TCC Aplicação de modelos pneu em pneus Michelin para estimação de desgaste

Autor: Gabriel de Carvalho Ferreira Silva

Orientador: Fernando A. N. Castro Pinto e Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: setembro/2019

O uso de modelos para a predição do desgaste é de suma importância para a indústria de pneus. Estes modelos, teóricos e/ou empíricos, aliados a dados de telemetria de veículos e ao método de Elementos Finitos, auxiliam desenvolvedores na melhoria contínua do pneu em termos de desempenho. Nesse contexto, o estudo de métodos capazes de unir essas ferramentas é desejado a fim de criar formas preditivas do comportamento do pneu durante o uso. Este trabalho tem como objetivo principal estudar o comportamento desses modelos teóricos e aliá-los ao método de Elementos Finitos, em uma colaboração entre o Laboratório de Acústica e Vibrações (LAVI) da COPPE, o Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE e a Michelin. Para isso, o programa MATLAB e o software de Elementos Finitos desenvolvido pela Michelin são utilizados.

TCC Caronaê – Uma alternativa para o gerenciamento da mobilidade

Autor: Manuel de Figueiredo Meyer

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto e Ronaldo Balassiano

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: setembro/2019

O presente trabalho tem como objetivo estudar sistemas de carona existentes no Brasil e no mundo com intuito de categorizar as principais características pertinentes aos sistemas. Para além a categorização faz uma análise com intuito de medir a relevância de cada característica e como ela afeta o funcionamento dos sistemas. Assim os sistemas foram divididos de acordo com suas principais funções e público alvo. Em um segundo momento foi feito um estudo dos dados acumulados, entre 2016 e 2018, pelo banco de dados do projeto Caronaê bem como relacionar o sistema de caronas à estratégias de Gerenciamento da mobilidade. A Análise do banco de dados do projeto Caronaê gerou diversos resultados de uso do sistema como quantidade de usuários, viagens compartilhadas, horários e dias de pico, emissões evitadas etc. O projeto Caronaê é enquadrado como importante ferramenta de Gerenciamento da Mobilidade para o campus da Cidade Universitária, tendo contribuído com mais de 15 mil viagens e evitando 2 mil viagens desnecessárias ao longo do período estudado. Por fim é feita uma extrapolação dos dados buscando medir o possível impacto se o projeto fosse implementado em outras instituições federais de ensino do país.

Dissertação Análise da intensidade de carbono no transporte rodoviário no Brasil

Autor: Mariane Gonzalez da Costa

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: setembro/2019

A adoção de medidas de mitigação é necessária para o alcance das metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) estabelecidas pelo Brasil no acordo de Paris. A partir da aplicação do método desenvolvido neste estudo para o contexto nacional, objetiva-se analisar o histórico da Intensidade de Carbono (IC) e Intensidade Energética (IE) do setor de transporte, entre 1990 e 2018, indicando quais medidas identificadas possuem impacto positivo na IC e IE devem permanecer e/ou serem aperfeiçoadas para o alcance dessas metas. As principais medidas identificadas foram o aumento da Eficiência Energética do sistema e o incentivo ao uso de energia alternativa aos combustíveis fósseis. O impacto da geração de energia e produção de combustíveis é analisada por meio da comparação entre a IC considerando o ciclo de vida e considerando o uso final. Programas como o RenovaBio apresentam a manutenção das medidas historicamente adotadas e o Rota 2030 busca o aumento da Eficiência Energética do transporte rodoviário. No entanto, o Brasil ao incentivar o uso de biocombustíveis, apresentando tendências contrárias à eletrificação da frota que ocorre em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Apesar do Promob-e, programa que busca incentivar a normatização e regulamentação de veículos elétricos, o Brasil se mostra aquém na eletrificação da frota em comparação a outros países. Sendo assim, o levantamento de fatores políticos-histórico permitiu a realização de uma avaliação crítica das medidas adotadas no Brasil, indicando quais delas devem ser mantidas e aquelas que devem ser aperfeiçoadas para se ampliar os resultados obtidos.

Dissertação Boas práticas para tornar ambientalmente sustentável a operação de armazéns

Autor: Larissa Emerick Gois

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: abril/2019

O objetivo desta dissertação é definir um conjunto de boas práticas para a operação de armazéns de modo a aprimorar a sua sustentabilidade ambiental. Espera-se também avaliar os impactos gerados a partir da adoção de tais boas práticas. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica descritiva com estudo de caso. As limitações foram encontradas inicialmente na literatura no que tange ao armazém verde, assunto ainda pouco abordado em relação à sua gestão e operação. A originalidade do trabalho relaciona-se com a elaboração de boas práticas para operação e gestão de armazéns cujo foco seja aprimorar os resultados da sustentabilidade ambiental decorrente da movimentação de produtos em estoque, aprimorando o uso de energia e as decorrentes emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos.

Dissertação O gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos

Autor: Isabella Mayara Abreu da Hora

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: abril/2019

Os megaeventos são considerados como uma grandiosa manifestação, capaz de impactar a organização e planejamento da cidade que os hospeda, deixando consigo possíveis legados e aprendizado para realização de novos eventos. Neste contexto, o transporte de cargas desempenha a função importante de garantir o abastecimento destes eventos. O munícipio do Rio de Janeiro recebeu o último megaevento esportivo realizado no Brasil, as Olimpíadas Rio 2016, objeto deste estudo. Entende-se que durante sua realização este evento recebeu o acúmulo de todas as experiências vivenciadas nas duas últimas décadas no Brasil. O objetivo desta dissertação consiste em apresentar um conjunto de boas práticas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos em megaeventos. Para tanto, pesquisas bibliográficas e documentais e a aplicação de entrevistas foram realizadas com o intuito de compreender as principais características destes eventos, pela visão de seus patrocinadores. Isto permitiu uma análise sobre a complexidade da atividade, resultando em ações que podem contribuir na realização de novos eventos. O ineditismo deste trabalho é justificado principalmente pelo fato de apresentar uma visão estratégica sobre o tema, sendo uma contribuição para o preenchimento de lacunas na literatura. Uma das contribuições a se destacar é a caracterização das cargas transportadas e da identificação da cadeia de suprimentos em megaeventos.

Dissertação Avaliação da maturidade ambiental corporativa no Brasil com foco em logística

Autor: Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Conclusão: março/2019

A preocupação em relação às questões ambientais passou por diversas transformações ao longo das décadas até atingir a visão corrente. Atualmente, o novo conceito de desenvolvimento demanda valores de responsabilidade ambiental no setor industrial bem como no setor de transportes. O setor de transportes é tradicionalmente considerado como tendo um menor impacto ambiental do que os setores de produção. No entanto, este setor consome recursos naturais e gera impactos tanto quanto o setor industrial e, portanto, também precisa de esforços em sua gestão ambiental. Assim, faz-se necessário elaborar um modelo que permita as empresas a avaliar de modo objetivo seu grau de maturidade em logística e assim auxiliá-las desenvolver uma visão ambiental mais responsável.

Para elaborar este modelo de avaliação, realizou-se uma revisão bibliográfica para identificar modelos de grau de maturidade ambiental bem como uma pesquisa documental para identificar ações sustentáveis em logística em relatórios de sustentabilidade. Já o questionário foi aplicado para especialistas da área de logística e/ou meio ambiente com a finalidade de identificar quais são as ações estão associadas a cada grau de maturidade. Assim, este modelo visa a melhoria contínua, em que uma empresa pode ser classificada como defensiva e posteriormente como conformista, proativa e então estratégica. Cada grau possui um total de pontuação mínimo requerido para que a empresa seja classificada dentro daquele grau específico, englobando pontos obrigatórios e opcionais. Para validação, o modelo foi aplicado em cinco empresas.

TCC Soluções para o transporte urbano de cargas na etapa de “last mile” e sua aplicação em países em desenvolvimento

Autor: Camila de Oliveira Souza

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: janeiro/2019

Com o aumento da densidade populacional das cidades, a adequação aos requisitos para proteção do meio ambiente torna-se cada vez mais necessária. No entanto, as operações de frete urbano precisam alcançar toda a malha urbana de maneira eficiente para transportadores e consumidores representando assim, um grande desafio nas áreas metropolitanas. O tráfego de cargas é responsável por boa parte dos custos de congestionamento, e a situação tende a piorar à medida que as entregas urbanas continuam a crescer. Este trabalho pretende identificar e analisar as soluções presentes na literatura para o transporte urbano de carga, considerando apenas a etapa de entrega ao consumidor final (last mile). Através de uma revisão bibliográfica sistemática será feita a seleção de artigos relacionados ao tema a fim de propor possíveis soluções ao transporte urbano de carga em países em desenvolvimento.

TCC Observatório de logística sustentável – Uma ferramenta de apoio às decisões logísticas no Brasil

Autor: Thais Chagas Pestana

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não possui

Conclusão: janeiro/2019

Objetivou-se com esse trabalho estudar a criação de um espaço virtual de trabalho, análise, debates e, principalmente, de armazenagem de dados com o intuito de integrar e consolidar conhecimentos de logística sustentável, compatibilizando o cuidado socioambiental com o aprimoramento da eficiência logística e do transporte de carga no Brasil. Este espaço foi denominado de Observatório de Logística Sustentável. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica/telematizada sistemática, visando relatar e localizar observatórios já existentes, selecionar e avaliar suas contribuições, analisando e sintetizando os dados de forma a incorporá-los e/ou adaptá-los ao cenário brasileiro. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar a contribuição de cada um dos observatórios estudados e, assim, criar sugestões efetivas para as etapas de construção do Observatório Brasileiro de Logística Sustentável.

tese Metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga

Autor: Renata Albergaria de Mello Bandeira

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de fomento: Não possui

Conclusão: dezembro/2018

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga (TUC), sob a perspectiva de operadores de transporte. A metodologia visa preencher algumas lacunas identificadas na literatura existente, como: a carência de pesquisas sobre os critérios que os operadores devem avaliar para selecionar a iniciativa TUC mais indicada para aumentar seu nível de sustentabilidade, bem como a ausência de uma proposta de indicadores ou um índice que permitam tal análise. Portanto, identificou-se um conjunto de indicadores de sustentabilidade para transporte, que foram adaptados para avaliar a sustentabilidade de operações de TUC. Tais indicadores são a base para o desenvolvimento do índice de sustentabilidade para o TUC desenvolvido nesta tese. Propõe-se que este índice, que concilia aspectos econômicos, ambientais e sociais para avaliar e selecionar a operação TUC mais sustentável, seja estimado por meio de um modelo hierárquico-fuzzy, de modo a considerar a subjetividade e as incertezas envolvidas neste tipo de avaliação, bem como a adotar pesos diferentes para indicadores distintos. Esse índice limita a quantidade de informações apresentadas, permitindo que empresas e operadores de transporte desenvolvam análises comparativas para avaliar configurações alternativas para suas cadeias de coleta, transferência e distribuição de carga e, em seguida, classificá-las em termos de sustentabilidade. Esta metodologia foi aplicada para avaliar a adoção de triciclos e de veículos comerciais leves elétricos como alternativas para a distribuição postal em last mile, por meio do caso de uma empresa pública no Rio de Janeiro, Brasil. Esta aplicação confirmou a consistência, simplicidade, flexibilidade e aplicabilidade da metodologia proposta.

Dissertação Identificação de obstáculos a um maior crescimento do transporte ferro-rodoviário de cargas unitizadas no Brasil e apresentação de medidas para sua superação

Autor: Adely Maria Branquinho das Dores

Orientador: Márcio de Almeida D’Agosto

Órgão de Fomento: Não Possui

Conclusão: Março/2018

Este trabalho tem como objetivo identificar os óbices a uma maior utilização do transporte multimodal ferro-rodoviário de contêineres no Brasil, alternativamente ao rodoviário, e medidas para a sua superação. Pesquisa a evolução das regulações americana, europeia e brasileira, bem como do desenvolvimento do transporte multimodal ferro-rodo nesses países, de forma a identificar eventuais deficiências no modelo regulatório/institucional brasileiro. Em paralelo, utilizando o Processo AHP (Analytic Hierarchy Process), hierarquiza variáveis diversas na decisão do embarcador e de operadores de transporte quanto à decisão sobre o modo de transporte e define um modelo para comparação de alternativas de transporte de cargas conteinerizadas, com base nos custos das variáveis hierarquizadas. Aplica o modelo desenvolvido em um Estudo de Caso, cujas conclusões são cotejadas com as da avaliação regulatório. Conclui com a identificação de deficiências regulatórias e/ou institucionais, com sugestões de medidas para a sua superação.