Uma proposta para a gestão dos resíduos sólidos urbanos na Região Serrana II, considerando as práticas de reciclagem e compostagem
Autor: Luíza Santana Franca
Orientador: Márcio Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Agosto/2013
Resumo: Esse trabalho analisa a gestão de RSU nos municípios Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Petrópolis, Sapucaia e Três Rios, pertencentes ao consórcio público Região Serrana II. Atualmente, a maioria desses municípios utiliza lixões como principal destino de RSU, com exceção de Sapucaia e Petrópolis, que utilizam aterros sanitários. A fim de introduzir melhores práticas na gestão de RSU destes municípios, o Programa do Lixão Zero, proposto pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), está promovendo o fechamento dos lixões que estão ativados e a adequação e construção de um novo aterro que possa abranger todo o consórcio.
Tendo em vista o planejamento da SEA, esse trabalho propõe duas situações alternativas para a gestão de RSU nos municípios do consórcio, a partir da adoção da coleta seletiva, a triagem dos resíduos recicláveis e a compostagem dos resíduos orgânicos gerados, de acordo com o modelo sugerido pelo manual do Ministério do Meio Ambiente, além de seguirem os princípios da gestão integrada de RSU e das disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Através da análise dos resultados, foi possível observar que a coleta seletiva de resíduos recicláveis das situações propostas gera um custo 17% menor em relação ao custo da coleta de rejeitos. Considerando toda a cadeia de reciclagem e a receita gerada pela venda dos resíduos recicláveis e do composto orgânico, a situação proposta 1 é a situação que mais absorve os gastos e a situação proposta 2 promove um aumento extremo da vida útil do aterro sanitário.
Inventário de ciclo de vida do pneu inservível como combustível em fornos de cimenteiras, sob a ótica das emissões de CO2
Autor: Marina Santa Rosa Rocha e Rafael Freitas Funcia Lemme
Orientador: Márcio Almeida D’Agosto
Coorientador: Ilton Curty Leal Júnior
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Agosto/2013
Resumo: A geração de pneus inservíveis vem crescendo no mundo, necessitando de uma adequada disposição final por representar sérios riscos ao meio ambiente. Neste sentido, o coprocessamento de pneus inservíveis em fornos de clínquer de cimenteiras apresenta-se como uma forma de disposição relevante. Um dos principais impactos ambientais da atualidade está atrelado ao aumento da concentração de gases do efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global. Tendo isto em vista, realizou-se neste projeto de graduação um Inventário de Ciclo de Vida (ICV) das emissões de CO2 do pneu inservível, considerando sua disposição final como combustível para os fornos de cimenteiras. Para proceder com a análise, foi necessário mapear também a cadeia do coque de petróleo, já que este é o combustível atualmente utilizado nos fornos de cimenteiras. Estas cadeias foram baseadas no estudo de caso da unidade de Cantagalo da Lafarge Brasil S.A., localizada no estado do Rio de Janeiro. Os resultados encontrados apontaram para uma vantagem competitiva do pneu inservível se comparado ao coque de petróleo.
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos
Autor: Gabriel Marques da Rocha
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: fevereiro/2014
O modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto ciclovário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca.
Avaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte público do Recreio dos Bandeirantes
Autor: Beatriz Lagnier Gil Ferreira
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Março/2014
Este trabalho, utilizando como ferramenta a pesquisa com o usuário,procura caracterizar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido atualmente no bairro, a fim de determinar medidas que possam melhorá-lo e torná-lo capaz de atrair usuários de automóveis. Adicionalmente, busca-se entender os reais motivos pela preferência pelo automóvel particular, com a intenção de elaborar medidas restritivas ao uso do mesmo.
Veículos elétricos de carga – Uma análise de sua evolução histórica, perfil e possível utilização no Brasil
Autor: Fabiana do Couto Assumpção
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Setembro/2016
Objetiva-se com este estudo analisar a utilização de veículos elétricos de carga no transporte urbano de cargas no Brasil. Para tal, realiza-se uma contextualização do transporte de carga, do funcionamento de veículos elétricos, da origem e evolução ao longo dos anos dos veículos elétricos de carga e o perfil dos modelos atuais. Para o perfil atual, pretende-se identificar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, as características relacionadas à autonomia e consumo e o tipo de veículo apropriado por tipo de operação e em que países esta prática vem sendo explorada.
Boas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJ
Autor: Mariane Gonzalez da Costa
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Setembro/2016
Objetiva-se com este estudo identificar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática boas práticas adotadas em campi universitários que promovam a redução das emissões de CO2. Como objetivo secundário, pretende-se identificar os modos de transportes utilizados para acesso e saída das universidades pesquisadas e analisar quais das boas práticas identificadas e adotadas pelas universidades pesquisadas que poderiam ser implantadas na Cidade Universitária da UFRJ.
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais
Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Setembro/2016
O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016).
Observatório de logística sustentável – Uma ferramenta de apoio às decisões logísticas no Brasil
Autor: Thais Chagas Pestana
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: janeiro/2019
Objetivou-se com esse trabalho estudar a criação de um espaço virtual de trabalho, análise, debates e, principalmente, de armazenagem de dados com o intuito de integrar e consolidar conhecimentos de logística sustentável, compatibilizando o cuidado socioambiental com o aprimoramento da eficiência logística e do transporte de carga no Brasil. Este espaço foi denominado de Observatório de Logística Sustentável. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica/telematizada sistemática, visando relatar e localizar observatórios já existentes, selecionar e avaliar suas contribuições, analisando e sintetizando os dados de forma a incorporá-los e/ou adaptá-los ao cenário brasileiro. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar a contribuição de cada um dos observatórios estudados e, assim, criar sugestões efetivas para as etapas de construção do Observatório Brasileiro de Logística Sustentável.
Soluções para o transporte urbano de cargas na etapa de “last mile” e sua aplicação em países em desenvolvimento
Autor: Camila de Oliveira Souza
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: janeiro/2019
Com o aumento da densidade populacional das cidades, a adequação aos requisitos para proteção do meio ambiente torna-se cada vez mais necessária. No entanto, as operações de frete urbano precisam alcançar toda a malha urbana de maneira eficiente para transportadores e consumidores representando assim, um grande desafio nas áreas metropolitanas. O tráfego de cargas é responsável por boa parte dos custos de congestionamento, e a situação tende a piorar à medida que as entregas urbanas continuam a crescer. Este trabalho pretende identificar e analisar as soluções presentes na literatura para o transporte urbano de carga, considerando apenas a etapa de entrega ao consumidor final (last mile). Através de uma revisão bibliográfica sistemática será feita a seleção de artigos relacionados ao tema a fim de propor possíveis soluções ao transporte urbano de carga em países em desenvolvimento.
Caronaê – Uma alternativa para o gerenciamento da mobilidade
Autor: Manuel de Figueiredo Meyer
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: setembro/2019
O presente trabalho tem como objetivo estudar sistemas de carona existentes no Brasil e no mundo com intuito de categorizar as principais características pertinentes aos sistemas. Para além a categorização faz uma análise com intuito de medir a relevância de cada característica e como ela afeta o funcionamento dos sistemas. Assim os sistemas foram divididos de acordo com suas principais funções e público alvo. Em um segundo momento foi feito um estudo dos dados acumulados, entre 2016 e 2018, pelo banco de dados do projeto Caronaê bem como relacionar o sistema de caronas à estratégias de Gerenciamento da mobilidade. A Análise do banco de dados do projeto Caronaê gerou diversos resultados de uso do sistema como quantidade de usuários, viagens compartilhadas, horários e dias de pico, emissões evitadas etc. O projeto Caronaê é enquadrado como importante ferramenta de Gerenciamento da Mobilidade para o campus da Cidade Universitária, tendo contribuído com mais de 15 mil viagens e evitando 2 mil viagens desnecessárias ao longo do período estudado. Por fim é feita uma extrapolação dos dados buscando medir o possível impacto se o projeto fosse implementado em outras instituições federais de ensino do país.