Concluído Laboratório de Simulação - LABSIM

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto teve como objetivo principal a aquisição, pelo grupo de pesquisadores envolvidos no trabalho, de habilidades para o desenvolvimento da ferramenta jogo de empresa aplicada ao ensino de transporte de carga e logística. Neste sentido, destaca-se, em alinhamento com o objetivo principal do projeto, a criação, no Laboratório de Transporte de Carga (LTC) do PET/COPPE/UFRJ, de um núcleo de pesquisa sobre jogos de empresa aplicados ao ensino em transportes e o desenvolvimento de 4 (quatro) softwares educacionais na forma de jogos de empresa com a finalidade de ensinar planejamento e gestão de transporte de carga e logística. Estes jogos, que seguem modelos lógicos e matemáticos coerentes com as situações encontradas na realidade dos diferentes setores do transporte de carga e da logística, são aplicados aos modos rodoviário (jogo do TRC), aéreo (JoTA), marítimo/portuário (jogo do TECON) e de logística (TRANSCARG).

Concluído Modelo Gerencial Aplicado a Cooperativas Populares Atuantes na Coleta de Resíduos. Uma Potencial Aplicação ao Estado do Rio de Janeiro

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve por objetivo desenvolver material técnico/administrativo que possa ser aplicado à cooperativas de reciclagem do Estado do Rio de Janeiro. Para que o objetivo deste projeto fosse atingido, as seguintes etapas foram seguidas: (1) realização de revisão bibliográfica e documental sobre as práticas de gestão de resíduos no mundo e no Brasil, (2) desenvolvimento de um modelo conceitual de coleta diferenciada de resíduos sólidos, (3) elaboração de material técnico/administrativo para as cooperativas de reciclagem (manual gerencial e mini-curso), (4) aplicação do material técnico/administrativo elaborado às cooperativas de reciclagem e (5) divulgação do tema na forma de palestras e dos resultados do projeto na internet.

Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro

Cliente: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR),

Este projeto tem a finalidade de subsidiar a escolha e o uso de fontes alternativas de energia para o transporte rodoviário coletivo de passageiros no Brasil, em particular, no que se refere ao uso de biocombustíveis, esse projeto, realizado em conjunto com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR), Viação Nossa Senhora das Graças (antiga Viação Saens Peña S.A.), Mercedes-Benz do Brasil Ltda, Petrobras Distribuidora S.A., Amyris Brasil Ltda e Michelin do Brasil, analisa o desempenho comparativo, ao longo de 12 meses (fevereiro/2012 a janeiro/2013), entre uma frota de 20 ônibus urbanos, utilizando uma mistura AMD30, composta de 70% de B5 (diesel B_S50 – 50 ppm de enxofre e 5% de biodiesel conforme Resolução ANP65/2011 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e normativa CNPE06/2009 do Ministério de Minas e Energia) e 30% de diesel de cana (AMD100) produzido pela empresa Amyris Brasil Ltda e uma frota similar de ônibus urbanos utilizando mistura de 95% de óleo diesel de petróleo e 5% de biodiesel (B5).

Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota do BRT Transcarioca no Município do Rio de Janeiro PROJETO BRT + VERDE

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro.

Monitoramento, com duração de 4 meses em uma frota de 6 ônibus urbanos articulados movidos com 100%de diesel de cana-de-açúcar operando no BRT TransCarioca.

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR

Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota do BRT Transcarioca no município do Rio de Janeiro projeto BRT + Verde

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro.

Monitoramento, com duração de 12 meses em uma frota de 20 ônibus urbanos articulados movidos com 30%de diesel de cana-de-açúcar operando no em duas linhas de serviço (Saens Pena - Jardim Botânico e Central - Praça General Osório).

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR

Concluído O transporte de carga potencializando a sustentabilidade socioambiental da logística em Megacidades

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto busca elaborar um Guia de Boas Práticas para o Transporte Urbano de Cargas (TUC) que considere esta atividade no contexto de função principal da logística no segmento de distribuição física (coleta e entrega urbana) de produtos e serviços em área urbana com características semelhantes às megacidades. Com isso, espera-se identificar os desafios enfrentados pelo TUC em megacidades; identificar boas práticas capazes de enfrentar os desafios enfrentados pelo TUC em Megacidades; qualificar os desafios e as boas práticas; quantificar os benefícios socioambientais que podem ser introduzidos pelas boas práticas na gestão do TUC e associar a aplicação das boas práticas e seus resultados ao contexto da logística em megacidades.

Relatório parcial: ainda não disponível

Concluído ÔNIBUS ELÉTRICOS A BATERIA (PLUG-IN) Uma primeira avaliação da viabilidade econômica e do impacto na tarifa para o uso nas cidades brasileiras

Reconhecendo os compromissos nacionais com a sustentabilidade socioambiental e os benefícios oriundo do emprego dos BEV (battery electric vehicle), este trabalho tem como objetivo investigar a viabilidade econômica e o impacto na tarifa pelo uso de ônibus elétricos a bateria (plug-in) em regiões selecionadas no Brasil.

Concluído Otimização da operação de abastecimento de combustível nas atividades de reflorestamento e colheita

Cliente: Petrobras Distribuidora - BR

Este projeto trata da realização de estudo para análise do processo de abastecimento de combustível de equipamentos envolvidos na atividade de reflorestamento por indústria de produção de celulose e na colheita de cana-de-açúcar com a finalidade de especificar um procedimento de otimização da operação de abastecimento (tempo ou distância percorrida) e redução dos custos operacionais.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Projeto IES – Brasil 2 – Capítulo de transporte

O projeto tem por objetivo obter um cenário de matriz energética para os transportes no Brasil, em intervalos de cinco em cinco anos até 2050, considerando consumo de energia e emissões de Gases de Efeitos Estufa (GEE). O cenário considera a evolução tendencial do setor de transporte, sendo o cenário “Referencial” (BAU - Business as Usual).

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Clima).

Relatório parcial: ainda não disponível

Concluído Quarta Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - Setor de Transportes

O projeto visa atender a execução das diversas atividades do projeto BRA/16/G31, auxiliando o governo brasileiro a realizar as atividades necessárias para preparar a 4ª Comunicação Nacional (4CN) e os Relatórios de Atualização Bienal (BUR), a fim de atender às obrigações do país no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC em inglês). A meta do projeto é permitir ao Governo do Brasil aperfeiçoar dados disponíveis sobre emissões, realizar pesquisas orientadas e fortalecer capacidades e instituições técnicas para lidar com mitigação e adaptação. O MCTIC desempenha função de agência executora desse projeto, enquanto o PNUD é a agência implementadora.