tese Cenários prospectivos tecnológicos para o transporte rodoviário de cargas no Brasil: o caso da frota de caminhões

Autor: André Dulce Gonçalves Maia

Orientador: Ronaldo Balassiano e Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: junho/2009

Esta tese consiste na formulação de cenários futuros tecnológicos para a frota brasileira de caminhões no horizonte de 2021. Para tanto, foi elaborado, num primeiro momento, um diagnóstico do setor através da análise da evolução histórica e das características principais da frota de caminhões, no âmbito nacional e internacional, para a identificação dos cenários. Foram considerados 28 eventos tecnológicos divididos em seis grupos (segurança, combustíveis alternativos e eficiência energética, tecnologia veicular de materiais, esquemas operacionais, conforto e meio ambiente) e diretrizes políticas. Na sequência, aplica-se a técnica delphi e de impactos cruzados para identificar as possibilidades de ocorrência desses eventos no tempo horizonte considerado, assim como as situações mais prováveis e desejáveis de cada evento e as relações ente os eventos. Por meio do uso do programa Puma, foi possível gerar cenários, totalizando 512 combinações. A tendência, segundo a metodologia adotada, de ocorrência do cenário mais provável é de 59%. Neste contexto, para os eventos tecnológicos considerados, observou-se que três são ligados especificamente à dimensão segurança veicular (E21, E22, E23); refere-se à tecnologia veicular de materiais (E7) e outro ao meio-ambiente (E19). Os resultados obtidos neste estudo podem contribuir para subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas nesse segmento da indústria automotiva e para a revisão de propriedades no âmbito do Transporte Rodoviário de Carga e, mais precisamente, nos aspectos referentes à sustentabilidade da produção desses vínculos.

Dissertação O processo de roteirização como elemento de redução do custo de coleta em área urbana de óleo residual de fritura para produção de biodiesel

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Abril/2009

Esta dissertação trata da viabilidade de se produzir biodiesel a partir de óleo residual de fritura, um resíduo disperso em áreas urbanas. Essa matéria-prima foi avaliada quanto ao custo do produto em si e ao custo para realizar a coleta do ponto de vista do produtor de biodiesel. Este, por sua vez, tem como alternativa comprar o resíduo no mercado (com frete incluído) ou promover a coleta, arcando com o custo do produto, que normalmente é zero, e com o custo de coleta que depende dos processos de planejamento e de operação das visitas. Nesse sentido, verificou-se o potencial de um software computacional de roteirização de veículos para minimizar o custo incorrido com a realização da rota. No entanto, outros problemas provenientes da administração da rotina, composta por duas etapas, uma de planejamento e outra de operação, podem reduzir o lucro da empresa. Como os problemas observados durante o processo de coleta de um caso prático não podem ser solucionados apenas por meio da roteirização, propõe-se dois fluxogramas, contribuição do presente estudo, capazes de auxiliar no processo de padronização das práticas do coletor.

Dissertação Uma contribuição para a gestão operacional de ferrovias por meio de simulação probabilística

Autor: Thadeu Renato Brandão Vieira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Conclusão: Abril/2009

As empresas do setor ferroviário têm dado importância à logística como um ponto estratégico. Esta tendência é impulsionada pelo aumento da complexidade das operações aliada à exigência de altos níveis de serviço por parte dos clientes. Conjuntamente à logística, a modernização e a incorporação de novas tecnologias foram surgindo dentro de todas as áreas das empresas ferroviárias, incluindo a área operacional. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo exemplificar, por meio de uma aplicação prática, como a ferramenta de simulação probabilística permite auxiliar a gestão operacional ferroviária.

tese Análise da eficiência da cadeia energética para as principais fontes de energia utilizadas em veículos rodoviários no Brasil

Autor: Márcio de Almeida D’Agosto

Orientador: Suzana Kahn Ribeiro

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ

Conclusão: novembro/2004

Este trabalho tem como objetivo específico a análise comparativa de alternativas de fontes de energia para o transporte rodoviário por meio de um procedimento que leve em consideração toda a cadeia de suprimento e uso final de cada alternativa sob a óptica da eficiência de seus processos, em particular a eficiência energética. Este procedimento desenvolvido com base na ferramenta de análise de ciclo de vida (ACV), em particular suas duas primeiras fases: objetivo e escopo e análise do inventário. Como parte do procedimento propõe-se um modelo de ciclo de vida para as fontes de energia para o transporte rodoviário elaborado segundo estrutura modular capaz de admitir refinamentos sucessivos. Sua aplicação se dá na análise comparativa dos ciclos de vida da gasolina C, óleo diesel, álcool etílico hidratado combustível (AEHC), gás natural comprimido (GNC) e biodiesel (éster metílico de óleo de soja), considerando o seu uso final no transporte urbano no Município do Rio de Janeiro. Os resultados permitem que se identifique as vantagens no uso de combustíveis renováveis oriundos da biomassa, opção particularmente interessante para a realidade brasileira.