TCC Observatório de logística sustentável – Uma ferramenta de apoio às decisões logísticas no Brasil
Autor: Thais Chagas Pestana
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: janeiro/2019
Objetivou-se com esse trabalho estudar a criação de um espaço virtual de trabalho, análise, debates e, principalmente, de armazenagem de dados com o intuito de integrar e consolidar conhecimentos de logística sustentável, compatibilizando o cuidado socioambiental com o aprimoramento da eficiência logística e do transporte de carga no Brasil. Este espaço foi denominado de Observatório de Logística Sustentável. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica/telematizada sistemática, visando relatar e localizar observatórios já existentes, selecionar e avaliar suas contribuições, analisando e sintetizando os dados de forma a incorporá-los e/ou adaptá-los ao cenário brasileiro. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar a contribuição de cada um dos observatórios estudados e, assim, criar sugestões efetivas para as etapas de construção do Observatório Brasileiro de Logística Sustentável.
Dissertação O processo de roteirização como elemento de redução do custo de coleta em área urbana de óleo residual de fritura para produção de biodiesel
Autor: Ricardo César da Silva Guabiroba
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conclusão: Abril/2009
Esta dissertação trata da viabilidade de se produzir biodiesel a partir de óleo residual de fritura, um resíduo disperso em áreas urbanas. Essa matéria-prima foi avaliada quanto ao custo do produto em si e ao custo para realizar a coleta do ponto de vista do produtor de biodiesel. Este, por sua vez, tem como alternativa comprar o resíduo no mercado (com frete incluído) ou promover a coleta, arcando com o custo do produto, que normalmente é zero, e com o custo de coleta que depende dos processos de planejamento e de operação das visitas. Nesse sentido, verificou-se o potencial de um software computacional de roteirização de veículos para minimizar o custo incorrido com a realização da rota. No entanto, outros problemas provenientes da administração da rotina, composta por duas etapas, uma de planejamento e outra de operação, podem reduzir o lucro da empresa. Como os problemas observados durante o processo de coleta de um caso prático não podem ser solucionados apenas por meio da roteirização, propõe-se dois fluxogramas, contribuição do presente estudo, capazes de auxiliar no processo de padronização das práticas do coletor.
Dissertação O impacto do uso de biodiesel e diesel de cana-de-açúcar nos custos de uma empresa de transporte urbano de cargas
Autor: Antonio Donizeti Cachiolo
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Junho/2012
A necessidade de melhoria na qualidade de vida da população e o apelo por preservação ambiental tem levado as empresas a se reinventarem buscando novas formas de atingir seus objetivos. Empresas que realizam o transporte urbano de cargas (TUC) não são exceção e assim como em qualquer ramo de atividade essa cobrança pode se transformar em oportunidade aos que conseguirem superar primeiro os desafios.
A produção de biodiesel e diesel de cana de açúcar pode contribuir para a solução de problemas de emissão de gases. Adicionado ao diesel de petróleo ou utilizado puro, reduz a emissão de poluente, tendo como contrapartida o aumento do custo operacional.
Desta forma, este trabalho analisou o impacto da introdução dos combustíveis provenientes do uso de biodiesel (B20, B50, B80 e B100) e do uso de diesel de cana (AMD5, AMD20, AMD50, AMD80 e AMD100) verificando que com um aumento do custo operacional de 3% para o caso do biodiesel, seria possível obter reduções de 15% (CO), 20% (HC), 15% (MP), 16% (CO2), apresentando aumento de NOx em 4%, para o B20 e com aumento de 4,2% no custo, reduções de 7% (CO), 5% (NOx), 4% (HC), 1,5% (MP) e 20% (CO2), para o AMD20.
Dissertação O gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos
Autor: Isabella Mayara Abreu da Hora
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conclusão: abril/2019
Os megaeventos são considerados como uma grandiosa manifestação, capaz de impactar a organização e planejamento da cidade que os hospeda, deixando consigo possíveis legados e aprendizado para realização de novos eventos. Neste contexto, o transporte de cargas desempenha a função importante de garantir o abastecimento destes eventos. O munícipio do Rio de Janeiro recebeu o último megaevento esportivo realizado no Brasil, as Olimpíadas Rio 2016, objeto deste estudo. Entende-se que durante sua realização este evento recebeu o acúmulo de todas as experiências vivenciadas nas duas últimas décadas no Brasil. O objetivo desta dissertação consiste em apresentar um conjunto de boas práticas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos. Para tanto, pesquisas bibliográficas e documentais e a aplicação de entrevistas foram realizadas com o intuito de compreender as principais características destes eventos, pela visão de seus patrocinadores. Isto permitiu uma análise sobre a complexidade da atividade, resultando em ações que podem contribuir na realização de novos eventos. O ineditismo deste trabalho é justificado principalmente pelo fato de apresentar uma visão estratégica sobre o tema, sendo uma contribuição para o preenchimento de lacunas na literatura. Uma das contribuições a se destacar é a caracterização das cargas transportadas e da identificação da cadeia de suprimentos em megaeventos.
tese Metodologia para sistema de reconhecimento de transporte de carga sustentável
Autor: Rodrigo Rodrigues de Freitas
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
tese Metodologia para cálculo do estoque de segurança de óleo diesel a na presença de incertezas no lead time
Autor: Rubens Cerqueira Freitas
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: julho/2013
Esta tese apresenta metodologia, em complemento à abordagem clássica de gestão de estoques, para o cálculo do estoque de segurança de óleo diesel A na presença de incertezas no lead time derivadas de fatores de risco relacionados aos fluxos logísticos. A metodologia engloba coleta prévia de dados, mapeamento dos fluxos logísticos, identificação e decomposição dos fatores de risco, medição dos fatores de risco e cálculo e recálculo dos estoques de segurança. Um estudo de caso, com foco no óleo diesel A armazenado em bases de distribuidores na região norte do Brasil, é apresentado como aplicação da metodologia proposta, o qual desvendou estoques de segurança sobrecarregados, formados para compensar os fatores de risco derivados das incertezas no lead time. A partir do estudo de caso, foi construído um plano de mitigação de riscos com o objetivo de reduzir as incertezas no lead time relacionadas aos fluxos logísticos de óleo diesel A.
tese Metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga
Autor: Renata Albergaria de Mello Bandeira
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: dezembro/2018
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga (TUC), sob a perspectiva de operadores de transporte. A metodologia visa preencher algumas lacunas identificadas na literatura existente, como: a carência de pesquisas sobre os critérios que os operadores devem avaliar para selecionar a iniciativa TUC mais indicada para aumentar seu nível de sustentabilidade, bem como a ausência de uma proposta de indicadores ou um índice que permitam tal análise. Portanto, identificou-se um conjunto de indicadores de sustentabilidade para transporte, que foram adaptados para avaliar a sustentabilidade de operações de TUC. Tais indicadores são a base para o desenvolvimento do índice de sustentabilidade para o TUC desenvolvido nesta tese. Propõe-se que este índice, que concilia aspectos econômicos, ambientais e sociais para avaliar e selecionar a operação TUC mais sustentável, seja estimado por meio de um modelo hierárquico-fuzzy, de modo a considerar a subjetividade e as incertezas envolvidas neste tipo de avaliação, bem como a adotar pesos diferentes para indicadores distintos. Esse índice limita a quantidade de informações apresentadas, permitindo que empresas e operadores de transporte desenvolvam análises comparativas para avaliar configurações alternativas para suas cadeias de coleta, transferência e distribuição de carga e, em seguida, classificá-las em termos de sustentabilidade. Esta metodologia foi aplicada para avaliar a adoção de triciclos e de veículos comerciais leves elétricos como alternativas para a distribuição postal em last mile, por meio do caso de uma empresa pública no Rio de Janeiro, Brasil. Esta aplicação confirmou a consistência, simplicidade, flexibilidade e aplicabilidade da metodologia proposta.
tese Método de escolha modal para transporte de produtos perigosos com base em medidas de ecoeficiência
Autor: Ilton Cury Leal Junior
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Suzana Kahn Ribeiro
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Dezembro/2010
As atividades de transporte causam influências ambientais e, no caso de produtos perigosos, essas podem ser ampliadas pelas características específicas dos produtos. O objetivo desta tese é desenvolver e aplicar, em um estudo de caso, o Método de Escolha Modal – MEM para estabelecer uma ordem de prioridade entre as alternativas consideradas para transportar um determinado produto perigoso. Para isso, são utilizadas medidas de ecoeficiência que combinam indicadores relacionados ao valor do serviço e suas influências ambientais. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para entendimento dos conceitos e desenvolvimento do método proposto. Uma pesquisa de campo foi realizada para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação. Pesquisa documental foi utilizada para o levantamento de dados relevantes para o estudo de caso considerado. Em avaliação preliminar do caso do bioetanol brasileiro, produzido na região centro-sul, destinado à exportação e considerando-se os níveis de importância das alternativas modais, o trabalho demonstra vantagens em se utilizar a abordagem proposta para este tipo de problemas e apresenta uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão.
Dissertação Jogos de empresa como ferramenta de ensino em transportes: uma aplicação no transporte rodoviário de cargas no Brasil
Autor: Emmanuela de Almeida Jordão
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Conclusão: Abril/2010
Esta dissertação apresenta a elaboração do jogo de empresa de Transporte Rodoviário de Cargas – Jogo do TRC, considerado como seu objetivo principal. Este jogo procura modelar a operação do transporte rodoviário de carga como função logística na etapa de distribuição física da cadeia de suprimento de produtos selecionados e tem como enfoque os processos de tomada de decisão realizado por um agente transportador. A partir da elaboração do Jogo do TRC, a dissertação teve como objetivo secundário verificar a possibilidade de utilizar essa ferramenta para o ensino de gestão de transportes, em especial para o modo rodoviário de carga. Para a elaboração do jogo realizaram-se pesquisas bibliográfica e documental, com a finalidade de obter dados e informação acerca do TRC, bem como do ensino em transportes no Brasil e sobre técnica de jogos de empresa. A verificação da possibilidade de utilização do Jogo do TRC como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem foi obtida por meio das aplicações realizadas com alunos em instituições de ensino em nível técnico, de graduação e de pós-graduação e com pesquisadores no XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (XXIII ANPET), onde foi possível constatar que o jogo tem potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino, permitindo a união entre a teoria e prática.
tese Jogo de empresas – Técnica de apoio ao processo de aprendizagem de adultos na área de logística: O caso do Solog (Simulador de Operações Logísticas)
Autor: Pítias Teodoro Lacerda
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Abril / 2015
O objetivo desta tese foi “demonstrar que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística”. Na revisão de literatura foram destacados o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase à abordagem andragógica, a elaboração e uso de jogos de empresas e a formação de competências na área de logística (conhecimento, habilidade e atitude). Os procedimentos metodológicos podem ser classificados como de natureza aplicada, com abordagens qualitativa e quantitativa, cujos objetivos exploratórios e descritivos foram alcançados por meio dos seguintes procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, levantamento e experimental. Os resultados indicam que a técnica jogo de empresas (i) pode ser aplicada em áreas funcionais, neste caso, na área de logística; (ii) contribui para a formação de competências em adultos e (iii) pode ser usado nos quatro níveis de cursos pesquisados (níveis Técnico, Tecnólogo, Graduação e Mestrado). Conclui-se que o jogo de empresas é uma técnica adequada de apoio ao processo de aprendizagem para a formação de competência de adultos na área de logística, entretanto, há variáveis com maior influência em cada um dos três tipos de avaliação empregados (Reação ao uso; Contribuição para formação de competências e Adequação para apoio ao processo de aprendizagem).