Método de escolha modal para transporte de produtos perigosos com base em medidas de ecoeficiência
Autor: Ilton Cury Leal Junior
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Suzana Kahn Ribeiro
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Dezembro/2010
As atividades de transporte causam influências ambientais e, no caso de produtos perigosos, essas podem ser ampliadas pelas características específicas dos produtos. O objetivo desta tese é desenvolver e aplicar, em um estudo de caso, o Método de Escolha Modal – MEM para estabelecer uma ordem de prioridade entre as alternativas consideradas para transportar um determinado produto perigoso. Para isso, são utilizadas medidas de ecoeficiência que combinam indicadores relacionados ao valor do serviço e suas influências ambientais. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para entendimento dos conceitos e desenvolvimento do método proposto. Uma pesquisa de campo foi realizada para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação. Pesquisa documental foi utilizada para o levantamento de dados relevantes para o estudo de caso considerado. Em avaliação preliminar do caso do bioetanol brasileiro, produzido na região centro-sul, destinado à exportação e considerando-se os níveis de importância das alternativas modais, o trabalho demonstra vantagens em se utilizar a abordagem proposta para este tipo de problemas e apresenta uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão.
Jogo de empresas – Técnica de apoio ao processo de aprendizagem de adultos na área de logística: O caso do Solog (Simulador de Operações Logísticas)
Autor: Pítias Teodoro Lacerda
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Abril / 2015
O objetivo desta tese foi “demonstrar que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística”. Na revisão de literatura foram destacados o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase à abordagem andragógica, a elaboração e uso de jogos de empresas e a formação de competências na área de logística (conhecimento, habilidade e atitude). Os procedimentos metodológicos podem ser classificados como de natureza aplicada, com abordagens qualitativa e quantitativa, cujos objetivos exploratórios e descritivos foram alcançados por meio dos seguintes procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, levantamento e experimental. Os resultados indicam que a técnica jogo de empresas (i) pode ser aplicada em áreas funcionais, neste caso, na área de logística; (ii) contribui para a formação de competências em adultos e (iii) pode ser usado nos quatro níveis de cursos pesquisados (níveis Técnico, Tecnólogo, Graduação e Mestrado). Conclui-se que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística, entretanto, há variáveis com maior influência em cada um dos três tipos de avaliação empregados (Reação ao uso; Contribuição para formação de competências e Adequação para apoio ao processo de aprendizagem).
Elaboração de Cenários Prospectivos para o Uso de Energia e para Emissões de Gases de Efeito Estufa do Setor de Transportes Brasileiro - Uma Abordagem Multinível
Autor: Daniel Neves Schmitz Gonçalves
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Desenvolvimento de um método para selecionar, medir, avaliar e reportar boas práticas para promover a logística sustentável
Autor: Tássia Faria de Assis
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Desagregação espacial de inventários de energia e emissões atmosféricas do setor de transportes com vista à mensuração, relato e verificação
Autor: George Vasconcelos Goes
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Cenários prospectivos tecnológicos para o transporte rodoviário de cargas no Brasil: o caso da frota de caminhões
Autor: André Dulce Gonçalves Maia
Orientador: Ronaldo Balassiano e Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Conclusão: junho/2009
Esta tese consiste na formulação de cenários futuros tecnológicos para a frota brasileira de caminhões no horizonte de 2021. Para tanto, foi elaborado, num primeiro momento, um diagnóstico do setor através da análise da evolução histórica e das características principais da frota de caminhões, no âmbito nacional e internacional, para a identificação dos cenários. Foram considerados 28 eventos tecnológicos divididos em seis grupos (segurança, combustíveis alternativos e eficiência energética, tecnologia veicular de materiais, esquemas operacionais, conforto e meio ambiente) e diretrizes políticas. Na sequência, aplica-se a técnica delphi e de impactos cruzados para identificar as possibilidades de ocorrência desses eventos no tempo horizonte considerado, assim como as situações mais prováveis e desejáveis de cada evento e as relações ente os eventos. Por meio do uso do programa Puma, foi possível gerar cenários, totalizando 512 combinações. A tendência, segundo a metodologia adotada, de ocorrência do cenário mais provável é de 59%. Neste contexto, para os eventos tecnológicos considerados, observou-se que três são ligados especificamente à dimensão segurança veicular (E21, E22, E23); refere-se à tecnologia veicular de materiais (E7) e outro ao meio-ambiente (E19). Os resultados obtidos neste estudo podem contribuir para subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas nesse segmento da indústria automotiva e para a revisão de propriedades no âmbito do Transporte Rodoviário de Carga e, mais precisamente, nos aspectos referentes à sustentabilidade da produção desses vínculos.
Avaliação da emissão de dióxido de carbono e do uso de energia no ciclo de vida de sistemas metroferroviários de passageiros: aplicação na linha 4 do metrô do rio de janeiro
Autor: Carlos Eduardo Sanches de Andrade
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Julho / 2016
O objetivo deste trabalho é avaliar a emissão de dióxido de carbono e o uso de energia no ciclo de vida de sistemas metroferroviários de transporte de passageiros. O método de trabalho partiu de uma revisão de literatura analisando os trabalhos publicados de avaliação do ciclo de vida de sistemas de transportes, buscando a escolha de modelos apropriados à proposição de um procedimento de inventário de ciclo de vida para sistemas metroferroviários de passageiros. O procedimento foi aplicado para a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro e é baseado na coleta de dados durante a construção e na experiência do operador do sistema. Outro procedimento é proposto e aplicado para a quantificação das emissões evitadas pela implantação da Linha 4. Os resultados obtidos indicam que, para um ciclo de vida de 60 anos, a emissão por passageiro quilômetro atinge 13,90 gramas de dióxido de carbono e em 14 anos após a inauguração do sistema a emissão não operacional será compensada, permitindo concluir que a Linha 4 contribuirá efetivamente para a redução das emissões totais de dióxido de carbono do setor de transportes da cidade do Rio de Janeiro.
Análise da eficiência da cadeia energética para as principais fontes de energia utilizadas em veículos rodoviários no Brasil
Autor: Márcio de Almeida D’Agosto
Orientador: Suzana Kahn Ribeiro
Órgão de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ
Conclusão: novembro/2004
Este trabalho tem como objetivo específico a análise comparativa de alternativas de fontes de energia para o transporte rodoviário por meio de um procedimento que leve em consideração toda a cadeia de suprimento e uso final de cada alternativa sob a óptica da eficiência de seus processos, em particular a eficiência energética. Este procedimento desenvolvido com base na ferramenta de análise de ciclo de vida (ACV), em particular suas duas primeiras fases: objetivo e escopo e análise do inventário. Como parte do procedimento propõe-se um modelo de ciclo de vida para as fontes de energia para o transporte rodoviário elaborado segundo estrutura modular capaz de admitir refinamentos sucessivos. Sua aplicação se dá na análise comparativa dos ciclos de vida da gasolina C, óleo diesel, álcool etílico hidratado combustível (AEHC), gás natural comprimido (GNC) e biodiesel (éster metílico de óleo de soja), considerando o seu uso final no transporte urbano no Município do Rio de Janeiro. Os resultados permitem que se identifique as vantagens no uso de combustíveis renováveis oriundos da biomassa, opção particularmente interessante para a realidade brasileira.