tese Desenvolvimento de um método para selecionar, medir, avaliar e reportar boas práticas para promover a logística sustentável
Autor: Tássia Faria de Assis
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
tese Desagregação espacial de inventários de energia e emissões atmosféricas do setor de transportes com vista à mensuração, relato e verificação
Autor: George Vasconcelos Goes
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Dissertação Contribuição ao estudo do transporte marítimo com a identificação dos atributos de desempenho para uso de contêineres na exportação de commodities agrícolas no Brasil
Autor: Pedro Furtado Bandeira Mello
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Conclusão: Junho/2010
Esta dissertação trata da identificação dos atributos de desempenho para a tomada de decisão quanto ao uso de contêineres na exportação marítima de commodities agrícolas. Para isso, foram apresentadas, por meio de pesquisas bibliográfica e de campo, dezessete commodities agrícolas que possuem possibilidade de exportação por contêineres. Além disso, foram identificados, com as ambas as pesquisas, os atributos de desempenho que apoiam a decisão na escolha modal para transporte dessas commodities agrícolas por exportação marítima. Em seguida, foram identificados, também com as pesquisas bibliográfica e de campo, os atributos de desempenho para a tomada de decisão quanto ao uso do contêiner na exportação marítima das commodities agrícolas. Uma comparação dos resultados da pesquisa de campo foi realizada, identificando que os atributos confiabilidade e segurança são os mais importantes, enquanto que o tempo e o frete, os menos importantes.
tese Cenários prospectivos tecnológicos para o transporte rodoviário de cargas no Brasil: o caso da frota de caminhões
Autor: André Dulce Gonçalves Maia
Orientador: Ronaldo Balassiano e Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Conclusão: junho/2009
Esta tese consiste na formulação de cenários futuros tecnológicos para a frota brasileira de caminhões no horizonte de 2021. Para tanto, foi elaborado, num primeiro momento, um diagnóstico do setor através da análise da evolução histórica e das características principais da frota de caminhões, no âmbito nacional e internacional, para a identificação dos cenários. Foram considerados 28 eventos tecnológicos divididos em seis grupos (segurança, combustíveis alternativos e eficiência energética, tecnologia veicular de materiais, esquemas operacionais, conforto e meio ambiente) e diretrizes políticas. Na sequência, aplica-se a técnica delphi e de impactos cruzados para identificar as possibilidades de ocorrência desses eventos no tempo horizonte considerado, assim como as situações mais prováveis e desejáveis de cada evento e as relações ente os eventos. Por meio do uso do programa Puma, foi possível gerar cenários, totalizando 512 combinações. A tendência, segundo a metodologia adotada, de ocorrência do cenário mais provável é de 59%. Neste contexto, para os eventos tecnológicos considerados, observou-se que três são ligados especificamente à dimensão segurança veicular (E21, E22, E23); refere-se à tecnologia veicular de materiais (E7) e outro ao meio-ambiente (E19). Os resultados obtidos neste estudo podem contribuir para subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas nesse segmento da indústria automotiva e para a revisão de propriedades no âmbito do Transporte Rodoviário de Carga e, mais precisamente, nos aspectos referentes à sustentabilidade da produção desses vínculos.
TCC Caronaê – Uma alternativa para o gerenciamento da mobilidade
Autor: Manuel de Figueiredo Meyer
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: setembro/2019
O presente trabalho tem como objetivo estudar sistemas de carona existentes no Brasil e no mundo com intuito de categorizar as principais características pertinentes aos sistemas. Para além a categorização faz uma análise com intuito de medir a relevância de cada característica e como ela afeta o funcionamento dos sistemas. Assim os sistemas foram divididos de acordo com suas principais funções e público alvo. Em um segundo momento foi feito um estudo dos dados acumulados, entre 2016 e 2018, pelo banco de dados do projeto Caronaê bem como relacionar o sistema de caronas à estratégias de Gerenciamento da mobilidade. A Análise do banco de dados do projeto Caronaê gerou diversos resultados de uso do sistema como quantidade de usuários, viagens compartilhadas, horários e dias de pico, emissões evitadas etc. O projeto Caronaê é enquadrado como importante ferramenta de Gerenciamento da Mobilidade para o campus da Cidade Universitária, tendo contribuído com mais de 15 mil viagens e evitando 2 mil viagens desnecessárias ao longo do período estudado. Por fim é feita uma extrapolação dos dados buscando medir o possível impacto se o projeto fosse implementado em outras instituições federais de ensino do país.
TCC Boas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJ
Autor: Mariane Gonzalez da Costa
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Setembro/2016
Objetiva-se com este estudo identificar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática boas práticas adotadas em campi universitários que promovam a redução das emissões de CO2. Como objetivo secundário, pretende-se identificar os modos de transportes utilizados para acesso e saída das universidades pesquisadas e analisar quais das boas práticas identificadas e adotadas pelas universidades pesquisadas que poderiam ser implantadas na Cidade Universitária da UFRJ.
Dissertação Boas práticas para tornar ambientalmente sustentável a operação de armazéns
Autor: Larissa Emerick Gois
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conclusão: abril/2019
O objetivo desta dissertação é definir um conjunto de boas práticas para a operação de armazéns de modo a aprimorar a sua sustentabilidade ambiental. Espera-se também avaliar os impactos gerados a partir da adoção de tais boas práticas. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica descritiva com estudo de caso. As limitações foram encontradas inicialmente na literatura no que tange ao armazém verde, assunto ainda pouco abordado em relação à sua gestão e operação. A originalidade do trabalho relaciona-se com a elaboração de boas práticas para operação e gestão de armazéns cujo foco seja aprimorar os resultados da sustentabilidade ambiental decorrente da movimentação de produtos em estoque, aprimorando o uso de energia e as decorrentes emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos.
Dissertação Avaliação da sustentabilidade operacional de veículo híbrido diesel-hidráulico. Uma aplicação à coleta de resíduos em área urbana
Autor: Leonardo Alencar de Oliveira
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Dezembro/2012
O desenvolvimento de tecnologias que aumentem a eficiência energética dos veículos está diretamente relacionado à necessidade de redução de custos, como forma de adquirir vantagens competitivas, e ao apelo pelo crescimento sustentável, com o foco voltado para soluções que também consideram a questão ambiental e geram benefícios à sociedade. É nesse contexto que se insere a tecnologia híbrida diesel- hidráulica, capaz de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes atmosféricos dos veículos.
As pesquisas direcionadas para essa tecnologia estão crescendo rapidamente nos últimos anos, assumindo um posicionamento estratégico na indústria automotiva, com aplicações em carros de passeio, ônibus, veículos de transporte de carga e até caminhões de coleta de resíduos. Como forma de avaliar a viabilidade financeira e ambiental de se utilizar um sistema de propulsão híbrido disel-hidráulico, esta dissertação propõe uma primeira aboradgem para este estudo, com a elaboração de um método de análise, que será aplicado à frota de caminhões de coleta de resíduos em área urbana da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), do Rio de Janeiro.
TCC Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos
Autor: Gabriel Marques da Rocha
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: fevereiro/2014
O modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto ciclovário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca.
TCC Avaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte público do Recreio dos Bandeirantes
Autor: Beatriz Lagnier Gil Ferreira
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Março/2014
Este trabalho, utilizando como ferramenta a pesquisa com o usuário,procura caracterizar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido atualmente no bairro, a fim de determinar medidas que possam melhorá-lo e torná-lo capaz de atrair usuários de automóveis. Adicionalmente, busca-se entender os reais motivos pela preferência pelo automóvel particular, com a intenção de elaborar medidas restritivas ao uso do mesmo.