Concluído Gestão sustentável do transporte de carga no apoio à prática da logística verde em mega-cidades. O estudo de caso do Rio de Janeiro

Órgão de Fomento: CNPq

O objetivo deste projeto é realizar coleta de dados em pelo menos cinco das mais representativas atividades relacionadas a logística urbana no Rio de Janeiro para serem analisados e visualizados no MIT Megacity Logistic Lab. Essas atividades devem incluir distribuição de alimentos, bebidas e combustíveis e a coleta de resíduos. Uma equipe da UFRJ e do MIT irá coletar dados de campo e de empresas, incluindo aqueles relacionados aos aspectos ambientais. Após a coleta dos dados, a equipe da UFRJ e do MIT analisará os dados de forma a compartilhar experiências, discutir abordagens inovadoras e aproveitar a oportunidade para estimular áreas específicas de pesquisa que permitirão enfrentar os desafios da prática da logística em mega-cidade. A partir deste ponto, uma metodologia específica para considerar os aspectos ambientais na logística urbana das mega-cidade será proposta pela equipe de pesquisa da UFRJ.

Concluído Green Fleet Pilot Project for Heavy Vehicles (COMLURB)

Cliente: C40 Cities – Clinton Climate Initiative

This Project proposes the implementation of a Green Fleet Pilot Project in the Municipal Waste Management Company of the City of Rio de Janeiro (COMLURB). Its main goal is to evaluate the potential to reduce greenhouse gas (GHG) emissions of the refuse truck’s fleet and verify the impacts in the business operation (financial and social) through the implementation of the specific measures: Eco-driving training, including analysis of weight carried by each truck; optimization of tires use and opacity test measurement.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Desenvolvimento de Modelo de Suporte ao Projeto e Análise de Desempenho das Operações de Transbordo do HUB de Tripulações de Operações do Pré-Sal na Bacia de Santos

Cliente: OAS Óleo & Gás Ltda.

Este projeto tem como objetivo a realização de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de um modelo de simulação para suportar as análises de operações do Hub avançado de tripulações para operações do Pré-Sal (denominado como HubPax) para a OAS Óleo & Gás Ltda. Assim, os principais objetivos do trabalho serão desenvolver um estudo sobre as operações de transbordo do HubPax e a partir desse desenvolver um modelo de simulação para suportar as análises de confiabilidade do sistema em estudo, derivadas das análises de condições operacionais específicas, tanto de embarcações como de transporte aéreo às plataformas avançadas de produção, e também projetar alterações sugeridas que visem à adequação das operações a estas decisões.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Otimização da operação de abastecimento de combustível nas atividades de reflorestamento e colheita

Cliente: Petrobras Distribuidora - BR

Este projeto trata da realização de estudo para análise do processo de abastecimento de combustível de equipamentos envolvidos na atividade de reflorestamento por indústria de produção de celulose e na colheita de cana-de-açúcar com a finalidade de especificar um procedimento de otimização da operação de abastecimento (tempo ou distância percorrida) e redução dos custos operacionais.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Inventário de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro

Cliente: Secretaria de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro

Este projeto teve como objetivo elaborar o inventário de consumo de energia, emissão de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos locais para o período de 1970 a 2010 e projeções considerando o cenário referencial (business as usual - BAU) para o ano de 2030.

Concluído Cenário Energético no Setor de Transporte no Brasil

Cliente: Greenpeace

Este projeto teve como objetivo elaborar o inventário de consumo de energia e emissão de CO2 para o ano de 2010 e projeções considerando o cenário referencial (business as usual - BAU) e o cenário de revolução energética (energy revolution – ER) em intervalos decenais de 2020 a 2050.

Relatório Final: ainda não disponível

Concluído Alternativas tecnológicas para ônibus no Rio de Janeiro

Cliente: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR),

Este projeto foi desenvolvido com a finalidade de assessorar a FETRANSPOR no estabelecimento de alternativas tecnológicas que possam ser utilizadas na propulsão de ônibus no Rio de Janeiro nos anos de 2014, quando se realizará a Copa do Mundo de Futebol e 2016, quando se realizarão as Olimpíadas.

Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro

Cliente: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR),

Este projeto tem a finalidade de subsidiar a escolha e o uso de fontes alternativas de energia para o transporte rodoviário coletivo de passageiros no Brasil, em particular, no que se refere ao uso de biocombustíveis, esse projeto, realizado em conjunto com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR), Viação Nossa Senhora das Graças (antiga Viação Saens Peña S.A.), Mercedes-Benz do Brasil Ltda, Petrobras Distribuidora S.A., Amyris Brasil Ltda e Michelin do Brasil, analisa o desempenho comparativo, ao longo de 12 meses (fevereiro/2012 a janeiro/2013), entre uma frota de 20 ônibus urbanos, utilizando uma mistura AMD30, composta de 70% de B5 (diesel B_S50 – 50 ppm de enxofre e 5% de biodiesel conforme Resolução ANP65/2011 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e normativa CNPE06/2009 do Ministério de Minas e Energia) e 30% de diesel de cana (AMD100) produzido pela empresa Amyris Brasil Ltda e uma frota similar de ônibus urbanos utilizando mistura de 95% de óleo diesel de petróleo e 5% de biodiesel (B5).