Boas práticas relacionadas à atividade de transporte para a cidade universitária da UFRJ
Autor: Mariane Gonzalez da Costa
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Setembro/2016
Objetiva-se com este estudo identificar por meio de uma revisão bibliográfica sistemática boas práticas adotadas em campi universitários que promovam a redução das emissões de CO2. Como objetivo secundário, pretende-se identificar os modos de transportes utilizados para acesso e saída das universidades pesquisadas e analisar quais das boas práticas identificadas e adotadas pelas universidades pesquisadas que poderiam ser implantadas na Cidade Universitária da UFRJ.
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos
Autor: Gabriel Marques da Rocha
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: fevereiro/2014
O modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto ciclovário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca.
Avaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte público do Recreio dos Bandeirantes
Autor: Beatriz Lagnier Gil Ferreira
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Março/2014
Este trabalho, utilizando como ferramenta a pesquisa com o usuário,procura caracterizar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido atualmente no bairro, a fim de determinar medidas que possam melhorá-lo e torná-lo capaz de atrair usuários de automóveis. Adicionalmente, busca-se entender os reais motivos pela preferência pelo automóvel particular, com a intenção de elaborar medidas restritivas ao uso do mesmo.
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais
Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de fomento: Não possui
Conclusão: Setembro/2016
O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016).
Aplicação de modelos pneu em pneus Michelin para estimação de desgaste
Autor: Gabriel de Carvalho Ferreira Silva
Orientador: Fernando A. N. Castro Pinto e Márcio de Almeida D’Agosto
Órgão de Fomento: Não possui
Conclusão: setembro/2019
O uso de modelos para a predição do desgaste é de suma importância para a indústria de pneus. Estes modelos, teóricos e/ou empíricos, aliados a dados de telemetria de veículos e ao método de Elementos Finitos, auxiliam desenvolvedores na melhoria contínua do pneu em termos de desempenho. Nesse contexto, o estudo de métodos capazes de unir essas ferramentas é desejado a fim de criar formas preditivas do comportamento do pneu durante o uso. Este trabalho tem como objetivo principal estudar o comportamento desses modelos teóricos e aliá-los ao método de Elementos Finitos, em uma colaboração entre o Laboratório de Acústica e Vibrações (LAVI) da COPPE, o Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE e a Michelin. Para isso, o programa MATLAB e o software de Elementos Finitos desenvolvido pela Michelin são utilizados.
Análise do inventário de emissões de carbono e possíveis medidas para a sua redução: o caso do Porto do Açu
Autora: Maria Eduarda Duarte Nogueira Moreno
Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto