Dissertação Contribuição ao estudo do transporte marítimo com a identificação dos atributos de desempenho para uso de contêineres na exportação de commodities agrícolas no Brasil

Autor: Pedro Furtado Bandeira Mello

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Junho/2010

Esta dissertação trata da identificação dos atributos de desempenho para a tomada de decisão quanto ao uso de contêineres na exportação marítima de commodities agrícolas. Para isso, foram apresentadas, por meio de pesquisas bibliográfica e de campo, dezessete commodities agrícolas que possuem possibilidade de exportação por contêineres. Além disso, foram identificados, com as ambas as pesquisas, os atributos de desempenho que apoiam a decisão na escolha modal para transporte dessas commodities agrícolas por exportação marítima. Em seguida, foram identificados, também com as pesquisas bibliográfica e de campo, os atributos de desempenho para a tomada de decisão quanto ao uso do contêiner na exportação marítima das commodities agrícolas. Uma comparação dos resultados da pesquisa de campo foi realizada, identificando que os atributos confiabilidade e segurança são os mais importantes, enquanto que o tempo e o frete, os menos importantes.

Dissertação Uso de energia em transporte: análise comparativa de eficiência energética entre os ciclos de vida do gás natural veicular comprimido e da energia termelétrica a gás para uso final em automóveis leves

Autor: Mauro Pereira Hill

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Junho/2010

Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre duas fontes de energia para uso veicular considerado a cadeia de suprimento e uso final para cada alternativa sob a ótica do consumo e da eficiência energética. O procedimento utilizado é baseado na NBR ISSO 14040: Análise de Ciclo de Vida (ACV). A aplicação do procedimento estabelece uma análise comparativa capaz de verificar que o ciclo de vida do gás natural comprimido utilizado em veículos equipados com motores de combustão interna (de ciclo Otto) é menos eficiente energeticamente e consome mais energia do que o ciclo de vida da energia elétrica produzida a partir do gás natural em usinas termelétrica para uso final em veículos elétricos à bateria (plug in).

Dissertação A utilização de jogos de empresa como instrumento pedagógico de apoio à formação profissional da área portuária

Autor: Suellem Deodoro Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Raul de Bonis Almeida Simões

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Abril/2010

Esta dissertação apresenta a elaboração e a aplicação de um modelo de jogo de empresa – o jogo do TECON. Esse jogo simula os processos de tomada de decisão, em nível operacional, que ocorrem em um terminal de contêineres. Sendo assim, este trabalho trata da viabilidade de utilizar o jogo do TECON como uma ferramenta de ensino para a formação profissional em terminais de contêineres. Para subsidiar a elaboração do jogo, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental com o intuito de traçar o panorama de ensino em transportes no Brasil e consolidar os conhecimentos teóricos sobre jogos de empresa, teoria dos jogos e o setor portuário (especificamente sobre terminais de contêineres). A partir da aplicação do jogo em diversos níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação), foi possível concluir que o jogo pode ser utilizado como ferramenta de ensino auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de cursos que enfocam o planejamento de terminais de contêineres.

Dissertação Jogos de empresa como ferramenta de ensino em transportes: uma aplicação no transporte rodoviário de cargas no Brasil

Autor: Emmanuela de Almeida Jordão

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Abril/2010

Esta dissertação apresenta a elaboração do jogo de empresa de Transporte Rodoviário de Cargas – Jogo do TRC, considerado como seu objetivo principal. Este jogo procura modelar a operação do transporte rodoviário de carga como função logística na etapa de distribuição física da cadeia de suprimento de produtos selecionados e tem como enfoque os processos de tomada de decisão realizado por um agente transportador. A partir da elaboração do Jogo do TRC, a dissertação teve como objetivo secundário verificar a possibilidade de utilizar essa ferramenta para o ensino de gestão de transportes, em especial para o modo rodoviário de carga. Para a elaboração do jogo realizaram-se pesquisas bibliográfica e documental, com a finalidade de obter dados e informação acerca do TRC, bem como do ensino em transportes no Brasil e sobre técnica de jogos de empresa. A verificação da possibilidade de utilização do Jogo do TRC como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem foi obtida por meio das aplicações realizadas com alunos em instituições de ensino em nível técnico, de graduação e de pós-graduação e com pesquisadores no XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (XXIII ANPET), onde foi possível constatar que o jogo tem potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino, permitindo a união entre a teoria e prática.

Dissertação Uma contribuição na estrutura dos fluxos logísticos reversos das lojas de departamentos

Autor: Diana Mery Messias Lopes

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Julho/2009

O objetivo deste estudo é propor uma estrutura para gestão dos processos da cadeia logística reversa de bens de pós-venda das empresas que trabalham com setor de varejo, em especial, para caso das lojas de departamentos. Essa gestão dos processos da cadeia logística reversa de bens de pós-venda foi desenvolvida a partir da teoria que aborda os aspectos estruturantes do fluxo reverso e dos estudos de caso de logística reversa aplicados ao varejo. Através deste, elaborou-se um questionário que serviu de orientação para as entrevistas realizadas nas empresas. E que permitiu identificar e caracterizar os processos e as atividades na logística reversa nas empresas estudadas por intermédio das perguntas do questionário e diagnosticar as tarefas que compõem os processos de fluxos reversos. Os resultados desta pesquisa permitiram identificar qual empresa possui o fluxo reverso mais estruturado.

tese Cenários prospectivos tecnológicos para o transporte rodoviário de cargas no Brasil: o caso da frota de caminhões

Autor: André Dulce Gonçalves Maia

Orientador: Ronaldo Balassiano e Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: junho/2009

Esta tese consiste na formulação de cenários futuros tecnológicos para a frota brasileira de caminhões no horizonte de 2021. Para tanto, foi elaborado, num primeiro momento, um diagnóstico do setor através da análise da evolução histórica e das características principais da frota de caminhões, no âmbito nacional e internacional, para a identificação dos cenários. Foram considerados 28 eventos tecnológicos divididos em seis grupos (segurança, combustíveis alternativos e eficiência energética, tecnologia veicular de materiais, esquemas operacionais, conforto e meio ambiente) e diretrizes políticas. Na sequência, aplica-se a técnica delphi e de impactos cruzados para identificar as possibilidades de ocorrência desses eventos no tempo horizonte considerado, assim como as situações mais prováveis e desejáveis de cada evento e as relações ente os eventos. Por meio do uso do programa Puma, foi possível gerar cenários, totalizando 512 combinações. A tendência, segundo a metodologia adotada, de ocorrência do cenário mais provável é de 59%. Neste contexto, para os eventos tecnológicos considerados, observou-se que três são ligados especificamente à dimensão segurança veicular (E21, E22, E23); refere-se à tecnologia veicular de materiais (E7) e outro ao meio-ambiente (E19). Os resultados obtidos neste estudo podem contribuir para subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas nesse segmento da indústria automotiva e para a revisão de propriedades no âmbito do Transporte Rodoviário de Carga e, mais precisamente, nos aspectos referentes à sustentabilidade da produção desses vínculos.

Dissertação O processo de roteirização como elemento de redução do custo de coleta em área urbana de óleo residual de fritura para produção de biodiesel

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Abril/2009

Esta dissertação trata da viabilidade de se produzir biodiesel a partir de óleo residual de fritura, um resíduo disperso em áreas urbanas. Essa matéria-prima foi avaliada quanto ao custo do produto em si e ao custo para realizar a coleta do ponto de vista do produtor de biodiesel. Este, por sua vez, tem como alternativa comprar o resíduo no mercado (com frete incluído) ou promover a coleta, arcando com o custo do produto, que normalmente é zero, e com o custo de coleta que depende dos processos de planejamento e de operação das visitas. Nesse sentido, verificou-se o potencial de um software computacional de roteirização de veículos para minimizar o custo incorrido com a realização da rota. No entanto, outros problemas provenientes da administração da rotina, composta por duas etapas, uma de planejamento e outra de operação, podem reduzir o lucro da empresa. Como os problemas observados durante o processo de coleta de um caso prático não podem ser solucionados apenas por meio da roteirização, propõe-se dois fluxogramas, contribuição do presente estudo, capazes de auxiliar no processo de padronização das práticas do coletor.

Dissertação Uma contribuição para a gestão operacional de ferrovias por meio de simulação probabilística

Autor: Thadeu Renato Brandão Vieira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Conclusão: Abril/2009

As empresas do setor ferroviário têm dado importância à logística como um ponto estratégico. Esta tendência é impulsionada pelo aumento da complexidade das operações aliada à exigência de altos níveis de serviço por parte dos clientes. Conjuntamente à logística, a modernização e a incorporação de novas tecnologias foram surgindo dentro de todas as áreas das empresas ferroviárias, incluindo a área operacional. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo exemplificar, por meio de uma aplicação prática, como a ferramenta de simulação probabilística permite auxiliar a gestão operacional ferroviária.

tese Análise da eficiência da cadeia energética para as principais fontes de energia utilizadas em veículos rodoviários no Brasil

Autor: Márcio de Almeida D’Agosto

Orientador: Suzana Kahn Ribeiro

Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ

Conclusão: novembro/2004

Este trabalho tem como objetivo específico a análise comparativa de alternativas de fontes de energia para o transporte rodoviário por meio de um procedimento que leve em consideração toda a cadeia de suprimento e uso final de cada alternativa sob a óptica da eficiência de seus processos, em particular a eficiência energética. Este procedimento desenvolvido com base na ferramenta de análise de ciclo de vida (ACV), em particular suas duas primeiras fases: objetivo e escopo e análise do inventário. Como parte do procedimento propõe-se um modelo de ciclo de vida para as fontes de energia para o transporte rodoviário elaborado segundo estrutura modular capaz de admitir refinamentos sucessivos. Sua aplicação se dá na análise comparativa dos ciclos de vida da gasolina C, óleo diesel, álcool etílico hidratado combustível (AEHC), gás natural comprimido (GNC) e biodiesel (éster metílico de óleo de soja), considerando o seu uso final no transporte urbano no Município do Rio de Janeiro. Os resultados permitem que se identifique as vantagens no uso de combustíveis renováveis oriundos da biomassa, opção particularmente interessante para a realidade brasileira.