Análise do inventário de emissões de carbono e possíveis medidas para a sua redução: o caso do Porto do Açu

Autora: Maria Eduarda Duarte Nogueira Moreno

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Aplicação de modelos pneu em pneus Michelin para estimação de desgaste

Autor: Gabriel de Carvalho Ferreira Silva

Orientador: Fernando A. N. Castro Pinto e Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: setembro/2019

O uso de modelos para a predição do desgaste é de suma importância para a indústria de pneus. Estes modelos, teóricos e/ou empíricos, aliados a dados de telemetria de veículos e ao método de Elementos Finitos, auxiliam desenvolvedores na melhoria contínua do pneu em termos de desempenho. Nesse contexto, o estudo de métodos capazes de unir essas ferramentas é desejado a fim de criar formas preditivas do comportamento do pneu durante o uso. Este trabalho tem como objetivo principal estudar o comportamento desses modelos teóricos e aliá-los ao método de Elementos Finitos, em uma colaboração entre o Laboratório de Acústica e Vibrações (LAVI) da COPPE, o Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE e a Michelin. Para isso, o programa MATLAB e o software de Elementos Finitos desenvolvido pela Michelin são utilizados.

Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais

Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016).

Avaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte público do Recreio dos Bandeirantes

Autor: Beatriz Lagnier Gil Ferreira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Março/2014

Este trabalho, utilizando como ferramenta a pesquisa com o usuário,procura caracterizar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido atualmente no bairro, a fim de determinar medidas que possam melhorá-lo e torná-lo capaz de atrair usuários de automóveis. Adicionalmente, busca-se entender os reais motivos pela preferência pelo automóvel particular, com a intenção de elaborar medidas restritivas ao uso do mesmo.

Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos

Autor: Gabriel Marques da Rocha

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: fevereiro/2014

O modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto ciclovário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca.

Boas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJ

Autor: Mariane Gonzalez da Costa

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: Setembro/2016

Objetiva-se com este estudo identificar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática boas práticas adotadas em campi universitários que promovam a redução das emissões de CO2. Como objetivo secundário, pretende-se identificar os modos de transportes utilizados para acesso e saída das universidades pesquisadas e analisar quais das boas práticas identificadas e adotadas pelas universidades pesquisadas que poderiam ser implantadas na Cidade Universitária da UFRJ.

Caronaê – Uma alternativa para o gerenciamento da mobilidade

Autor: Manuel de Figueiredo Meyer

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: setembro/2019

O presente trabalho tem como objetivo estudar sistemas de carona existentes no Brasil e no mundo com intuito de categorizar as principais características pertinentes aos sistemas. Para além a categorização faz uma análise com intuito de medir a relevância de cada característica e como ela afeta o funcionamento dos sistemas. Assim os sistemas foram divididos de acordo com suas principais funções e público alvo. Em um segundo momento foi feito um estudo dos dados acumulados, entre 2016 e 2018, pelo banco de dados do projeto Caronaê bem como relacionar o sistema de caronas à estratégias de Gerenciamento da mobilidade. A Análise do banco de dados do projeto Caronaê gerou diversos resultados de uso do sistema como quantidade de usuários, viagens compartilhadas, horários e dias de pico, emissões evitadas etc. O projeto Caronaê é enquadrado como importante ferramenta de Gerenciamento da Mobilidade para o campus da Cidade Universitária, tendo contribuído com mais de 15 mil viagens e evitando 2 mil viagens desnecessárias ao longo do período estudado. Por fim é feita uma extrapolação dos dados buscando medir o possível impacto se o projeto fosse implementado em outras instituições federais de ensino do país.

Desenvolvimento e análise de um veículo aéreo não tripulado para voos autônomos com carga embarcada

Autor: Pedro Henrique de Castro Albuquerque Machado

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Daniel Neves Schmitz Gonçalves

Engenharia Fotovoltaica – Gestão pública de energia aplicada ao transporte ativo e mobilidade urbana

Autor: Raone da Silva e Silva

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Estudo de viabilidade para a troca de uma frota de veículos urbanos de carga movida a diesel de petróleo por uma frota movida por células a combustível de hidrogênio verde

Autora: Amanda Rangel da Costa Loureiro

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto