Inventário de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro

Cliente: Secretaria de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro

Este projeto teve como objetivo elaborar o inventário de consumo de energia, emissão de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos locais para o período de 1970 a 2010 e projeções considerando o cenário referencial (business as usual - BAU) para o ano de 2030.

Cenário Energético no Setor de Transporte no Brasil

Cliente: Greenpeace

Este projeto teve como objetivo elaborar o inventário de consumo de energia e emissão de CO2 para o ano de 2010 e projeções considerando o cenário referencial (business as usual - BAU) e o cenário de revolução energética (energy revolution – ER) em intervalos decenais de 2020 a 2050.

Relatório Final: ainda não disponível

Alternativas tecnológicas para ônibus no Rio de Janeiro

Cliente: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR),

Este projeto foi desenvolvido com a finalidade de assessorar a FETRANSPOR no estabelecimento de alternativas tecnológicas que possam ser utilizadas na propulsão de ônibus no Rio de Janeiro nos anos de 2014, quando se realizará a Copa do Mundo de Futebol e 2016, quando se realizarão as Olimpíadas.

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro

Cliente: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR),

Este projeto tem a finalidade de subsidiar a escolha e o uso de fontes alternativas de energia para o transporte rodoviário coletivo de passageiros no Brasil, em particular, no que se refere ao uso de biocombustíveis, esse projeto, realizado em conjunto com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR), Viação Nossa Senhora das Graças (antiga Viação Saens Peña S.A.), Mercedes-Benz do Brasil Ltda, Petrobras Distribuidora S.A., Amyris Brasil Ltda e Michelin do Brasil, analisa o desempenho comparativo, ao longo de 12 meses (fevereiro/2012 a janeiro/2013), entre uma frota de 20 ônibus urbanos, utilizando uma mistura AMD30, composta de 70% de B5 (diesel B_S50 – 50 ppm de enxofre e 5% de biodiesel conforme Resolução ANP65/2011 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e normativa CNPE06/2009 do Ministério de Minas e Energia) e 30% de diesel de cana (AMD100) produzido pela empresa Amyris Brasil Ltda e uma frota similar de ônibus urbanos utilizando mistura de 95% de óleo diesel de petróleo e 5% de biodiesel (B5).