Dissertação Avaliação da maturidade ambiental corporativa no Brasil com foco em logística

Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: março/2019

A preocupação em relação às questões ambientais passou por diversas transformações ao longo das décadas até atingir a visão corrente. Atualmente, o novo conceito de desenvolvimento demanda valores de responsabilidade ambiental no setor industrial bem como no setor de transportes. O setor de transportes é tradicionalmente considerado como tendo um menor impacto ambiental do que os setores de produção. No entanto, este setor consome recursos naturais e gera impactos tanto quanto o setor industrial e, portanto, também precisa de esforços em sua gestão ambiental. Assim, faz-se necessário elaborar um modelo que permita as empresas a avaliar de modo objetivo seu grau de maturidade em logística e assim auxiliá-las desenvolver uma visão ambiental mais responsável.

Para elaborar este modelo de avaliação, realizou-se uma revisão bibliográfica para identificar modelos de grau de maturidade ambiental bem como uma pesquisa documental para identificar ações sustentáveis em logística em relatórios de sustentabilidade. Já o questionário foi aplicado para especialistas da área de logística e/ou meio ambiente com a finalidade de identificar quais são as ações estão associadas a cada grau de maturidade. Assim, este modelo visa a melhoria contínua, em que uma empresa pode ser classificada como defensiva e posteriormente como conformista, proativa e então estratégica. Cada grau possui um total de pontuação mínimo requerido para que a empresa seja classificada dentro daquele grau específico, englobando pontos obrigatórios e opcionais. Para validação, o modelo foi aplicado em cinco empresas.

TCC Soluções para o transporte urbano de cargas na etapa de “last mile” e sua aplicação em países em desenvolvimento

Autor: Camila de Oliveira Souza

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: janeiro/2019

Com o aumento da densidade populacional das cidades, a adequação aos requisitos para proteção do meio ambiente torna-se cada vez mais necessária. No entanto, as operações de frete urbano precisam alcançar toda a malha urbana de maneira eficiente para transportadores e consumidores representando assim, um grande desafio nas áreas metropolitanas. O tráfego de cargas é responsável por boa parte dos custos de congestionamento, e a situação tende a piorar à medida que as entregas urbanas continuam a crescer. Este trabalho pretende identificar e analisar as soluções presentes na literatura para o transporte urbano de carga, considerando apenas a etapa de entrega ao consumidor final (last mile). Através de uma revisão bibliográfica sistemática será feita a seleção de artigos relacionados ao tema a fim de propor possíveis soluções ao transporte urbano de carga em países em desenvolvimento.

TCC Observatório de logística sustentável – Uma ferramenta de apoio às decisões logísticas no Brasil

Autor: Thais Chagas Pestana

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: janeiro/2019

Objetivou-se com esse trabalho estudar a criação de um espaço virtual de trabalho, análise, debates e, principalmente, de armazenagem de dados com o intuito de integrar e consolidar conhecimentos de logística sustentável, compatibilizando o cuidado socioambiental com o aprimoramento da eficiência logística e do transporte de carga no Brasil. Este espaço foi denominado de Observatório de Logística Sustentável. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica/telematizada sistemática, visando relatar e localizar observatórios já existentes, selecionar e avaliar suas contribuições, analisando e sintetizando os dados de forma a incorporá-los e/ou adaptá-los ao cenário brasileiro. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar a contribuição de cada um dos observatórios estudados e, assim, criar sugestões efetivas para as etapas de construção do Observatório Brasileiro de Logística Sustentável.

tese Metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga

Autor: Renata Albergaria de Mello Bandeira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: dezembro/2018

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga (TUC), sob a perspectiva de operadores de transporte. A metodologia visa preencher algumas lacunas identificadas na literatura existente, como: a carência de pesquisas sobre os critérios que os operadores devem avaliar para selecionar a iniciativa TUC mais indicada para aumentar seu nível de sustentabilidade, bem como a ausência de uma proposta de indicadores ou um índice que permitam tal análise. Portanto, identificou-se um conjunto de indicadores de sustentabilidade para transporte, que foram adaptados para avaliar a sustentabilidade de operações de TUC. Tais indicadores são a base para o desenvolvimento do índice de sustentabilidade para o TUC desenvolvido nesta tese. Propõe-se que este índice, que concilia aspectos econômicos, ambientais e sociais para avaliar e selecionar a operação TUC mais sustentável, seja estimado por meio de um modelo hierárquico-fuzzy, de modo a considerar a subjetividade e as incertezas envolvidas neste tipo de avaliação, bem como a adotar pesos diferentes para indicadores distintos. Esse índice limita a quantidade de informações apresentadas, permitindo que empresas e operadores de transporte desenvolvam análises comparativas para avaliar configurações alternativas para suas cadeias de coleta, transferência e distribuição de carga e, em seguida, classificá-las em termos de sustentabilidade. Esta metodologia foi aplicada para avaliar a adoção de triciclos e de veículos comerciais leves elétricos como alternativas para a distribuição postal em last mile, por meio do caso de uma empresa pública no Rio de Janeiro, Brasil. Esta aplicação confirmou a consistência, simplicidade, flexibilidade e aplicabilidade da metodologia proposta.

Dissertação Identificação de obstáculos a um maior crescimento do transporte ferro-rodoviário de cargas unitizadas no Brasil e apresentação de medidas para sua superação

Autor: Adely Maria Branquinho das Dores

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

Este trabalho tem como objetivo identificar os óbices a uma maior utilização do transporte multimodal ferro-rodoviário de contêineres no Brasil, alternativamente ao rodoviário, e medidas para a sua superação. Pesquisa a evolução das regulações americana, europeia e brasileira, bem como do desenvolvimento do transporte multimodal ferro-rodo nesses países, de forma a identificar eventuais deficiências no modelo regulatório/institucional brasileiro. Em paralelo, utilizando o Processo AHP (Analytic Hierarchy Process), hierarquiza variáveis diversas na decisão do embarcador e de operadores de transporte quanto à decisão sobre o modo de transporte e define um modelo para comparação de alternativas de transporte de cargas conteinerizadas, com base nos custos das variáveis hierarquizadas. Aplica o modelo desenvolvido em um Estudo de Caso, cujas conclusões são cotejadas com as da avaliação regulatório. Conclui com a identificação de deficiências regulatórias e/ou institucionais, com sugestões de medidas para a sua superação.

Dissertação Veículo aéreo não tripulado: uma alternativa ao transporte de carga

Autor: Elder Soares Rodrigues

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade (técnica e operacional) de se utilizar um VANT para o transporte de carga de baixo peso e pequeno volume e a sua competitividade (custo/nível de serviço) na logística urbana, particularmente como alternativa as viagens realizadas por motocicletas. O sistema de transporte foi dividido em quatro subsistemas físicos (via, veículo, terminal e controle), onde o maior enfoque foi dado no veículo. Um VANT do tipo quadricóptero pesando 1,4 kg (com bateria e sem carga útil) foi montado e utilizado para se verificar a capacidade de carga útil, consumo energético e autonomia do veículo. Um VANT comercial também do tipo quadricóptero pesando 1,3 kg (com bateria e sem carga útil), similar ao VANT montado, também foi utilizado para se verificar a velocidade desse tipo de veículo. Foram realizados testes em motocicleta com o objetivo de se avaliar a velocidade, consumo energético e a razão entre as distâncias euclidiana e rodoviária. Os resultados analíticos e experimentais apontaram que o VANT é capaz de transportar cargas de baixo peso com autonomia para curtas e médias distâncias na logística urbana e com vantagem em termos de tempo de viagem, consumo de energia, custo financeiro da energia consumida e emissão de gases.

tese Procedimento para identificação, análise e recomendação de boas práticas para o transporte de cargas

Autor: Cintia Machado de Oliveira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Conclusão: Novembro / 2016

Objetivou-se por meio desta tese, propor um procedimento inédito para identificar, analisar e recomendar boas práticas para o Transporte de Carga. Sua aplicação considerou resultados baseados na experiência internacional e apresentou compromisso com a realidade da megacidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa. Para coleta dos dados, optou-se por realizar pesquisas do tipo bibliográfica, documental, estudo de campo e estudo de caso. Especificamente para análise dos dados, optou-se pela adoção do grupo de foco. Os resultados alcançados no capitulo três, permitiram o aprimorando e a disseminação do conhecimento acerca dos conceitos que norteiam este estudo e são capazes de promover uma melhoria na prática do processo produtivo, além de oferecer uma contribuição inédita ao tema. Os resultados alcançados no capítulo quatro permitiram a identificação de um conjunto de boas práticas associadas à gestão sustentável do transporte de cargas e permitiu entender como esta, pode contribuir para a prática da logística sustentável. O procedimento proposto se mostrou adequado para a realização deste estudo e sua aplicação permitiu estabelecer recomendações para o TUC na megacidade do Rio de Janeiro. Devido a sua flexibilidade, o procedimento mostrou-se aplicável em qualquer outra cidade do mundo, sendo esta, mais uma contribuição inédita deste estudo. Quanto às limitações, o procedimento proposto tratou apenas da identificação, analise e recomendação de boas práticas, necessita-se, a partir de então, de um procedimento para escolher, aplicar e avaliar as boas práticas para o transporte de carga. Sendo esta também, a principal sugestão para trabalhos futuros.

TCC Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais

Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016).

TCC Boas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJ

Autor: Mariane Gonzalez da Costa

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

Objetiva-se com este estudo identificar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática boas práticas adotadas em campi universitários que promovam a redução das emissões de CO2. Como objetivo secundário, pretende-se identificar os modos de transportes utilizados para acesso e saída das universidades pesquisadas e analisar quais das boas práticas identificadas e adotadas pelas universidades pesquisadas que poderiam ser implantadas na Cidade Universitária da UFRJ.

TCC Veículos elétricos de carga – Uma análise de sua evolução histórica, perfil e possível utilização no Brasil

Autor: Fabiana do Couto Assumpção

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

Objetiva-se com este estudo analisar a utilização de veículos elétricos de carga no transporte urbano de cargas no Brasil. Para tal, realiza-se uma contextualização do transporte de carga, do funcionamento de veículos elétricos, da origem e evolução ao longo dos anos dos veículos elétricos de carga e o perfil dos modelos atuais. Para o perfil atual, pretende-se identificar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, as características relacionadas à autonomia e consumo e o tipo de veículo apropriado por tipo de operação e em que países esta prática vem sendo explorada.