Contribuição ao estudo do transporte marítimo com a identificação dos atributos de desempenho para uso de contêineres na exportação de commodities agrícolas no Brasil

Autor: Pedro Furtado Bandeira Mello

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Junho/2010

Esta dissertação trata da identificação dos atributos de desempenho para a tomada de decisão quanto ao uso de contêineres na exportação marítima de commodities agrícolas. Para isso, foram apresentadas, por meio de pesquisas bibliográfica e de campo, dezessete commodities agrícolas que possuem possibilidade de exportação por contêineres. Além disso, foram identificados, com as ambas as pesquisas, os atributos de desempenho que apoiam a decisão na escolha modal para transporte dessas commodities agrícolas por exportação marítima. Em seguida, foram identificados, também com as pesquisas bibliográfica e de campo, os atributos de desempenho para a tomada de decisão quanto ao uso do contêiner na exportação marítima das commodities agrícolas. Uma comparação dos resultados da pesquisa de campo foi realizada, identificando que os atributos confiabilidade e segurança são os mais importantes, enquanto que o tempo e o frete, os menos importantes.

Desenvolvimento do Jogo da Logística Integrada

Autor: Marcelo da Silveira Villela

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Fevereiro/2012

Os jogos empresariais têm surgido como uma nova metodologia de ensino, diferentemente dos métodos tradicionais, como exposição de conteúdo. Essa nova tendência serviu de incentivo ao desenvolvimento desse trabalho, que é o desenvolvimento do Jogo da Logística Integrada. O Jogo desenvolveu-se a partir em uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito da Logística Integrada Empresarial. A partir disso, se propôs um modelo conceitual para a Logística Integrada Empresarial, que foi utilizado como base para o desenvolvimento do jogo em si e também para o restante do trabalho. Durante o decorrer do trabalho, são expostos alguns jogos em logística desenvolvidos no Brasil e em outros países, bem como a descrição completa do modelo lógico e modelo matemático utilizado na estrutura do jogo. Ao final, realizaram-se duas aplicações do Jogo para perfis de distintos de profissionais. Como um dos resultados desse trabalho, é explicado o desenvolvimento do jogo da Logística Integrada.

Eco-Driving: uma ferramenta para aprimorar a sustentabilidade do transporte de carga – estudo de caso aplicado a veículos de coleta de resíduos em áreas urbanas

Autor: Vicente Aprigliano Fernandes

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: dezembro/2013

A crescente preocupação com as mudanças climáticas e o entendimento de que as ações antropogênicas são significativas para o agravamento do aquecimento global e das emissões de poluentes atmosféricos tem intensificado o incentivo, por parte dos governos e das instituições privadas, para a implantação de soluções sustentáveis nas cidades e nas cadeias de produção, assim reduzindo os impactos no meio ambiente e nas condições de vida humana. Este trabalho busca avaliar a potencialidade do uso do Eco-driving aplicado ao transporte de carga, contextualizando sua posição como uma solução dentro da logística verde e também apresenta o benefício do Eco-driving aplicado a veículos de coleta de resíduos urbanos, que alcançaram até 7,6% em melhora da economia de combustível no teste piloto realizado para esta pesquisa.

Escolha de alternativas para o transporte de calcário siderúrgico sob o enfoque ambiental

Autor: Guilherme Anselmo Guimarães dos Santos

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2012

Esta dissertação buscou comparar e avaliar as alternativas de transporte disponíveis para suprimento de calcário a uma usina siderúrgica, cujo volume e características o classificam como carga vocacionado ao transporte por meio de modos de grande capacidade como o ferroviário e hidroviário. Devido aos diversos gargalos encontrados nas ferrovias brasileiras o contêiner foi escolhido para facilitar as operações de transbordo e movimentações internas de forma a possibilitar um operação de transporte intermodal, já que o calcário vem sendo transportado no Brasil, predominantemente pelo modo rodoviário. Para avaliar a alternativa de utilização do contêiner no transporte do calcário siderúrgico foi realizado em estudo de caso em uma usina siderúrgica comparando a alternativa de transporte intermodal com uso de contêiner com as demais alternativas de transporte já testadas pela empresa sob aspectos econômico-financeiros e socioambientais. Foram identificados por meio de entrevistas com especialistas os principais atributos utilizados na avaliação de alternativas de transporte para a usina siderúrgica abordada no estudo e aplicado um procedimento de avaliação de alternativas de transporte detalhado neste trabalho. Ao final, foi comprovada eficiência da utilização de contêineres no transporte doméstico de calcário à empresa abordada no estudo de caso sob os aspectos econômicofinanceiros e socioambientais, tendo por sua vez como principais limitações, a não utilização de atributos clássicos de logística, a dificuldade em obter avaliações mais consistentes dos especialistas com relação ao aspecto socioambiental e a dificuldade em encontrar na literatura um modelo de custos do transporte ferroviário.

Estruturação do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano para coprocessamento: um problema de localização-alocação de facilidade multiobjetivo

Autor: Yuka Akasaka

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2015

Este trabalho propõe um procedimento para avaliar o comportamento do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano (RSU) com a inclusão do coprocessamento no sistema existente, levando em consideração parâmetros econômicos e ambientais. Para tanto, primeiramente integram-se os conceitos da logística reversa e gestão de resíduos, seguido pela sintetização dos artigos encontrados na revisão bibliográfica narrativa para elaboração do modelo conceitual do sistema. Dessa forma, identifica-se a necessidade da definição da localidade de uma planta intermediária e alocação das ofertas do RSU para otimização e estruturação do sistema. Através da programação linear inteira mista e pelo método e-constraint desenvolve-se o modelo matemático para a resolução deste problema. A partir dos resultados obtidos, elabora-se o procedimento e aplica-se como estudo de caso em uma região no Estado do Rio de Janeiro. O resultado da aplicação sugere que a utilização do coprocessamento seria uma alternativa que aumenta a sustentabilidade do sistema, levando a diminuição do descarte do RSU, da emissão de gases de efeito estufa e consumo energético pelos combustíveis fósseis. Entretanto, o resultado apresenta um aumento no custo total, que pode reduzir ao passar dos anos. Assim, este trabalho destaca-se pelo apoio que pode ser concedido ao Estado para a definição de uma gestão do RSU mais sustentável e economicamente viável.

Identificação de obstáculos a um maior crescimento do transporte ferro-rodoviário de cargas unitizadas no Brasil e apresentação de medidas para sua superação

Autor: Adely Maria Branquinho das Dores

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

Este trabalho tem como objetivo identificar os óbices a uma maior utilização do transporte multimodal ferro-rodoviário de contêineres no Brasil, alternativamente ao rodoviário, e medidas para a sua superação. Pesquisa a evolução das regulações americana, europeia e brasileira, bem como do desenvolvimento do transporte multimodal ferro-rodo nesses países, de forma a identificar eventuais deficiências no modelo regulatório/institucional brasileiro. Em paralelo, utilizando o Processo AHP (Analytic Hierarchy Process), hierarquiza variáveis diversas na decisão do embarcador e de operadores de transporte quanto à decisão sobre o modo de transporte e define um modelo para comparação de alternativas de transporte de cargas conteinerizadas, com base nos custos das variáveis hierarquizadas. Aplica o modelo desenvolvido em um Estudo de Caso, cujas conclusões são cotejadas com as da avaliação regulatório. Conclui com a identificação de deficiências regulatórias e/ou institucionais, com sugestões de medidas para a sua superação.

Jogos de empresa como ferramenta de ensino em transportes: uma aplicação no transporte rodoviário de cargas no Brasil

Autor: Emmanuela de Almeida Jordão

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Abril/2010

Esta dissertação apresenta a elaboração do jogo de empresa de Transporte Rodoviário de Cargas – Jogo do TRC, considerado como seu objetivo principal. Este jogo procura modelar a operação do transporte rodoviário de carga como função logística na etapa de distribuição física da cadeia de suprimento de produtos selecionados e tem como enfoque os processos de tomada de decisão realizado por um agente transportador. A partir da elaboração do Jogo do TRC, a dissertação teve como objetivo secundário verificar a possibilidade de utilizar essa ferramenta para o ensino de gestão de transportes, em especial para o modo rodoviário de carga. Para a elaboração do jogo realizaram-se pesquisas bibliográfica e documental, com a finalidade de obter dados e informação acerca do TRC, bem como do ensino em transportes no Brasil e sobre técnica de jogos de empresa. A verificação da possibilidade de utilização do Jogo do TRC como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem foi obtida por meio das aplicações realizadas com alunos em instituições de ensino em nível técnico, de graduação e de pós-graduação e com pesquisadores no XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (XXIII ANPET), onde foi possível constatar que o jogo tem potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino, permitindo a união entre a teoria e prática.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos

Autor: Isabella Mayara Abreu da Hora

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: abril/2019

Os megaeventos são considerados como uma grandiosa manifestação, capaz de impactar a organização e planejamento da cidade que os hospeda, deixando consigo possíveis legados e aprendizado para realização de novos eventos. Neste contexto, o transporte de cargas desempenha a função importante de garantir o abastecimento destes eventos. O munícipio do Rio de Janeiro recebeu o último megaevento esportivo realizado no Brasil, as Olimpíadas Rio 2016, objeto deste estudo. Entende-se que durante sua realização este evento recebeu o acúmulo de todas as experiências vivenciadas nas duas últimas décadas no Brasil. O objetivo desta dissertação consiste em apresentar um conjunto de boas práticas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos. Para tanto, pesquisas bibliográficas e documentais e a aplicação de entrevistas foram realizadas com o intuito de compreender as principais características destes eventos, pela visão de seus patrocinadores. Isto permitiu uma análise sobre a complexidade da atividade, resultando em ações que podem contribuir na realização de novos eventos. O ineditismo deste trabalho é justificado principalmente pelo fato de apresentar uma visão estratégica sobre o tema, sendo uma contribuição para o preenchimento de lacunas na literatura. Uma das contribuições a se destacar é a caracterização das cargas transportadas e da identificação da cadeia de suprimentos em megaeventos.

O impacto do uso de biodiesel e diesel de cana-de-açúcar nos custos de uma empresa de transporte urbano de cargas

Autor: Antonio Donizeti Cachiolo

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2012

A necessidade de melhoria na qualidade de vida da população e o apelo por preservação ambiental tem levado as empresas a se reinventarem buscando novas formas de atingir seus objetivos. Empresas que realizam o transporte urbano de cargas (TUC) não são exceção e assim como em qualquer ramo de atividade essa cobrança pode se transformar em oportunidade aos que conseguirem superar primeiro os desafios.

A produção de biodiesel e diesel de cana de açúcar pode contribuir para a solução de problemas de emissão de gases. Adicionado ao diesel de petróleo ou utilizado puro, reduz a emissão de poluente, tendo como contrapartida o aumento do custo operacional.

Desta forma, este trabalho analisou o impacto da introdução dos combustíveis provenientes do uso de biodiesel (B20, B50, B80 e B100) e do uso de diesel de cana (AMD5, AMD20, AMD50, AMD80 e AMD100) verificando que com um aumento do custo operacional de 3% para o caso do biodiesel, seria possível obter reduções de 15% (CO), 20% (HC), 15% (MP), 16% (CO2), apresentando aumento de NOx em 4%, para o B20 e com aumento de 4,2% no custo, reduções de 7% (CO), 5% (NOx), 4% (HC), 1,5% (MP) e 20% (CO2), para o AMD20.

O processo de roteirização como elemento de redução do custo de coleta em área urbana de óleo residual de fritura para produção de biodiesel

Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Abril/2009

Esta dissertação trata da viabilidade de se produzir biodiesel a partir de óleo residual de fritura, um resíduo disperso em áreas urbanas. Essa matéria-prima foi avaliada quanto ao custo do produto em si e ao custo para realizar a coleta do ponto de vista do produtor de biodiesel. Este, por sua vez, tem como alternativa comprar o resíduo no mercado (com frete incluído) ou promover a coleta, arcando com o custo do produto, que normalmente é zero, e com o custo de coleta que depende dos processos de planejamento e de operação das visitas. Nesse sentido, verificou-se o potencial de um software computacional de roteirização de veículos para minimizar o custo incorrido com a realização da rota. No entanto, outros problemas provenientes da administração da rotina, composta por duas etapas, uma de planejamento e outra de operação, podem reduzir o lucro da empresa. Como os problemas observados durante o processo de coleta de um caso prático não podem ser solucionados apenas por meio da roteirização, propõe-se dois fluxogramas, contribuição do presente estudo, capazes de auxiliar no processo de padronização das práticas do coletor.