Esse trabalho analisa a gestão de RSU nos municípios Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Petrópolis, Sapucaia e Três Rios, pertencentes ao consórcio público Região Serrana II. Atualmente, a maioria desses municípios utiliza lixões como principal destino de RSU, com exceção de Sapucaia e Petrópolis, que utilizam aterros sanitários. A fim de introduzir melhores práticas na gestão de RSU destes municípios, o Programa do Lixão Zero, proposto pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), está promovendo o fechamento dos lixões que estão ativados e a adequação e construção de um novo aterro que possa abranger todo o consórcio.

Tendo em vista o planejamento da SEA, esse trabalho propõe duas situações alternativas para a gestão de RSU nos municípios do consórcio, a partir da adoção da coleta seletiva, a triagem dos resíduos recicláveis e a compostagem dos resíduos orgânicos gerados, de acordo com o modelo sugerido pelo manual do Ministério do Meio Ambiente, além de seguirem os princípios da gestão integrada de RSU e das disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Através da análise dos resultados, foi possível observar que a coleta seletiva de resíduos recicláveis das situações propostas gera um custo 17% menor em relação ao custo da coleta de rejeitos. Considerando toda a cadeia de reciclagem e a receita gerada pela venda dos resíduos recicláveis e do composto orgânico, a situação proposta 1 é a situação que mais absorve os gastos e a situação proposta 2 promove um aumento extremo da vida útil do aterro sanitário.

tese Metodologia para cálculo do estoque de segurança de óleo diesel a na presença de incertezas no lead time

Autor: Rubens Cerqueira Freitas

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: julho/2013

Esta tese apresenta metodologia, em complemento à abordagem clássica de gestão de estoques, para o cálculo do estoque de segurança de óleo diesel A na presença de incertezas no lead time derivadas de fatores de risco relacionados aos fluxos logísticos. A metodologia engloba coleta prévia de dados, mapeamento dos fluxos logísticos, identificação e decomposição dos fatores de risco, medição dos fatores de risco e cálculo e recálculo dos estoques de segurança. Um estudo de caso, com foco no óleo diesel A armazenado em bases de distribuidores na região norte do Brasil, é apresentado como aplicação da metodologia proposta, o qual desvendou estoques de segurança sobrecarregados, formados para compensar os fatores de risco derivados das incertezas no lead time. A partir do estudo de caso, foi construído um plano de mitigação de riscos com o objetivo de reduzir as incertezas no lead time relacionadas aos fluxos logísticos de óleo diesel A.

Dissertação Aplicabilidade de um transporte multimodal de cargas na realidade regulatória brasileira

Autor: Herberth Carvalho Guedes dos Reis

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2013

O transporte multimodal de cargas no Brasil segue a Convenção de Genebra de 1980 que o define como o transporte de mercadorias por pelo menos dois modos de transporte diferentes, com base no contrato de transporte multimodal de cargas entre um local em que a carga é recebida pelo operador de transporte multimodal, até o local de entrega da carga. O Brasil possui legislação de criação e aplicação do transporte multimodal de cargas, porém existe uma série de entraves legais e regulatórios que dificultam a sua aplicabilidade. Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica internacional assim como uma pesquisa regulatória do atual estado da arte no Brasil que afeta a emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC). Por meio deste estudo, é possível identificar, analisar e propor possíveis soluções aos entraves que dificultam a emissão do CTMC. Ao final, apresentaram-se o desenvolvimento de um modelo de documento eletrônico de transporte multimodal adequado à realidade regulatória brasileira assim como a sua aplicação para os agentes de carga aérea.

Dissertação Análise dos impactos ambientais da navegação de cabotagem no Brasil: o caso do transporte de minério de ferro para a siderúrgica do Pecém

Autor: Vito Longhi Rodrigues

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: maio/2013

Esta dissertação trata da análise dos impactos ambientais marítimos da navegação de cabotagem no Brasil, sendo utilizado um estudo de caso do transporte de minério de ferro para a Siderúrgica do Pecém para mensurar e identificar a frota ideal
do ponto de vista ambiental. Para isso foram definidas, por meio de pesquisas bibliográficas, as características do modo aquaviário e da cabotagem, identificando-se as principais vantagens e desvantagens do modo aquaviário e da cabotagem no Brasil. Outro ponto fundamental foi a identificação do consumo de combustíveis dos navios. Além disso, foram determinados, a partir de amplas pesquisas, os conceitos ambientais voltados para a navegação, o que proporciona um embasamento teórico bem específico referente aos principais impactos ambientais causados pelo transporte marítimo. Em seguida, foram inseridos os indicadores de impactos ambientais marítimos em um estudo de caso de alguns cenários com diferentes tipos de frota. Com os resultados os cenários foram ranqueados, podendo assim ser identificada a frota de menor impacto ambiental marítimo para o estudo de caso.

tese Um procedimento para escolha modal do transporte terrestre de carga geral no Brasil

Autor: Brunno Santos Gonçalves

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Conclusão: Março/2013

O objetivo da pesquisa é desenvolver um procedimento de escolha modal para avaliar o transporte terrestre de carga geral no Brasil e possíveis razões da predominância do transporte rodoviário sobre o transporte ferroviário. A aplicação deste procedimento permitiu entender que as operações ferroviárias brasileiras continuam pouco competitivas para o transporte de cargas gerais de alto valor agregado em termos de custos logísticos. Além disso, inferiu-se que a oferta de transporte é um fator determinante para o uso majoritário do transporte rodoviário na matriz de transporte de carga geral no Brasil, sendo a demanda para o transporte de carga geral brasileira elástica a este fator.

Dissertação Avaliação da sustentabilidade operacional de veículo híbrido diesel-hidráulico. Uma aplicação à coleta de resíduos em área urbana

Autor: Leonardo Alencar de Oliveira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Dezembro/2012

O desenvolvimento de tecnologias que aumentem a eficiência energética dos veículos está diretamente relacionado à necessidade de redução de custos, como forma de adquirir vantagens competitivas, e ao apelo pelo crescimento sustentável, com o foco voltado para soluções que também consideram a questão ambiental e geram benefícios à sociedade. É nesse contexto que se insere a tecnologia híbrida diesel- hidráulica, capaz de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes atmosféricos dos veículos.

As pesquisas direcionadas para essa tecnologia estão crescendo rapidamente nos últimos anos, assumindo um posicionamento estratégico na indústria automotiva, com aplicações em carros de passeio, ônibus, veículos de transporte de carga e até caminhões de coleta de resíduos. Como forma de avaliar a viabilidade financeira e ambiental de se utilizar um sistema de propulsão híbrido disel-hidráulico, esta dissertação propõe uma primeira aboradgem para este estudo, com a elaboração de um método de análise, que será aplicado à frota de caminhões de coleta de resíduos em área urbana da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), do Rio de Janeiro.

Dissertação Escolha de alternativas para o transporte de calcário siderúrgico sob o enfoque ambiental

Autor: Guilherme Anselmo Guimarães dos Santos

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2012

Esta dissertação buscou comparar e avaliar as alternativas de transporte disponíveis para suprimento de calcário a uma usina siderúrgica, cujo volume e características o classificam como carga vocacionado ao transporte por meio de modos de grande capacidade como o ferroviário e hidroviário. Devido aos diversos gargalos encontrados nas ferrovias brasileiras o contêiner foi escolhido para facilitar as operações de transbordo e movimentações internas de forma a possibilitar um operação de transporte intermodal, já que o calcário vem sendo transportado no Brasil, predominantemente pelo modo rodoviário. Para avaliar a alternativa de utilização do contêiner no transporte do calcário siderúrgico foi realizado em estudo de caso em uma usina siderúrgica comparando a alternativa de transporte intermodal com uso de contêiner com as demais alternativas de transporte já testadas pela empresa sob aspectos econômico-financeiros e socioambientais. Foram identificados por meio de entrevistas com especialistas os principais atributos utilizados na avaliação de alternativas de transporte para a usina siderúrgica abordada no estudo e aplicado um procedimento de avaliação de alternativas de transporte detalhado neste trabalho. Ao final, foi comprovada eficiência da utilização de contêineres no transporte doméstico de calcário à empresa abordada no estudo de caso sob os aspectos econômicofinanceiros e socioambientais, tendo por sua vez como principais limitações, a não utilização de atributos clássicos de logística, a dificuldade em obter avaliações mais consistentes dos especialistas com relação ao aspecto socioambiental e a dificuldade em encontrar na literatura um modelo de custos do transporte ferroviário.