Concluído Green Fleet Pilot Project for Heavy Vehicles (COMLURB)

Cliente: C40 Cities – Clinton Climate Initiative

This Project proposes the implementation of a Green Fleet Pilot Project in the Municipal Waste Management Company of the City of Rio de Janeiro (COMLURB). Its main goal is to evaluate the potential to reduce greenhouse gas (GHG) emissions of the refuse truck’s fleet and verify the impacts in the business operation (financial and social) through the implementation of the specific measures: Eco-driving training, including analysis of weight carried by each truck; optimization of tires use and opacity test measurement.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Gestão sustentável do transporte de carga no apoio à prática da logística verde em mega-cidades. O estudo de caso do Rio de Janeiro

Órgão de Fomento: CNPq

O objetivo deste projeto é realizar coleta de dados em pelo menos cinco das mais representativas atividades relacionadas a logística urbana no Rio de Janeiro para serem analisados e visualizados no MIT Megacity Logistic Lab. Essas atividades devem incluir distribuição de alimentos, bebidas e combustíveis e a coleta de resíduos. Uma equipe da UFRJ e do MIT irá coletar dados de campo e de empresas, incluindo aqueles relacionados aos aspectos ambientais. Após a coleta dos dados, a equipe da UFRJ e do MIT analisará os dados de forma a compartilhar experiências, discutir abordagens inovadoras e aproveitar a oportunidade para estimular áreas específicas de pesquisa que permitirão enfrentar os desafios da prática da logística em mega-cidade. A partir deste ponto, uma metodologia específica para considerar os aspectos ambientais na logística urbana das mega-cidade será proposta pela equipe de pesquisa da UFRJ.

Concluído Future prospective scenarios for the use of energy in transportation in Brazil and GHG emissions Business as Usual (BAU) scenario - 2050

Órgão de fomento: CNPq e CAPES

The study aims to illustrate the effect of the development trend of the transportation sector on energy demand, particularly regarding fossil fuels and, consequently, Greenhouse Gas (GHG) Emissions. It, therefore, intends to support decision-making concerning strategies to mitigate GHG emissions. It is an instrument of fundamental importance in developing guidelines for actions in the energy sector covering economic, financial, social, environmental, institutional, technological and human resources aspects and the interconnection between them.

Concluído Estudo de viabilidade técnico-econômica e de logística do programa de biodiesel

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo principal apresentar uma aplicação da ferramenta de gestão da cadeia logística para apoio ao planejamento estratégico da cadeia de suprimento de biodiesel com aplicação específica para o Estado do Rio de Janeiro e considerando as peculiaridades do Programa RioBiodiesel.

Concluído Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) Linha circular de veículo leve sobre trilho (VLT) na Ilha do Fundão com conexão com a região do Porto Maravilha e da Ligação Aquaviária entre a Ilha do Fundão, Praça XV e Praia Vermelha

O estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) de linha circular de veículo leve sobre trilho (VLT) na Ilha do Fundão refere-se às atividades de previsão da demanda por transporte, determinação da oferta de transporte e análise da viabilidade técnica e econômica de implantação da barca.

Relatório Parcial I

Relatório Parcial II

Concluído Diretrizes CT-Transportes: Diretrizes Estratégicas em Ciência, Tecnologia (CT&I) e Inovação para a pesquisa em transportes no Brasil

O projeto elaboração de proposta de diretrizes estratégicas em CT&I para a pesquisa em transportes com aplicação nos próximos 10 anos como subsídio ao o Fundo Setorial CT–Transportes no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Concluído Desenvolvimento de Modelo de Suporte ao Projeto e Análise de Desempenho das Operações de Transbordo do HUB de Tripulações de Operações do Pré-Sal na Bacia de Santos

Cliente: OAS Óleo & Gás Ltda.

Este projeto tem como objetivo a realização de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de um modelo de simulação para suportar as análises de operações do Hub avançado de tripulações para operações do Pré-Sal (denominado como HubPax) para a OAS Óleo & Gás Ltda. Assim, os principais objetivos do trabalho serão desenvolver um estudo sobre as operações de transbordo do HubPax e a partir desse desenvolver um modelo de simulação para suportar as análises de confiabilidade do sistema em estudo, derivadas das análises de condições operacionais específicas, tanto de embarcações como de transporte aéreo às plataformas avançadas de produção, e também projetar alterações sugeridas que visem à adequação das operações a estas decisões.

Relatório Final: ainda não disponível

Em andamento Deep Decarbonization Pathways in Emerging economies. Brazil, China, India, Indonesia, and South Africa – DDP BIICS

O projeto se baseia na comunidade desenvolvida por meio do Projeto Deep Descarbonization Pathways e compartilhará procedimentos com os membros da Plataforma 2050 Pathways para apoiar seu processo de desenvolvimento de estratégias de longo prazo. O objetivo é desenvolver cenários de descarbonização do transporte de passageiros do Brasil para 2050, considerando áreas metropolitanas e não metropolitanas, além de perfis de viagens restritas e não restritas.

Concluído Comparativo de consumo de combustível entre ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado e ônibus convencionais

O projeto tem como objetivo identificar o rendimento energético (km/l) e os coeficientes de consumo (l/km) dos ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado, identificando o impacto deste equipamento para todos os casos, considerando os seguintes tipos de veículo: (1) Ônibus urbano convencional; (2) Ônibus urbano convencional com ar condicionado; (3) Ônibus rodoviário com ar condicionado e (4) Ônibus urbanos articulados com ar condicionado.

Concluído Comparativo de consumo de combustível entre ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado e ônibus convencionais

Este estudo tem como objetivo identificar o rendimento energético (km/l) e os coeficientes de consumo (l/km) dos ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado, identificando o impacto deste equipamento para todos os casos, considerando os tipos de veículo: Ônibus urbano convencional; Ônibus urbano convencional com ar condicionado; Ônibus rodoviário com ar condicionado e Ônibus urbanos articulados com ar condicionado.

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR.

Relatório Parcial I