Simulando o desempenho sustentável do transporte urbano de carga (TUC)

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto tem como objetivo estabelecer um procedimento informatizado capaz de simular o desempenho de soluções inovadoras com potencial de introduzir sustentabilidade ambiental no TUC por meio da avaliação do potencial de mitigação das externalidades negativas associadas a atividade em face dos custos de implantação e da manutenção dos níveis de serviço.

Relatório parcial: ainda não disponível

ÔNIBUS ELÉTRICOS A BATERIA (PLUG-IN) Uma primeira avaliação da viabilidade econômica e do impacto na tarifa para o uso nas cidades brasileiras

Reconhecendo os compromissos nacionais com a sustentabilidade socioambiental e os benefícios oriundo do emprego dos BEV (battery electric vehicle), este trabalho tem como objetivo investigar a viabilidade econômica e o impacto na tarifa pelo uso de ônibus elétricos a bateria (plug-in) em regiões selecionadas no Brasil.

A gestão sustentável do transporte de carga no apoio a prática da logística verde

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto busca um aprofundamento sobre como a gestão do transporte de carga poderia apoiar as práticas da logística sustentável, logística verde e logística de baixo carbono.

Comparativo de consumo de combustível entre ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado e ônibus convencionais

O projeto tem como objetivo identificar o rendimento energético (km/l) e os coeficientes de consumo (l/km) dos ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado, identificando o impacto deste equipamento para todos os casos, considerando os seguintes tipos de veículo: (1) Ônibus urbano convencional; (2) Ônibus urbano convencional com ar condicionado; (3) Ônibus rodoviário com ar condicionado e (4) Ônibus urbanos articulados com ar condicionado.

Revolução Energética - Cenários para os Transportes No Brasil 2050

O projeto tem por objetivo obter dois cenários de matriz energética para os transportes no Brasil, em intervalos anuais até o ano de 2050, considerando consumo de energia e emissões de dióxido de carbono (CO2). O primeiro cenário considera a evolução tendencial do setor de transporte, sendo o cenário “Referencial” (BAU - Business as Usual). O segundo prevê a implantação de medidas de eficiência energética no transporte, a transferência modal e a adoção de soluções de aprimoramento da mobilidade, além de uma transição completa (100%) para o uso de fontes renováveis de energia nos transportes, sendo o cenário ‘Revolução Energética’ (REV). Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, e Greenpeace.

Relatório Final: ainda não disponível

Diretrizes CT-Transportes: Diretrizes Estratégicas em Ciência, Tecnologia (CT&I) e Inovação para a pesquisa em transportes no Brasil

O projeto elaboração de proposta de diretrizes estratégicas em CT&I para a pesquisa em transportes com aplicação nos próximos 10 anos como subsídio ao o Fundo Setorial CT–Transportes no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

INEA – Análise crítica quanto à aplicabilidade da Instrução Normativa IBAMA NOP-INEA 11, NOP-INEA 12 e NOP-INEA 13

O projeto considera a realização de análise crítica qualitativa quanto a aplicabilidade do conteúdo da Instrução Normativa IBAMA no 6 para a efetiva avaliação das emissões atmosféricas durante o processo de inspeção veicular obrigatória e voluntária.

Esta análise será realizada sobre o conteúdo da Instrução Normativa IBAMA no 6 e no que couber, em comparação com a sobre os conteúdos das Resoluções CONEMA n° 63 (NOP-INEA-11), 64 (NOP-INEA-12) e 65(NOP-INEA-13), que são as normas operacionais de inspeção veicular que serão aplicadas no Estado do Rio de Janeiro em 2015 e que revisam os procedimentos para medição do nível de opacidade de veículos do ciclo diesel em uso.

Relatório final: ainda não disponível.

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota do BRT Transcarioca no Município do Rio de Janeiro PROJETO BRT + VERDE

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro.

Monitoramento, com duração de 4 meses em uma frota de 6 ônibus urbanos articulados movidos com 100%de diesel de cana-de-açúcar operando no BRT TransCarioca.

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota do BRT Transcarioca no município do Rio de Janeiro projeto BRT + Verde

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro.

Monitoramento, com duração de 12 meses em uma frota de 20 ônibus urbanos articulados movidos com 30%de diesel de cana-de-açúcar operando no em duas linhas de serviço (Saens Pena - Jardim Botânico e Central - Praça General Osório).

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR

Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) Linha circular de veículo leve sobre trilho (VLT) na Ilha do Fundão com conexão com a região do Porto Maravilha e da Ligação Aquaviária entre a Ilha do Fundão, Praça XV e Praia Vermelha

O estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) de linha circular de veículo leve sobre trilho (VLT) na Ilha do Fundão refere-se às atividades de previsão da demanda por transporte, determinação da oferta de transporte e análise da viabilidade técnica e econômica de implantação da barca.

Relatório Parcial I

Relatório Parcial II