Dissertação Desenvolvimento do Jogo da Logística Integrada

Autor: Marcelo da Silveira Villela

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: Fevereiro/2012

Os jogos empresariais têm surgido como uma nova metodologia de ensino, diferentemente dos métodos tradicionais, como exposição de conteúdo. Essa nova tendência serviu de incentivo ao desenvolvimento desse trabalho, que é o desenvolvimento do Jogo da Logística Integrada. O Jogo desenvolveu-se a partir em uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito da Logística Integrada Empresarial. A partir disso, se propôs um modelo conceitual para a Logística Integrada Empresarial, que foi utilizado como base para o desenvolvimento do jogo em si e também para o restante do trabalho. Durante o decorrer do trabalho, são expostos alguns jogos em logística desenvolvidos no Brasil e em outros países, bem como a descrição completa do modelo lógico e modelo matemático utilizado na estrutura do jogo. Ao final, realizaram-se duas aplicações do Jogo para perfis de distintos de profissionais. Como um dos resultados desse trabalho, é explicado o desenvolvimento do jogo da Logística Integrada.

Dissertação Eco-Driving: uma ferramenta para aprimorar a sustentabilidade do transporte de carga – estudo de caso aplicado a veículos de coleta de resíduos em áreas urbanas

Autor: Vicente Aprigliano Fernandes

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: dezembro/2013

A crescente preocupação com as mudanças climáticas e o entendimento de que as ações antropogênicas são significativas para o agravamento do aquecimento global e das emissões de poluentes atmosféricos tem intensificado o incentivo, por parte dos governos e das instituições privadas, para a implantação de soluções sustentáveis nas cidades e nas cadeias de produção, assim reduzindo os impactos no meio ambiente e nas condições de vida humana. Este trabalho busca avaliar a potencialidade do uso do Eco-driving aplicado ao transporte de carga, contextualizando sua posição como uma solução dentro da logística verde e também apresenta o benefício do Eco-driving aplicado a veículos de coleta de resíduos urbanos, que alcançaram até 7,6% em melhora da economia de combustível no teste piloto realizado para esta pesquisa.

Dissertação Escolha de alternativas para o transporte de calcário siderúrgico sob o enfoque ambiental

Autor: Guilherme Anselmo Guimarães dos Santos

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2012

Esta dissertação buscou comparar e avaliar as alternativas de transporte disponíveis para suprimento de calcário a uma usina siderúrgica, cujo volume e características o classificam como carga vocacionado ao transporte por meio de modos de grande capacidade como o ferroviário e hidroviário. Devido aos diversos gargalos encontrados nas ferrovias brasileiras o contêiner foi escolhido para facilitar as operações de transbordo e movimentações internas de forma a possibilitar um operação de transporte intermodal, já que o calcário vem sendo transportado no Brasil, predominantemente pelo modo rodoviário. Para avaliar a alternativa de utilização do contêiner no transporte do calcário siderúrgico foi realizado em estudo de caso em uma usina siderúrgica comparando a alternativa de transporte intermodal com uso de contêiner com as demais alternativas de transporte já testadas pela empresa sob aspectos econômico-financeiros e socioambientais. Foram identificados por meio de entrevistas com especialistas os principais atributos utilizados na avaliação de alternativas de transporte para a usina siderúrgica abordada no estudo e aplicado um procedimento de avaliação de alternativas de transporte detalhado neste trabalho. Ao final, foi comprovada eficiência da utilização de contêineres no transporte doméstico de calcário à empresa abordada no estudo de caso sob os aspectos econômicofinanceiros e socioambientais, tendo por sua vez como principais limitações, a não utilização de atributos clássicos de logística, a dificuldade em obter avaliações mais consistentes dos especialistas com relação ao aspecto socioambiental e a dificuldade em encontrar na literatura um modelo de custos do transporte ferroviário.

Dissertação Estruturação do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano para coprocessamento: um problema de localização-alocação de facilidade multiobjetivo

Autor: Yuka Akasaka

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: Junho/2015

Este trabalho propõe um procedimento para avaliar o comportamento do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano (RSU) com a inclusão do coprocessamento no sistema existente, levando em consideração parâmetros econômicos e ambientais. Para tanto, primeiramente integram-se os conceitos da logística reversa e gestão de resíduos, seguido pela sintetização dos artigos encontrados na revisão bibliográfica narrativa para elaboração do modelo conceitual do sistema. Dessa forma, identifica-se a necessidade da definição da localidade de uma planta intermediária e alocação das ofertas do RSU para otimização e estruturação do sistema. Através da programação linear inteira mista e pelo método e-constraint desenvolve-se o modelo matemático para a resolução deste problema. A partir dos resultados obtidos, elabora-se o procedimento e aplica-se como estudo de caso em uma região no Estado do Rio de Janeiro. O resultado da aplicação sugere que a utilização do coprocessamento seria uma alternativa que aumenta a sustentabilidade do sistema, levando a diminuição do descarte do RSU, da emissão de gases de efeito estufa e consumo energético pelos combustíveis fósseis. Entretanto, o resultado apresenta um aumento no custo total, que pode reduzir ao passar dos anos. Assim, este trabalho destaca-se pelo apoio que pode ser concedido ao Estado para a definição de uma gestão do RSU mais sustentável e economicamente viável.

Dissertação Identificação de obstáculos a um maior crescimento do transporte ferro-rodoviário de cargas unitizadas no Brasil e apresentação de medidas para sua superação

Autor: Adely Maria Branquinho das Dores

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

Este trabalho tem como objetivo identificar os óbices a uma maior utilização do transporte multimodal ferro-rodoviário de contêineres no Brasil, alternativamente ao rodoviário, e medidas para a sua superação. Pesquisa a evolução das regulações americana, europeia e brasileira, bem como do desenvolvimento do transporte multimodal ferro-rodo nesses países, de forma a identificar eventuais deficiências no modelo regulatório/institucional brasileiro. Em paralelo, utilizando o Processo AHP (Analytic Hierarchy Process), hierarquiza variáveis diversas na decisão do embarcador e de operadores de transporte quanto à decisão sobre o modo de transporte e define um modelo para comparação de alternativas de transporte de cargas conteinerizadas, com base nos custos das variáveis hierarquizadas. Aplica o modelo desenvolvido em um Estudo de Caso, cujas conclusões são cotejadas com as da avaliação regulatório. Conclui com a identificação de deficiências regulatórias e/ou institucionais, com sugestões de medidas para a sua superação.

TCC Inventário de ciclo de vida do pneu inservível como combustível em fornos de cimenteiras, sob a ótica das emissões de CO2

Autor: Marina Santa Rosa Rocha e Rafael Freitas Funcia Lemme

Orientador: Márcio Almeida D’Agosto

Coorientador: Ilton Curty Leal Júnior

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Agosto/2013

Resumo: A geração de pneus inservíveis vem crescendo no mundo, necessitando de uma adequada disposição final por representar sérios riscos ao meio ambiente. Neste sentido, o coprocessamento de pneus inservíveis em fornos de clínquer de cimenteiras apresenta-se como uma forma de disposição relevante. Um dos principais impactos ambientais da atualidade está atrelado ao aumento da concentração de gases do efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global. Tendo isto em vista, realizou-se neste projeto de graduação um Inventário de Ciclo de Vida (ICV) das emissões de CO2 do pneu inservível, considerando sua disposição final como combustível para os fornos de cimenteiras. Para proceder com a análise, foi necessário mapear também a cadeia do coque de petróleo, já que este é o combustível atualmente utilizado nos fornos de cimenteiras. Estas cadeias foram baseadas no estudo de caso da unidade de Cantagalo da Lafarge Brasil S.A., localizada no estado do Rio de Janeiro. Os resultados encontrados apontaram para uma vantagem competitiva do pneu inservível se comparado ao coque de petróleo.

tese Jogo de empresas – Técnica de apoio ao processo de aprendizagem de adultos na área de logística: O caso do Solog (Simulador de Operações Logísticas)

Autor: Pítias Teodoro Lacerda

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Abril / 2015

O objetivo desta tese foi “demonstrar que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística”. Na revisão de literatura foram destacados o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase à abordagem andragógica, a elaboração e uso de jogos de empresas e a formação de competências na área de logística (conhecimento, habilidade e atitude). Os procedimentos metodológicos podem ser classificados como de natureza aplicada, com abordagens qualitativa e quantitativa, cujos objetivos exploratórios e descritivos foram alcançados por meio dos seguintes procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, levantamento e experimental. Os resultados indicam que a técnica jogo de empresas (i) pode ser aplicada em áreas funcionais, neste caso, na área de logística; (ii) contribui para a formação de competências em adultos e (iii) pode ser usado nos quatro níveis de cursos pesquisados (níveis Técnico, Tecnólogo, Graduação e Mestrado). Conclui-se que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística, entretanto, há variáveis com maior influência em cada um dos três tipos de avaliação empregados (Reação ao uso; Contribuição para formação de competências e Adequação para apoio ao processo de aprendizagem).

Dissertação Jogos de empresa como ferramenta de ensino em transportes: uma aplicação no transporte rodoviário de cargas no Brasil

Autor: Emmanuela de Almeida Jordão

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Conclusão: Abril/2010

Esta dissertação apresenta a elaboração do jogo de empresa de Transporte Rodoviário de Cargas – Jogo do TRC, considerado como seu objetivo principal. Este jogo procura modelar a operação do transporte rodoviário de carga como função logística na etapa de distribuição física da cadeia de suprimento de produtos selecionados e tem como enfoque os processos de tomada de decisão realizado por um agente transportador. A partir da elaboração do Jogo do TRC, a dissertação teve como objetivo secundário verificar a possibilidade de utilizar essa ferramenta para o ensino de gestão de transportes, em especial para o modo rodoviário de carga. Para a elaboração do jogo realizaram-se pesquisas bibliográfica e documental, com a finalidade de obter dados e informação acerca do TRC, bem como do ensino em transportes no Brasil e sobre técnica de jogos de empresa. A verificação da possibilidade de utilização do Jogo do TRC como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem foi obtida por meio das aplicações realizadas com alunos em instituições de ensino em nível técnico, de graduação e de pós-graduação e com pesquisadores no XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (XXIII ANPET), onde foi possível constatar que o jogo tem potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino, permitindo a união entre a teoria e prática.

tese Método de escolha modal para transporte de produtos perigosos com base em medidas de ecoeficiência

Autor: Ilton Cury Leal Junior

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Suzana Kahn Ribeiro

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Dezembro/2010

As atividades de transporte causam influências ambientais e, no caso de produtos perigosos, essas podem ser ampliadas pelas características específicas dos produtos. O objetivo desta tese é desenvolver e aplicar, em um estudo de caso, o Método de Escolha Modal – MEM para estabelecer uma ordem de prioridade entre as alternativas consideradas para transportar um determinado produto perigoso. Para isso, são utilizadas medidas de ecoeficiência que combinam indicadores relacionados ao valor do serviço e suas influências ambientais. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para entendimento dos conceitos e desenvolvimento do método proposto. Uma pesquisa de campo foi realizada para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação. Pesquisa documental foi utilizada para o levantamento de dados relevantes para o estudo de caso considerado. Em avaliação preliminar do caso do bioetanol brasileiro, produzido na região centro-sul, destinado à exportação e considerando-se os níveis de importância das alternativas modais, o trabalho demonstra vantagens em se utilizar a abordagem proposta para este tipo de problemas e apresenta uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão.

tese Metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga

Autor: Renata Albergaria de Mello Bandeira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: dezembro/2018

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga (TUC), sob a perspectiva de operadores de transporte. A metodologia visa preencher algumas lacunas identificadas na literatura existente, como: a carência de pesquisas sobre os critérios que os operadores devem avaliar para selecionar a iniciativa TUC mais indicada para aumentar seu nível de sustentabilidade, bem como a ausência de uma proposta de indicadores ou um índice que permitam tal análise. Portanto, identificou-se um conjunto de indicadores de sustentabilidade para transporte, que foram adaptados para avaliar a sustentabilidade de operações de TUC. Tais indicadores são a base para o desenvolvimento do índice de sustentabilidade para o TUC desenvolvido nesta tese. Propõe-se que este índice, que concilia aspectos econômicos, ambientais e sociais para avaliar e selecionar a operação TUC mais sustentável, seja estimado por meio de um modelo hierárquico-fuzzy, de modo a considerar a subjetividade e as incertezas envolvidas neste tipo de avaliação, bem como a adotar pesos diferentes para indicadores distintos. Esse índice limita a quantidade de informações apresentadas, permitindo que empresas e operadores de transporte desenvolvam análises comparativas para avaliar configurações alternativas para suas cadeias de coleta, transferência e distribuição de carga e, em seguida, classificá-las em termos de sustentabilidade. Esta metodologia foi aplicada para avaliar a adoção de triciclos e de veículos comerciais leves elétricos como alternativas para a distribuição postal em last mile, por meio do caso de uma empresa pública no Rio de Janeiro, Brasil. Esta aplicação confirmou a consistência, simplicidade, flexibilidade e aplicabilidade da metodologia proposta.