Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota do BRT Transcarioca no Município do Rio de Janeiro PROJETO BRT + VERDE

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro.

Monitoramento, com duração de 4 meses em uma frota de 6 ônibus urbanos articulados movidos com 100%de diesel de cana-de-açúcar operando no BRT TransCarioca.

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR

Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota do BRT Transcarioca no município do Rio de Janeiro projeto BRT + Verde

Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro.

Monitoramento, com duração de 12 meses em uma frota de 20 ônibus urbanos articulados movidos com 30%de diesel de cana-de-açúcar operando no em duas linhas de serviço (Saens Pena - Jardim Botânico e Central - Praça General Osório).

Parceria entre COPPE/UFRJ, LTC, PET, Fundação COPPETEC e FETRANSPOR

Concluído Monitoramento dos testes de uso de diesel de cana em frota de ônibus urbano no Município do Rio de Janeiro

Cliente: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR),

Este projeto tem a finalidade de subsidiar a escolha e o uso de fontes alternativas de energia para o transporte rodoviário coletivo de passageiros no Brasil, em particular, no que se refere ao uso de biocombustíveis, esse projeto, realizado em conjunto com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR), Viação Nossa Senhora das Graças (antiga Viação Saens Peña S.A.), Mercedes-Benz do Brasil Ltda, Petrobras Distribuidora S.A., Amyris Brasil Ltda e Michelin do Brasil, analisa o desempenho comparativo, ao longo de 12 meses (fevereiro/2012 a janeiro/2013), entre uma frota de 20 ônibus urbanos, utilizando uma mistura AMD30, composta de 70% de B5 (diesel B_S50 – 50 ppm de enxofre e 5% de biodiesel conforme Resolução ANP65/2011 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e normativa CNPE06/2009 do Ministério de Minas e Energia) e 30% de diesel de cana (AMD100) produzido pela empresa Amyris Brasil Ltda e uma frota similar de ônibus urbanos utilizando mistura de 95% de óleo diesel de petróleo e 5% de biodiesel (B5).

Concluído Modelo Gerencial Aplicado a Cooperativas Populares Atuantes na Coleta de Resíduos. Uma Potencial Aplicação ao Estado do Rio de Janeiro

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve por objetivo desenvolver material técnico/administrativo que possa ser aplicado à cooperativas de reciclagem do Estado do Rio de Janeiro. Para que o objetivo deste projeto fosse atingido, as seguintes etapas foram seguidas: (1) realização de revisão bibliográfica e documental sobre as práticas de gestão de resíduos no mundo e no Brasil, (2) desenvolvimento de um modelo conceitual de coleta diferenciada de resíduos sólidos, (3) elaboração de material técnico/administrativo para as cooperativas de reciclagem (manual gerencial e mini-curso), (4) aplicação do material técnico/administrativo elaborado às cooperativas de reciclagem e (5) divulgação do tema na forma de palestras e dos resultados do projeto na internet.

Concluído Laboratório de Simulação - LABSIM

Órgão de Fomento: CNPq

Este projeto teve como objetivo principal a aquisição, pelo grupo de pesquisadores envolvidos no trabalho, de habilidades para o desenvolvimento da ferramenta jogo de empresa aplicada ao ensino de transporte de carga e logística. Neste sentido, destaca-se, em alinhamento com o objetivo principal do projeto, a criação, no Laboratório de Transporte de Carga (LTC) do PET/COPPE/UFRJ, de um núcleo de pesquisa sobre jogos de empresa aplicados ao ensino em transportes e o desenvolvimento de 4 (quatro) softwares educacionais na forma de jogos de empresa com a finalidade de ensinar planejamento e gestão de transporte de carga e logística. Estes jogos, que seguem modelos lógicos e matemáticos coerentes com as situações encontradas na realidade dos diferentes setores do transporte de carga e da logística, são aplicados aos modos rodoviário (jogo do TRC), aéreo (JoTA), marítimo/portuário (jogo do TECON) e de logística (TRANSCARG).

Concluído Laboratório de matemática em transportes (LABMATRANS). O uso de softwares educacionais

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de 3 (três) softwares educacionais para uso como ferramenta para aprimorar e dinamizar o ensino de matemática em escolas públicas de nível médio sediadas no estado do Rio de Janeiro, em especial na rede de Escolas Técnicas Estaduais (ETE/FAETEC).

Concluído Inventário de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro

Cliente: Secretaria de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro

Este projeto teve como objetivo elaborar o inventário de consumo de energia, emissão de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos locais para o período de 1970 a 2010 e projeções considerando o cenário referencial (business as usual - BAU) para o ano de 2030.

Concluído Inventário de Ciclo de Vida (ICV) como Ferramenta Estratégica para a Logística de Suprimento de Energia para o Transporte

Órgão de Fomento: FAPERJ

Este projeto teve como objetivo principal desenvolver um procedimento para aplicação do Inventário de Ciclo de Vida (ICV) como ferramenta de apoio ao planejamento estratégico das cadeias de suprimento de fontes de energia para o transporte no Estado do Rio de Janeiro.

Concluído INEA – Análise crítica quanto à aplicabilidade da Instrução Normativa IBAMA NOP-INEA 11, NOP-INEA 12 e NOP-INEA 13

O projeto considera a realização de análise crítica qualitativa quanto a aplicabilidade do conteúdo da Instrução Normativa IBAMA no 6 para a efetiva avaliação das emissões atmosféricas durante o processo de inspeção veicular obrigatória e voluntária.

Esta análise será realizada sobre o conteúdo da Instrução Normativa IBAMA no 6 e no que couber, em comparação com a sobre os conteúdos das Resoluções CONEMA n° 63 (NOP-INEA-11), 64 (NOP-INEA-12) e 65(NOP-INEA-13), que são as normas operacionais de inspeção veicular que serão aplicadas no Estado do Rio de Janeiro em 2015 e que revisam os procedimentos para medição do nível de opacidade de veículos do ciclo diesel em uso.

Relatório final: ainda não disponível.

Concluído ICAT Brazil Project - Setor de Transportes

O projeto teve como objetivo estabelecer e aplicar metodologia de cálculo do efeito de políticas e medidas de mitigação setoriais, em termos de redução/remoção de emissões de GEE, para permitir o acompanhamento do progresso de sua implantação e do cumprimento das metas estabelecidas na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) que o Brasil apresentou como sua contribuição ao Acordo de Paris: redução das emissões nacionais de 38% em 2025 e de 43% em 2030, em relação ao nível de emissões de 2005 o que equivale ao limite de emissões líquidas de 1.3 Gt, em 2025 e 1.2, em 2030, ao largo da economia. Estabelecer e aplicar metodologia de avaliação dos impactos dessas políticas e medidas de mitigação, em termos de custos, e propor indicadores de progresso de sua execução.