Concluído Uma proposta de aprendizado multidisciplinar por meio da construção de um VANT (Veículo Aéreo não Tripulado)

O objetivo geral deste estudo consiste na montagem de um VANT (veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente) capaz de realizar entrega de pequenos volumes na Cidade Universitária da UFRJ. Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver todo o processo de aquisição, elaboração de orçamentos, compra de componentes, acompanhamento de entrega e conferência dos mesmos.

Relatório parcial: ainda não disponível

Concluído Transição energética no Brasil: um cenário compatível com o acordo de Paris para o setor de transportes até 2050

A transição de um caminho de desenvolvimento intensivo em carbono para uma economia de baixo carbono requer a compreensão das fontes de emissão e suas causas. Para alcançar a meta de 1,5°C estabelecida no Acordo de Paris, os países devem desenvolver estudos que não apenas façam estimativas com base em dados históricos de emissões de GEE e consumo de energia, mas também projeções considerando diferentes níveis de ambição e comprometimento político. Este artigo político fornece cenários de uso de energia e emissões de GEE do setor de transporte até 2050, considerando os compromissos nacionais do Brasil e sua ação climática.

Dois cenários são desenvolvidos com base em diferentes níveis de comprometimento governamental. Os resultados mostram que, se o Brasil seguir metas de mitigação bastante ambiciosas e concretas, é possível reduzir as emissões do ano de 2050 em até 25% em relação aos níveis de 2005 (contra um aumento de 101% no cenário conservador). Além disso, a análise de custos aponta que as eletrificações de carros, caminhões e ônibus são ações de mitigação com perspectivas interessantes para 2050. No entanto, barreiras relacionadas ao financiamento, modelos de concessão, normas e regulamentações para novas tecnologias e modelos de negócio precisam ser superadas.

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Concluído Simulando o desempenho sustentável do transporte urbano de carga (TUC)

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto tem como objetivo estabelecer um procedimento informatizado capaz de simular o desempenho de soluções inovadoras com potencial de introduzir sustentabilidade ambiental no TUC por meio da avaliação do potencial de mitigação das externalidades negativas associadas a atividade em face dos custos de implantação e da manutenção dos níveis de serviço.

Relatório parcial: ainda não disponível

Concluído SHELL – Laboratório Urbano da Cidade Universitária da UFRJ – Fase 2

O projeto prevê a criação de uma plataforma para a comparação dos indicadores de sustentabilidade da mobilidade entre os campi diferentes em todo o mundo. A UFRJ tem participado na rede Campus Sustentável Network Internacional (ISCN) e do Fórum Global de Líderes Universitários e ao participar dessa rede, é possível compartilhar experiências, fazer nossas iniciativas mais visíveis e também é uma oportunidade de criar uma competição positiva em relação a melhores indicadores de sustentabilidade e alternativas para reduzir as emissões de carbono.

Relatório Parcial I

Relatório Parcial II

Concluído Revolução Energética - Cenários para os Transportes No Brasil 2050

O projeto tem por objetivo obter dois cenários de matriz energética para os transportes no Brasil, em intervalos anuais até o ano de 2050, considerando consumo de energia e emissões de dióxido de carbono (CO2). O primeiro cenário considera a evolução tendencial do setor de transporte, sendo o cenário “Referencial” (BAU - Business as Usual). O segundo prevê a implantação de medidas de eficiência energética no transporte, a transferência modal e a adoção de soluções de aprimoramento da mobilidade, além de uma transição completa (100%) para o uso de fontes renováveis de energia nos transportes, sendo o cenário ‘Revolução Energética’ (REV). Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, e Greenpeace.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Quarta Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - Setor de Transportes

O projeto visa atender a execução das diversas atividades do projeto BRA/16/G31, auxiliando o governo brasileiro a realizar as atividades necessárias para preparar a 4ª Comunicação Nacional (4CN) e os Relatórios de Atualização Bienal (BUR), a fim de atender às obrigações do país no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC em inglês). A meta do projeto é permitir ao Governo do Brasil aperfeiçoar dados disponíveis sobre emissões, realizar pesquisas orientadas e fortalecer capacidades e instituições técnicas para lidar com mitigação e adaptação. O MCTIC desempenha função de agência executora desse projeto, enquanto o PNUD é a agência implementadora.

Concluído Projeto IES – Brasil 2 – Capítulo de transporte

O projeto tem por objetivo obter um cenário de matriz energética para os transportes no Brasil, em intervalos de cinco em cinco anos até 2050, considerando consumo de energia e emissões de Gases de Efeitos Estufa (GEE). O cenário considera a evolução tendencial do setor de transporte, sendo o cenário “Referencial” (BAU - Business as Usual).

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Clima).

Relatório parcial: ainda não disponível

Concluído Otimização da operação de abastecimento de combustível nas atividades de reflorestamento e colheita

Cliente: Petrobras Distribuidora - BR

Este projeto trata da realização de estudo para análise do processo de abastecimento de combustível de equipamentos envolvidos na atividade de reflorestamento por indústria de produção de celulose e na colheita de cana-de-açúcar com a finalidade de especificar um procedimento de otimização da operação de abastecimento (tempo ou distância percorrida) e redução dos custos operacionais.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído ÔNIBUS ELÉTRICOS A BATERIA (PLUG-IN) Uma primeira avaliação da viabilidade econômica e do impacto na tarifa para o uso nas cidades brasileiras

Reconhecendo os compromissos nacionais com a sustentabilidade socioambiental e os benefícios oriundo do emprego dos BEV (battery electric vehicle), este trabalho tem como objetivo investigar a viabilidade econômica e o impacto na tarifa pelo uso de ônibus elétricos a bateria (plug-in) em regiões selecionadas no Brasil.

Concluído O transporte de carga potencializando a sustentabilidade socioambiental da logística em Megacidades

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto busca elaborar um Guia de Boas Práticas para o Transporte Urbano de Cargas (TUC) que considere esta atividade no contexto de função principal da logística no segmento de distribuição física (coleta e entrega urbana) de produtos e serviços em área urbana com características semelhantes às megacidades. Com isso, espera-se identificar os desafios enfrentados pelo TUC em megacidades; identificar boas práticas capazes de enfrentar os desafios enfrentados pelo TUC em Megacidades; qualificar os desafios e as boas práticas; quantificar os benefícios socioambientais que podem ser introduzidos pelas boas práticas na gestão do TUC e associar a aplicação das boas práticas e seus resultados ao contexto da logística em megacidades.

Relatório parcial: ainda não disponível